Fórum - Locais Culturais

Fórum - Locais Culturais

 
Fórum - Locais Culturais
Thursday, 22 Jul 2010, 13:39

Indique para os colegas de curso neste fórum um local cultural, turístico ou artístico para ser visitado, com propósitos educativos, na sua região. Explicite os motivos.

Imagem de Marisa Soares Gonçalves Feltrin
Re: Fórum - Locais Culturais
por Marisa Soares Gonçalves Feltrin - Sunday, 8 Aug 2010, 23:09
 

Em nossa cidade - Criciuma - temos alguns lugares bacanas de serem visitdados com alunos como: O Museu Histórico Augusto Casagrande,conta a historia dos primeiros colonizadores do municipio. O Museu da Etinias, mostra fotos e imagens  das cinco etinias que para cá vieram por volta de 1880.   A Mina Modelo foi a primeira mina de exploração de Carvão de Criciúma, que desativada, foi transformada em ponto turístico para quem não conhece uma mina.  O Horto Municipal, fica em um Parque de Perservação Municipal, muito bonito para visitação com alunos de todos os níveis.Temos também  a UNESC - a Universidade que em parceria com as escolas abre as portas para visitação ao Museu de Zoologia, aos Laboratórios, Sala Verde (aulas sobre Meio Ambiente) etc. São locais culturais que os professores podem utilizar para enriquecer suas aulas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

Olá desejo a todos um ótimo curso
Re: Fórum - Locais Culturais
por Marcia Regina de Pinho - Monday, 9 Aug 2010, 20:54
 

Olá Mariza!

Que bom saber que Criciúma tem todo esse potencial para visitação e um vasto campo para pesquisa e aprendizagem, onde os professores tem oportunidade de levar seus alunos a explorar essa riqueza que a cidade oferece, levando-os para fora do espaço escolar e incentivando os alunos a valorizar e conhecer o patrimônio histórico da cidade onde vivem.

Um abraço, tutora Marcia Pinho 

eu
Re: Fórum - Locais Culturais
por Beatriz Helena Nogueira Turco - Monday, 9 Aug 2010, 10:36
 

Bom dia, pessoal.

Em Joinville há muitos locais interessantes para se conhecer e aprender sobre a história e modo de viver da região. Podemos começar pelo Museu da Imigração, que conta como ocorreu a fundação da cidade e como foi a vinda dos imigrantes alemães, holandeses, polonêses e suecos. Temos o museu do Sambaqui que nos mostra a vida dos índios que aqui estiveram bem antes dos imigrantes e a descoberta das Américas.

O Cemitério do Imigrantes que conta um pouco da história deste povo, e que sempre nos presenteia com apresentações culturais.

Na Estrada do Rio Bonito, vocês podem apreciar além das lindas paisagens a culinária local e os meios de sobrevivência dos colonos na agricultura e o modo de vida destes, passear de trator pelas plantações, a criação dos animais, como se faz o melado muito consumido na região.

Temos também o Morro dos Amarais onde há uma vila de pescadores e anualmente acontece um evento de pesca e culinária, mas que infelizmente não conta com uma infraestrutura boa para o turismo.

A região de Joinville não oferece boa estrutura e divulgação de todos os eventos e locais que realmente mostram a cultura dos imigrantes e do povo da terra. A cidade se prente mais ao festival de Dança e ao Turismo de negócios. Tenho esta visão por ser de outro estado e querer conhecer melhor o modo de vida do nativo e do imigrante da região e ver nesta forma de vida uma cultura muito rica e que não é tão valorizada como merece. 

Imagem de Bianca Costa Silva de Souza
Re: Fórum - Locais Culturais
por Bianca Costa Silva de Souza - Monday, 9 Aug 2010, 14:31
 
Olá Beatriz,

que bom saber que Joinville apresenta todo esse potencial turístico. É realmente uma pena que a cidade não divulgue isso.
Nós, enquanto educadores, temos que ter esse olhar atento para identificarmos os locais potenciais para promover o ensino/aprendizagem dos nossos estudantes.
Você também traz algo interessante para a discussão, que é o desconhecimento da cidade por parte dos nativos. É muito frequente encontrarmos pessoas que não conhecem a sua cidade natal.

Um forte abraço
Tutora Bianca
Monier Passos
Re: Fórum - Locais Culturais
por Monier Julio dos Passos - Monday, 9 Aug 2010, 15:34
 

Destaco como uns dos mais espaços significativos do municipio de Tubarão o Centro Municipal de Cultura Localizado na Praça Walter Zumblick, centro da cidade.

O Centro Municipal de Cultura (CMC) abriga o Museu Willy Zumblick, fotos históricas de Tubarão e vários materiais de importância pública, além de sediar a Biblioteca Pública Olavo Bilac.

No Centro Municipal ainda apresenta uma Galeria de Exposições Temporárias, Sala de trabalhos Educativos, Ateliê de Pintura, Sala de vídeo e Projeções e Biblioteca Pública Municipal.

Olá desejo a todos um ótimo curso
Re: Fórum - Locais Culturais
por Marcia Regina de Pinho - Monday, 9 Aug 2010, 21:44
 

Olá Monier,

O Centro Municipal  de Cultura, é um espaço muito bom para levar os alunos para conhecer, realizar pesquisas, projetos e incentivar o uso deste espaço que a cidade oferece. Este espaço possibilita a preservação e a socialização da memória das comunidades. São estes espaços que inscrevem as ações da escola no contexto da cultura. E como produto cultural, o trabalho passa a ter uma existência social que transcende aos muros da escola. 

