Programação
-
O que estamos fazendo e o que somos capazes de fazer quando estamos online?
E o que ensinamos/aprendemos quando "integramos pedagogicamente" as TDIC?
Usar a tecnologia com o aluno delibera estudo, preparação, domínio do instrumento e motivação do professor para ir além da tecnologia como suporte para reprodução de conteúdos. Trata-se, portanto de uma perspectiva ambiciosa porque exige muito do professor uma vez que implica em sair da zona de conforto e enfrentar desafios e mudanças de atitudes e crenças.
-
-
ALBERTO CUPANI
-
-
LEITURA OBRIGATÓRIA A TODOS OS ORIENTANDOS
-
-
MODELOS PROJETOS DE PESQUISA
-
-
(RSL) REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, ESTADO DA QUESTÃO
-
-
MODELOS DE ESTADO DA ARTE, ESTADO DO CONHECIMENTO
-
-
PROF. MIGUEL DIAS - YOU TUBE
-
-
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA TESES (Marcia Hobold)
-
-
GUIA - ACESSO AO PORTAL PERIÓDICOS CAPES:
-
-
MODELO METODOLOGIA - SUMÁRIO - ESTRUTURA DISSERTAÇÃO - PESQUISA-AÇÃO
-
-
MODELOS TCCLE, QUESTIONARIOS, ENTREVISTAS, ROTEIROS
-
-
REVISTAS QUALIS CAPES
-
-
BUSCAS NO PORTAL CAPES
-
-
REFERENCIAL TEÓRICO: Materialismo Histórico Dialético (Para capítulos metodológicos)
-
-
EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS
-
-
ANÁLISE DE DISCURSO E ANÁLISE DE CONTEÚDO
-
-
ÉTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO - ANPED
-
-
SUBMETER ARTIGOS EM REVISTAS
-
-
ORIENTANDOS DE TCC
-
-
MODELOS DE APRESENTAÇÕES UFSC - LOGO UFSC
-
-
COMITÊ DE ÉTICA - PLATAFORMA BRASIL (SUBMISSÃO)
-
-
PRODUTOS EDUCACIONAIS - MODELOS
-
-
SUGESTÕES DE LEITURA:
Artigo: O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres Autoria: José Carlos Libâneo Publicação: Revista Educação e Pesquisa (2012) Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/YkhJTPw5...
Capítulo: Finalidades educativas em disputa, didática e currículo. In: LIBÂNEO, José Carlos; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; LIMONTA ROSA, Sandra Valéria; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. (Orgs.). Em defesa do direito à educação escolar: Didática, currículo e políticas educacionais em debate. Autoria: José Carlos Libâneo Publicação: Gráfica UFG, Goiânia (2019)
Capítulo: Currículo de resultados, atenção à diversidade, ensino para o desenvolvimento humano: contribuição ao debate sobre a escola justa. In: BOTO, Carlota; SANTOS, Vinício de Macedo; OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; SILVA, Vivian Batista (Orgs.). Escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. Autoria: José Carlos Libâneo Publicação: Livraria da Física, São Paulo (2020)
-
-
REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO
-
-
-
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA PARA ORIENTANDOS
-
-
-
[...] o dominado não se liberta se ele não vier a dominar aquilo que os dominantes dominam. Então, dominar o que dominantes dominam é condição de libertação (SAVIANI, 2008).
"O domínio da verdade sobre a pessoa e o domínio de si mesma pela pessoa não será possível enquanto a humanidade não dominar a verdade sobre a sociedade e não dominar a própria sociedade " (VYGOSTSKI, 1991, p. 406 apud DUARTE, 2016, p. 119).
-
-
CURRÍCULO - COM BASE ONTOLÓGICA E MATERIALISTA
-
-
A fala do Prof. Newton Duarte está de 01 a 40 min e depois em 1h:52 min até 2h:04min
-
-
-
-
NOVO ENSINO MÉDIO
-
-
-
-
Butler não escreve sobre currículo, mas a trazemos para as nossas pesquisas, sobretudo para pensar as questão de gênero, representação, etc. Assim, como pensar a sua teoria para o campo do currículo?
-
-
-
-
-
-
PARA ALÉM DO CAPITAL
-