Um abraço, tutora Marcia Pinho 

Imagem de Hadriana Nunes da Silva
Re: Fórum - Locais Culturais
por Hadriana Nunes da Silva - Tuesday, 10 Aug 2010, 05:30
 

Entre os locais culturais de Criciúma destacam-se:

· Festa das Etnias: festa dedicada a divulgaçãoe preservação da cultura dos imigrantes;

· Festival Internacional de Corais: reunindo vários corais, corais estes que fazem apresentação no Teatro e levam seu canto aos terminais de ônibus e também as escolas;

· Estádio Heriberto Hulse: casa oficial do Criciúma Esporte Clube, “ Tigre” como é chamado, afinal é o time da cidade;

· Museu de Colonização Augusto Casagrande: onde temos objetos, móveis, ferramentas e fotos dos colonizadores de Criciúma;

· Mina Modelo Caetano Sonego: mina de carvão aberta a visitação;

· Praça da Chaminé: local onde foi construído um locomóvel com energia termoelétrica. A chaminé é o marco desta história;

· Praça Nereu Ramos: onde encontramos ao Estátua do Mineiro(homenagem), Busto de Marcos Rovaris( primeiro prefeito de Criciúma);

· Fundação Cultural de Cricúma: com a finalidade de icentivar e desenvolver a cultura e a arte local;

· Parque Centenário: uma homenagem ao centenário de Criciúma;

· Teatro Elias Angeloni, entre outros.

Imagem de Gislaine Machado da Silveira
Re: Fórum - Locais Culturais
por Gislaine Machado da Silveira - Wednesday, 11 Aug 2010, 11:50
 

    Como as colegas de Criciúma citaram anteriormente, temos vários locais e pontos turísticos que devem ser visitados por nossos alunos para fins educativos, como: Museu Augusto Casagrande, Mina Modelo, Teatro Elias Angeloni, Casa do Ferroviário, Praça da Chaminé, entre outros, que oferecem aos visitantes vários materiais para fontes de pesquisa, como fotografias, objetos, documentos e utensílios utilizados no cotidiano ao longo da história da cidade. O trabalho com pesquisas e fontes históricas permite que o estudante compreenda as diferentes formas de organização do cotidiano das pessoas de outras épocas do lugar em que ele vive,além de comparar com a estrutura atual da sociedade.

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Thursday, 12 Aug 2010, 00:12
 

Moro em Gravatal, vou citar algumas atrações a serem visitadas em nossa cidade. O Parque Aquatico Aquativo e todo o complexo de hotéis com piscinas de aguas termais. Temos o Mirante em São Miguel, a Gruta N. S. Saúde, Moro de Fátima o ponto mais alto da cidade de onde é possivel avistar toda a região. Há ainda uma bela paisagem natural, rios, cachoeiras, construções típicas da cultura açoriana. Temos ainda uma variedade de artesanato local, destacandando-se as mantas confeccionadas com retalhos. Temos mais de 200 lojas, muitas com confecção local.

Se considerarmos a região, temos bem proximo em Gra-Pará a Serra do Corvo Branco, o Museu ao Ar Livre em Orleans (referencia a colonização do município) Em Santa Rosa de Lima há Acolhida na Colonia (as casas dos agricultores familiares estão preparadas e servem como pousadas para receber turistas. Também há um Balneário de agua termal.

Enfim, essa região das encostas da Serra Geral apresenta belas paisagens e um povo hospitaleiro, que gosta receber bem.

Luzia Biancato Alberton - Polo Tubarão.

     

Imagem de Joana Valeria Espindola Custodia
Re: Fórum - Locais Culturais
por Joana Valeria Espindola Custodia - Thursday, 12 Aug 2010, 21:46
 

· Festa das Etnias: festa dedicada a divulgaçãoe preservação da cultura dos imigrantes;

Museu Augusto Casa Grande que conta a historia dos primeiros imigrantes da cidade de Criciuma entre outros.

Flavia
Re: Fórum - Locais Culturais
por Flavia Gomes da Silva Riger - Sunday, 15 Aug 2010, 23:12
 

Olá Joana!

Com toda certeza tanto a Festa das Etnias quanto o Museu Augusto Casa Grande são excelentes espaços para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Que tipo de trabalhos você acha que podem ser desenvolvidos junto aos alunos após uma visita ao Museu Augusto Casa Grande?

Abraço,

Flavia - Tutora.

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Friday, 13 Aug 2010, 10:39
 
Em Florianópolishá alguns locais históricos, mas gosto muito do Palácio Cruz e Souza, um museu no centro da cidade, na frente da Figueira, que serviu de casa do Governador. Há móveis da época, o piso também e da época e não se pode entrar de sapato, recebemos uma pantufa para andar pelas salas.
O prédio todo é lindo e recupera a decoração e arquitetura de uma época.
Daria uma excelente aula de história.
Imagem de Bianca Costa Silva de Souza
Re: Fórum - Locais Culturais
por Bianca Costa Silva de Souza - Friday, 13 Aug 2010, 13:52
 
Olá Chris,

você tem toda razão. Também conheço o Palácio e acho um local muito interessante para trabalhar conteúdos de história. Além disso acredito que podemos trabalhar uma redação sobre a visita e aproveitar para discutir assuntos da geografia do local etc.
Além do Palácio indicaria locais como o Museu das Armas, o Museu do Lixo e a praia do Santinho (com pinturas rupestres). São ótimos locais para visitação de escolas em Florianópolis.

Um forte abraço
Tutora Bianca
Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Monday, 23 Aug 2010, 21:23
 

Olá Chris

Eu ainda indicaria em Fpolis a Ilha de Anhatomirim, o Forte, os passeios de Barco, as prais. Em Fpolis são tantos lugares lindos. Morei algum tempo lá e tive a oportunidade de conhecer alguns lugares maravilhosos.

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Friday, 13 Aug 2010, 10:43
 
Em Itapema, sugiro conhecer a comunidade do Sertão do Trombudo, visitar a cachoeira e o projeto da orta municipal no bairro. No passeio pode ser explorada a história do município, os cuidados ambientais e alimentares e as histórias dos nascidos na região. 
Flavia
Re: Fórum - Locais Culturais
por Flavia Gomes da Silva Riger - Sunday, 15 Aug 2010, 23:15
 

Olá Joarita!

Muito interessantes os lugares que tu sugeriste. Acredito que todos os espaços destacados por ti são excelentes possibilitadores de estudos do meio.

Abraço,

Flavia - Tutora.

Imagem de Paloma de Camillis Ernest
Re: Fórum - Locais Culturais
por Paloma de Camillis Ernest - Friday, 13 Aug 2010, 13:34
 
Sugiro aos colegas em Florianópolis uma saída de estudos com os alunos na Escola do Mar da rede municipal, excelentes profissionais e saídas com barco pelas ilhas da região em foco pedagógico. Maiores informações: http://mardefloripa.wikidot.com/
Imagem de Maristela dos Santos Simão
Re: Fórum - Locais Culturais
por Maristela dos Santos Simão - Friday, 20 Aug 2010, 10:01
 
Certamente, Paloma, a Grande Florianópolis oferece um leque grande de atividades culturais que podem auxiliar os nossos educadores no processo de ensino e aprendizagem, apresentando aos nossos alunos diversos pontos, sejam eles turísticos ou não, do lugar onde vivem, vindo de encontro aos objetivos da educação integral e integrada.
Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Friday, 13 Aug 2010, 17:00
 

Destaco como espaço educativo “O Espaço Integrado de Artes da Unisul, a famosa Bolha.

Nesse espaço são realizadas várias apresentações como: teatro, Unidança, palestras, apresentações artísticas, ou seja, eventos onde a população pode participar e aprimorar seu conhecimento em várias áreas.

O Espaço Integrado de Artes destina-se à produção e à promoção artística e cultural, à prestação de serviços e à cooperação técnica, ao desenvolvimento de projetos e à consultoria específica em áreas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.

Este espaço ainda proporciona a visita ao Museu Walter Zumblick organizado pelo curso de História da Unisul. Acervos taxidérmicos, líticos, entre outros, podem vir de encontro com a proposta de várias diciplinas.

Imagem de Maristela dos Santos Simão
Re: Fórum - Locais Culturais
por Maristela dos Santos Simão - Friday, 20 Aug 2010, 10:07
 
Raquel, esses espaços são muito importantes, embora saibamos que sejam poucos. A oportunidade de nossos alunos terem contato com diferentes espaços de produção de cultura deve ser um de nossos objetivos, o que só destaca a necessidade dos educadores tentar integrá-los a sua prática educacional.
Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Friday, 13 Aug 2010, 17:26
 
Existem muitas cidades próximas a minha cidade que realmente possuem espaços culturais magníficos, mas a minha indicação vai para a cidade de Laguna, pois esta é riquíssima tanto nos aspectos culturais como turístico. Nessa pequena cidade encontramos museus que contam a história da formação do povo catarinense, que retratam a história da heroína Anita Garibaldi . Também encontraremos belas praias com paisagens exuberantes, fora a riqueza das histórias dos pescadores que ali vivem. Eu recomendo.
Um abraço. Cida Alano.
Eu
Re: Fórum - Locais Culturais
por Natália de Souza Sinatra - Sunday, 15 Aug 2010, 07:24
 

EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ SC....

Centro de Cultura

 

Quem aproveita as férias para se enriquecer culturalmente, não pode deixar de conhecer o Centro Cultural da cidade. Inaugurado em dezembro de 1996, o centro oferece muitas informações sobre as artes e a história do município. No lugar ficam a biblioteca municipal e o arquivo histórico, com um acervo de fotografias e jornais antigos. Fica na Terceira Avenida, esquina com a Rua 2500.

Parque Unipraias

 

Inaugurado em agosto de 1999, o complexo de turismo do Unipraias possui 85 mil metros quadrados e é um dos maiores investimentos turísticos de todo o Brasil. O empreendimento une, através de 47 bondinhos, três dos mais belos pontos naturais de Balneário Camboriú: Barra Sul, Morro da Aguada e Praia de Laranjeiras. Na estação "Barra Sul", onde é o ponto de partida, há um centro de lazer e compras de 8 mil m² com praça de alimentação, lanchonetes, local para eventos, lojas comerciais, etc. Durante o percurso que passa pela segunda estação, a "Mata Atlântica", há um parque ambiental com 60 mil m² no alto do Morro da Aguada que oferece belas trilhas e passeios ecológicos. O Parque de Aventuras possui dois circuitos de arvorismo acrobático com 120 metros de percurso e 12 atividades em trilhas suspensas cada.

Entre as opções de lazer do local cinco paradas são obrigatórias: nos mirantes Camboriú, Oceano e Laranjeiras, todos com vista cinematográfica; no anfiteatro, que durante o verão abriga exposições de artistas catarinenses; e no oratório natural, onde está localizada a estátua de Santo Antônio da Aguada. O destino final é a estação de "Laranjeiras", uma das mais belas vistas do litoral catarinense.

Parque Ecológico Rio Camboriú

 

A riqueza da biodiversidade está exposta neste Parque, localizado no bairro dos Municípios. Suas principais atrações são as trilhas ecológicas da Figueira, do Caranguejo, da Gamboa, do Graxaim, entre outras ramificações.

Parque Cyro Gevaerd

 

O parque reúne várias atrações, dentre as quais um zoológico que reproduz com fidelidade aspectos da Mata Atlântica que abriga tucanos, jaguatiricas, jacarés, pássaros e onças.
Há também o Aquário Marinho (galeria com grande diversidade de peixes e crustáceos), Tartarugário, Horto Botânico (formando um dos mais ricos acervos da flora catarinense) e Museus Oceanográfico e de Aves,Mamíferos e Répteis. Além disso, a cultura e a civilização também estão presentes nas vilas com casas típicas nos estilos alemão, italiano e açoriano.

Cristo Luz

 

Localizado no alto do Morro da Cruz, o Cristo Luz é uma estátua com 33 metros de altura (cinco a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro), que simboliza os 33 anos de vida de Jesus Cristo e os 33 anos de emancipação política de Balneário Camboriú. Na mão esquerda, ele segura um disco irradiando a cidade com dezenas de feixes luminosos que se movimentam num ângulo de 180 graus. O disco simboliza o sol e os raios representam as sementes que são lançadas pelo Salvador.

Do monumento Cristo Luz é possível ter uma vista panorâmica de todo o centro da cidade. As luzes que iluminam o Cristo ficam acesas durante a noite, impressionando os visitantes. Há ainda lanchonetes, restaurantes, lojas de souvenirs e um mirante. No alto do Morro da Cruz encontra-se o Complexo Turístico Carlos Rosa, um parque perfeito para se passar um dia diferente. Com cabanas individuais com churrasqueira, campo de futebol, piscinas para adultos e crianças, tobogã, parquinho, salão de festas e bares.

Ponte Pênsil

 

Situada no Bairro da Vila Real, onde fica a Via Gastronômica, a Ponte Pênsil é uma miniatura transitável da Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis.

ENTRE OUTROS POIS AINDA TEMOS MUSEUS, IGREJAS, ENFIM MUITOS LUGARES INTERESSANTES E  BONITOS PARA SE CONHECER E CLARO A PRIAIA.

Profª Anelise Gamba
Re: Fórum - Locais Culturais
por Anelise Beatriz Gamba - Wednesday, 18 Aug 2010, 17:24
 
Como tbém sou moradora de BC, posso ate dizer q quase sou daqui...rs,pois nasci em cidade vizinha,cresci aqui tbém, tive aqui meus filhos e trabalho há 13 anos na rede municipal, gostaria de complementar sobre um dos locais q a Natália deixou, sobre o Parque Unipraias.
PARQUE ESCOLA :Considero mto o trabalho q é feito de Educação Ambiental no Parque; já tive uma experiência acompanhando alunos na palestra q é apresentada na Estação Mata Atlântica,depois a guia acompanha a caminhada pelas trilhas, continuando a sua explanação sobre as espécies ali presentes, é tudo mto bem identificado com placas,seu nome científico, e ainda cada aluno leva uma cartilha do Parque e recebe um lanche no final. Enfim, uma experiência que vale a pena conferir!
OgAAANwDMWWcOe_el7QQnneTJjsenITTMw37DdiD2ZA6RhTXTI0V8PxcjpHWRUBnsC0V4BguYWgu-HVmLil4B-EChZ0Am1T1UILjcKV02ia6agxQ2UVSC5zqGD68.jpg
OgAAAGpk5xc72we8OAB7ySI9eF-EmCCNG0kn5FABgM_En8aD5NQOhoVYTmjW85DpfKX1rMRHHorvyOQth-Mtk2PMCdYAm1T1UIciook4VoCWWkrLWd1mtTAE0g1v.jpg

O acesso à Estação Mata Atlântica é com os bondinhos, proporcionando uma vista privilegiada da nossa orla e da praia de Laranjeiras.
OgAAAA21-IKEE_VLUlwXjSh_Jgw6lBlSnSm7s1dPcb69swkEIJVoIY7iklvaZTLVobfcWjaoNNdBoXjP61HSEeH4a0QAm1T1UJQF-e_aSIdYO2OIH6sC7to9qyLr.jpg
Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Wednesday, 25 Aug 2010, 20:40
 

Olá Anelise!

Realmente, tens razão ao afirmar que é um belíssimo lugar para visitação e, principalmente, de aprendizagem. Excelente a tua ideia de inserir as fotos. Parabéns!

Abraço,

Adriana 

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Wednesday, 18 Aug 2010, 22:56
 

É isso mesmo Natália, tbém moro nessa belíssima cidade, que tem para aprender. Acrescento também o Pontal Norte, e o mole na Barra Sul.

Abraços

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Wednesday, 18 Aug 2010, 12:15
 

Olá Maria Aparecida!

Laguna é uma excelente indicação, principalmente por causa do museu que você mencionou.  Mas não deixe de mencionar a pérola da sua cidade: Capivari de baixo,  O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, além de referência econômica, é um interessante atrativo para os visitantes.

Abraços

Márcia

eu e a natureza
Re: Fórum - Locais Culturais
por Cátia Cinéia Laureano - Sunday, 15 Aug 2010, 18:51
 

teatro alvaro de carvalho- centro de Florianópolis

abaixo seguem seu histórico:

0 teatro de nossa cidade é secular e poucos o conhecem", assim escreveu o poeta. De fato, a história, do hoje Teatro Álvaro de Carvalho, daria um intrincado enredo com centenas de personagens e cenas de intenso conteúdo dramático, que se confundem com a história de Florianópolis.  
  Tudo começou por volta de 1854, quando um movimento de pessoas ligadas à cultura tomou consciência de que Desterro, a Capital da Província, merecia um  teatro amplo e moderno. Este pequeno prólogo serviu para o desdobramento de muitos atos onde contracenaram políticos, acionistas, jornalistas, povo e até o presidente da província. Finalmente, em 29 de julho de 1857 foi lançada a pedra fundamental do novo teatro.

Começavam as tramas. Só em 5 de junho de 1871 é que o Teatro Santa Isabel, homenageando a Princesa Isabel, foi utilizado, mesmo sem estar concluído. E a inauguração oficial deu-se em 7 de setembro de 1875, com a presença calculada de mais de mil pessoas. Um sucesso.
As marchas e contramarchas da política influíram sempre no andamento das obras de conservação e melhorias. E havia muitas reclamações por causa da iluminação, das cadeiras, da fumaça dos cigarros, do calor excessivo na platéia. Tudo era motivo de amplas discussões do povo em geral. Lembrando que o teatro era o local de encontro, diversão e cultura por excelência naqueles tempos.
E por isso, pelo desencontro de opiniões e interesses, o teatro passou por um período de abandono, quando serviu até como prisão. Mesmo assim achou-se tempo para uma resolução que, em 2 de julho de 1894, mudou o nome para Teatro Álvaro de Carvalho, numa justa homenagem ao primeiro dramaturgo catarinense. Pouco antes da mudança, em 17 de maio, Desterro passou a chamar-se Florianópolis.
Enquanto isso, novas batalhas sucederam-se para tirar o teatro do ostracismo e colocá-lo de novo sob as luzes da ribalta. Até o cinema, que então engatinhava, tentou roubar a cena e nele se instalou. Por volta de 1899 é que foram aplicados recursos de grande monta para recuperação do que ainda se podia chamar de teatro. Assim, como Fênix ressurgindo das cinzas, o Teatro Álvaro de Carvalho entrou no século XX.
Em 1955, mais um grande esforço impôs ao teatro uma radical transformação, não sem antes ser aventada a hipótese das cortinas serem fechadas para sempre, e o prédio demolido.
O certo é que pouco restou da antiga estrutura. A reforma acompanhou a evolução da arquitetura e da decoração, procurando-se uma adequação entre a forma e a função. Mas o novo século não foi uma personagem exclusivamente boa e, em alguns momentos de deslize, levou ao palco filmes, bailes, conferências, acrobacias, palestras e toda sorte de deturpações do seu fim específico. Difícil foi aproximar novamente o teatro, a dança e a música, que desempenham os principais papéis nos dias de hoje.
Entre construção e estréia, abandonos e temporadas, emoções e lágrimas, o Teatro Álvaro de Carvalho completou 100 anos. Ocupa hoje lugar de destaque não só como peça arquitetônica mas como legítimo património cultural de todos os catarinenses, merecidamente tombado desde 1988, sob guarda da Fundação Catarinense de Cultura. Um local aberto à visitação e às mais talentosas manifestações das nobres artes.

0 teatro de nossa cidade é secular e poucos o conhecem", assim escreveu o poeta. De fato, a história, do hoje Teatro Álvaro de Carvalho, daria um intrincado enredo com centenas de personagens e cenas de intenso conteúdo dramático, que se confundem com a história de Florianópolis.  
  Tudo começou por volta de 1854, quando um movimento de pessoas ligadas à cultura tomou consciência de que Desterro, a Capital da Província, merecia um  teatro amplo e moderno. Este pequeno prólogo serviu para o desdobramento de muitos atos onde contracenaram políticos, acionistas, jornalistas, povo e até o presidente da província. Finalmente, em 29 de julho de 1857 foi lançada a pedra fundamental do novo teatro.

Começavam as tramas. Só em 5 de junho de 1871 é que o Teatro Santa Isabel, homenageando a Princesa Isabel, foi utilizado, mesmo sem estar concluído. E a inauguração oficial deu-se em 7 de setembro de 1875, com a presença calculada de mais de mil pessoas. Um sucesso.
As marchas e contramarchas da política influíram sempre no andamento das obras de conservação e melhorias. E havia muitas reclamações por causa da iluminação, das cadeiras, da fumaça dos cigarros, do calor excessivo na platéia. Tudo era motivo de amplas discussões do povo em geral. Lembrando que o teatro era o local de encontro, diversão e cultura por excelência naqueles tempos.
E por isso, pelo desencontro de opiniões e interesses, o teatro passou por um período de abandono, quando serviu até como prisão. Mesmo assim achou-se tempo para uma resolução que, em 2 de julho de 1894, mudou o nome para Teatro Álvaro de Carvalho, numa justa homenagem ao primeiro dramaturgo catarinense. Pouco antes da mudança, em 17 de maio, Desterro passou a chamar-se Florianópolis.
Enquanto isso, novas batalhas sucederam-se para tirar o teatro do ostracismo e colocá-lo de novo sob as luzes da ribalta. Até o cinema, que então engatinhava, tentou roubar a cena e nele se instalou. Por volta de 1899 é que foram aplicados recursos de grande monta para recuperação do que ainda se podia chamar de teatro. Assim, como Fênix ressurgindo das cinzas, o Teatro Álvaro de Carvalho entrou no século XX.
Em 1955, mais um grande esforço impôs ao teatro uma radical transformação, não sem antes ser aventada a hipótese das cortinas serem fechadas para sempre, e o prédio demolido.
O certo é que pouco restou da antiga estrutura. A reforma acompanhou a evolução da arquitetura e da decoração, procurando-se uma adequação entre a forma e a função. Mas o novo século não foi uma personagem exclusivamente boa e, em alguns momentos de deslize, levou ao palco filmes, bailes, conferências, acrobacias, palestras e toda sorte de deturpações do seu fim específico. Difícil foi aproximar novamente o teatro, a dança e a música, que desempenham os principais papéis nos dias de hoje.
Entre construção e estréia, abandonos e temporadas, emoções e lágrimas, o Teatro Álvaro de Carvalho completou 100 anos. Ocupa hoje lugar de destaque não só como peça arquitetônica mas como legítimo património cultural de todos os catarinenses, merecidamente tombado desde 1988, sob guarda da Fundação Catarinense de Cultura. Um local aberto à visitação e às mais talentosas manifestações das nobres artes.
Imagem de Bianca Costa Silva de Souza
Re: Fórum - Locais Culturais
por Bianca Costa Silva de Souza - Monday, 16 Aug 2010, 14:04
 
Olá Cátia,

concordo com você, o Teatro Álvaro de Carvalho é muito interessante para visitação.
Só gostaria que você indicasse o motivo pelo qual escolheu esse local.
Vi que você utilizou um texto do site http://www.deolhonailha.com.br/curiosidades/curiosidade.html?id=10, por isso, peço que nunca se esqueça de localizar a fonte dos textos que não são de sua autoria.

Um forte abraço
Tutora Bianca
Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Monday, 16 Aug 2010, 10:48
 

Indico a vocês, conhecerem em minha cidade, Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.
Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. Localizada no norte do Estado de Santa Catarina, a inauguração ocorreu em 15 de março de 2000, com o diretor do Teatro Bolshoi Vladimir Vasiliev, o prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira, além de autoridades, artistas e comunidade. Vladimir Vasiliev e Luiz Henrique da Silveira tornaram-se os patronos fundadores da instituição.
Tudo começou quando em 1995, para que outras nações tivessem oportunidade de conhecer a metodologia aplicada na Rússia, o diretor artístico do Teatro Bolshoi, Alexander Bogatyrev, desenvolveu um projeto que reproduzia as mesmas características da Escola Coreográfica de Moscou.
Em 1996, a Cia. do Teatro Bolshoi realizou uma turnê no Brasil e Joinville foi incluída no programa. O espetáculo ocorreu no 14º Festival de Dança de Joinville. Os russos ficaram impressionados com a receptividade do público e a reverência da cidade diante da arte. Depois disso, o russo Bogatyrev esboça propostas para montar uma unidade da Escola no país, contemplando questões como a aplicação da metodologia, seleção de professores e alunos, estrutura física necessária.
Dois anos depois, o idealizador Bogatyrev faleceu. Mas seu legado era consistente: o esboço do projeto estava concluído e foi apresentado para prefeitos e diretores de instituições de ensino do Brasil. O prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, comprometeu-se no desenvolvimento da proposta. No dia 20 de julho de 1999, na abertura do 17º Festival de Dança de Joinville, Alla Mikhalchenko, primeira bailarina Teatro Bolshoi, assinou o protocolo de intenções com o prefeito.
Entre os fatores decisivos para a escolha de Joinville estava a profunda ligação da cidade com a dança, em função de seu tradicional festival anual. Além disso, o então prefeito – e atual governador de Santa Catarina – empenhou-se pessoalmente nos processos institucionais entre o Brasil e a Rússia e disponibilizou uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados no Centreventos Cau Hansen, para instalação da sede.
Os alunos que ingressaram no ano de 2000 completaram o ciclo de oito anos de estudos. Assim, em 2007 ocorreu a formatura da primeira turma de dança clássica.
Hoje os formados pelo Bolshoi Brasil trabalham no mundo todo. Quinze bailarinos continuam em Joinville trabalhando na Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Com certeza, será uma visita inesquecível, pois principalmente durante o período de festival, as diferentes culturas e belezas distintas, enchem os olhos de quem vem a Joinville, prestigiar esta linda festa.

Imagem de Daiane Graca da Silva Caetano
Re: Fórum - Locais Culturais
por Daiane Graca da Silva Caetano - Monday, 16 Aug 2010, 21:46
 

Recomendo que conheçam em Biguaçu que não é a cidade que leciono atualmente mas é onde moro:

  • Museu etnográfico Casa dos Açores, localizado as margens da Br 101 em Balneário São Miguel. Com arquitetura Açoriana o museu destaca-se pelos registros da historia da imigração açoriana para a nossa região.
  • Reserva indígena dos Guaranis Mbys, também em Balneário São Miguel.

Entre outros atrativos como no interior do município como a cachoeira do Amancio, com quedas de até 30 metros.

Imagem de Soraia Carolina de Mello
Re: Fórum - Locais Culturais
por Soraia Carolina de Mello - Monday, 16 Aug 2010, 22:22
 
Olá Daiane!

Você indicou locais muito interessantes em Biguaçu! Gostaria apenas que você falasse mais sobre as razões pelas quais indicou esses lugares, e como eles podem contribuir para a implementação de um projeto de educação integral.

Um abraço,
Soraia.
Imagem de Marcia Lucia dos Reis Guaresi
Re: Fórum - Locais Culturais
por Marcia Lucia dos Reis Guaresi - Tuesday, 17 Aug 2010, 10:02
 

Destaco como espaço educativo “O Espaço Integrado de Artes da Unisul, a famosa Bolha.

Nesse espaço são realizadas várias apresentações como: teatro, Unidança, palestras, apresentações artísticas, ou seja, eventos onde a população pode participar e aprimorar seu conhecimento em várias áreas.

O Espaço Integrado de Artes destina-se à produção e à promoção artística e cultural, à prestação de serviços e à cooperação técnica, ao desenvolvimento de projetos e à consultoria específica em áreas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.

Este espaço ainda proporciona a visita ao Museu Walter Zumblick organizado pelo curso de História da Unisul. Acervos taxidérmicos, líticos, entre outros, podem vir de encontro com a proposta de várias diciplinas.

Imagem de Taise Martins Santos
Re: Fórum - Locais Culturais
por Taise Martins Santos - Tuesday, 17 Aug 2010, 19:53
 

cultural- Torres/RS é a cidade vizinha. Exite um casario antigo na rua da Igreja Sao domingos. A uma casa de Cultura que, no verão, tem programaçao. No inverno sao poucas as atividades. No Passo de Torres as atividades culturais sao restritas as festas do padroeiro.

artistico. Nao há nenhum evento na cidade.

turistico- Belezas naturais do Morro dos macacos (Passo de Torres- trilhas) e Praia da Guarita (Torres/RS)

Imagem de Vera Regina Bacha Pereira
Re: Fórum - Locais Culturais
por Vera Regina Bacha Pereira - Tuesday, 17 Aug 2010, 21:05
 

Olá Taise,

Sei que nossa região, não apresenta muitas opções que possam ser utilizadas, com frequência pelos professores, durante o inverno, mas o importante é que possamos aproveitar bem o que temos. Portanto, gostaria de saber se este local que você apontou, em Torres  é utilizado pelos professores de sua cidade, para atividades educativas.

Como vocês exploram os locais disponíveis com os alunos? Seria muito bom se você nos relatasse alguma experiência.

Um grande abraço

Vera

Imagem de Gabriela Goularte de Souza Miguel
Re: Fórum - Locais Culturais
por Gabriela Goularte de Souza Miguel - Tuesday, 17 Aug 2010, 22:51
 
em meu município posso indicar o Festival de Dança, que acontece uma vez ao ano, abrangendo a minha região, onde todas as instituições escolares de Sangão (minha cidade) participam e algumas escolas vizinhas (de outras cidades). é muito legal pois as crianças ficam motivadas a participarem e a assistirem, juntamente com suas famílias, professores entre outros. Além disto, a movimentação artística é colocada em prática, pois estas danças tratam de diversos assuntos locais e globais.
Imagem de Janete Paz de Oliveira
Re: Fórum - Locais Culturais
por Janete Paz de Oliveira - Wednesday, 18 Aug 2010, 16:27
 
O que eu posso dizer é que quando eu trabalhei como Act aqui no municipio de Capivari de Baixo, levei as 8ª sériea ao aterro sanitário em Taquaruçu, no patio do Preto Velho,em Laguna.
O proposito era saber onde chegava o lixo doméstico, hospitalar e
industrial da região, que abrangem 21 municipios da região e como é feita a triagem com o recolhimento dos lixos que serve para reciclagem. O tratamento especial que feito com o chorume.

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Wednesday, 18 Aug 2010, 17:01
 
Penso que além dos já citados pelas minhas colegas de curso do municipio de Tubarão, destacaria o Centro municipal de cultura que comporta uma sala com trabalhos educativos e o ateliê de pintura, onde as crianças podem desenvolver as suas habilidades e criatividade com professores monitorando.
Flavia
Re: Fórum - Locais Culturais
por Flavia Gomes da Silva Riger - Sunday, 22 Aug 2010, 10:32
 

Olá Júlia!

Bem interessante a proposta de levar os alunos ao Centro Municipal de Cultura de Tubarão. Em nossas cidades existem inúmeros espaços educativos além da sala de aula e o professor precisa explorá-los com seus alunos.

Um Abraço,

Flavia - Tutora.

Imagem de Ana Paula Anesi
Re: Fórum - Locais Culturais
por Ana Paula Anesi - Wednesday, 18 Aug 2010, 19:49
 

Museu da Família Colonial

O complexo museológico é composto por 3 casas que marcam o início da colonização de Blumenau.

A primeira casa, considerada a mais antiga da cidade, é datada de 1858, construída em estilo enxaimel, ela pertenceu ao Sr. Hermann Wendebur, guarda-livros e secretário de Dr. Blumenau.
A segunda casa museu é de 1864 e pertenceu à família Gaertner.
Também construída em estilo enxaimel, a casa teve como sua última moradora Edith Gaertner, sobrinha-neta de Dr. Blumenau.
Edith Gaertner foi uma mulher moderna para o seu tempo, era livre e tomava suas próprias decisões. Trocou a atividade doméstica pelo teatro. Interpretando a arte viajou pela Alemanha, Argentina e Uruguai.
A terceira casa museu foi construída em 1920 em estilo germânico e serviu de morada para um dos irmãos de Edith Gaertner.
A casa foi dividida em salas temáticas para que melhor pudessem ser expostos os diversos objetos utilizados na época e que levam consigo um pedaço da história da cidade. 


Local:
Alameda Duque de Caxias, 78 – bairro Centro
Tel.: (47) 3322-1676

Horários de visitação:
Terça a sexta-feira: 09 às 17:00 horas
Sábados e feriados: 09 às 12:00 horas / 14 às 16:30 horas
Domingos: 09 às 12:00 horas

Custos:
Entrada: R$ 2,00 por pessoa
Imagem de Bruna Ribeiro Guedes
Re: Fórum - Locais Culturais
por Bruna Ribeiro Guedes - Thursday, 19 Aug 2010, 11:49
 

Aqui em Tubarão e região temos o passeio turístico ferroviário com vagões antigos e locomotiva a vapor “Maria Fumaça” que passam pelas cidades de  Imbituba, Laguna, Jaguaruna, Criciúma e Urussanga. Há também o museu ferroviário.

Há também o Centro Municipal de Cultura, localizado no centro da cidade que abriga o Museu Willy Zumblick, fotos históricas de Tubarão e vários materiais de importância pública, além de sediar a Biblioteca Pública Olavo Bilac.  Nele funciona uma galeria de exposições temporárias, sala de trabalhos educativos, ateliê de pintura, sala de vídeo e projeções.

Abraços,

Bruna - Pólo TUbarão

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Monday, 23 Aug 2010, 21:30
 

Olá Bruna

Realmente o passeio com a Maria Fumaça é um programa de familia maravilhoso, passamos um dia todo em companhia das pessoas que amamos avistando as belas paisagens do caminho feito pelo locomotiva entre Tubarão e Urussanga.

Luzia Biancato- Tubarão.

  

Imagem de Bruna Ribeiro Guedes
Re: Fórum - Locais Culturais
por Bruna Ribeiro Guedes - Thursday, 19 Aug 2010, 11:49
 

Aqui em Tubarão e região temos o passeio turístico ferroviário com vagões antigos e locomotiva a vapor “Maria Fumaça” que passam pelas cidades de  Imbituba, Laguna, Jaguaruna, Criciúma e Urussanga. Há também o museu ferroviário.

Há também o Centro Municipal de Cultura, localizado no centro da cidade que abriga o Museu Willy Zumblick, fotos históricas de Tubarão e vários materiais de importância pública, além de sediar a Biblioteca Pública Olavo Bilac.  Nele funciona uma galeria de exposições temporárias, sala de trabalhos educativos, ateliê de pintura, sala de vídeo e projeções.

Abraços,

Bruna - Pólo TUbarão

Imagem de Bianca Costa Silva de Souza
Re: Fórum - Locais Culturais
por Bianca Costa Silva de Souza - Thursday, 19 Aug 2010, 15:26
 
Oi Bruna,

me parece que os locais indicados são ótimas opções para visitação.
Se possível esclareça quais os motivos pelos quais você os escolheu.

Abraço
Tutora Bianca
Imagem de Dilma Hermenegilda da Silva
Re: Fórum - Locais Culturais
por Dilma Hermenegilda da Silva - Thursday, 19 Aug 2010, 13:12
 

      Trabalho na cidade de Camboriu e posso estar indicando a parte rural de Camboriu onde temos o turismo rural com belas cachoeiras, trilhas, hotéis, plantações, Pesque - pague, Parque Águatico e outros. Temos aproveitado bastante estes lugares para passeios com nossos alunos, uma maneira de estar concluindo os assuntos de sala de aula.

     Como nossa colega Natalia já falou das belezas de Balneario Camboriu, tem sido também de grande importancia para nós professores estar perto destas belezas, pois temos levado nossos alunos principalmente no Parque Interpraias e Parque Cyro Gevard, ambos são de uma riqueza muito grande para complementar as aulas expostas em sala de aula.

    Não posso deixar de falar de Itapema, pois é onde vivo e minha cidade natal, a mesma é de uma beleza exuberante, a mata, os montes, as praias, costões, tudo é maravilhoso.

DILMA H. DA SILVA

Pólo de Itapema

Imagem de Dilma Hermenegilda da Silva
Re: Fórum - Locais Culturais
por Dilma Hermenegilda da Silva - Thursday, 19 Aug 2010, 13:39
 
Conheça Itapema-Princesinha de Santa Catarina

Imagem de Dilma Hermenegilda da Silva
Re: Fórum - Locais Culturais
por Dilma Hermenegilda da Silva - Thursday, 19 Aug 2010, 13:35
 
Praia Grossa Itapema

Imagem de Dilma Hermenegilda da Silva
Re: Fórum - Locais Culturais
por Dilma Hermenegilda da Silva - Thursday, 19 Aug 2010, 13:36
 
Itapema

Imagem de Emanuela da Silva Strunck
Re: Fórum - Locais Culturais
por Emanuela da Silva Strunck - Tuesday, 24 Aug 2010, 11:18
 

Olá Dima!

É impossível não reconhecer a beleza dessa região! Certamente o trabalho envolvendo escola e comunidade contribuirá p/ a preservação desses espaços naturais. A consciência ecológica deve ser desenvolvida entre os estudantes e conhecer de perto essas belezas contribuirá para este aprendizado!

Parabéns!

Abraços,

Tutora Emanuela.

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Thursday, 19 Aug 2010, 15:26
 
Pensando em um espaço educativo seria bastante vivel levar os alunos a conhecerem a Biblioteca Pública da cidade, localizada bem no centro da cidade juntamente com o museu Willy Zumblick. De acordo com o planejemnto do professor poderia se realizar uma contação de histórias ou uma pesquisa direcionada.
Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Thursday, 19 Aug 2010, 17:46
 

Em Blumenau temos muitos locais culturais para serem visitados. Um que levamos nossos alunos é o museu da água que abriga a primeira estação de tratamento de água(ETA) de Blumenau. A ETA começou a operar no final do ano de 1943 e em setembro de 1999 ganhou novas funções, revitalizada tornou-se museu.
A estação continua em funcionamento, permitindo ao visitante ver todo o processo de purificação da água. Através de fotos, peças antigas e painéis explicativos sobre o processo de purificação, o museu conta a sua história.
Do mirante do museu tem-se uma vista privilegiada para centro da cidade e bairros próximos.

O objetivo é fazer com que os alunos aprendam a importância de usar com prudência este recurso natural que  é desperdiçado e contaminado indiscriminadamente.

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Wednesday, 25 Aug 2010, 15:51
 

Marciel, o museu da água é maravilhoso, tive a oportunidade de conhecê-lo. Você já percebeu se há algum evento cultural ou local que privilegie a cultura de outras etnias, em Blumenu?

Imagem de Maria Curbani Knoth
Re: Fórum - Locais Culturais
por Maria Curbani Knoth - Thursday, 19 Aug 2010, 17:55
 

Blumenau possui muitos locais culturais. Um local que costumamos levar nossos alunos é o Museu de Ecologia Fritz Müller. O museu mantém viva a história do naturalista Fritz Müller, que muito contribuiu com Blumenau. Fotos, móveis, livros e alguns pertences do Sábio podem ser vistos no local.
Na casa em que ele morou estão expostos animais empalhados e catalogados, contendo a descrição da família a qual pertencem, região onde podem ser encontrados e do que se alimentam.
Sala de aquários e terrários que demonstram os diferentes ecossistemas da região sul do país.
Nos jardins do museu estão árvores plantadas por Fritz Müller, como a caramboleira.
O museu é subordinado à Fundação Municipal do Meio Ambiente de Blumenau (FAEMA) e tem em anexo uma biblioteca especializada na área de meio ambiente.
O museu é mais um forte traço do início da colonização de Blumenau, um cantinho que preserva natureza e cultura.

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Wednesday, 25 Aug 2010, 15:48
 
Blumenau é encantadora, sei bem, pois a conheço. Considero que vocês têm um grande patrimônio cultural, Maria. Mas, será que há alguma marca deoutras culturas em Blumenau? Indígine, afro, outras etnias?
Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Thursday, 19 Aug 2010, 20:24
 

Aqui em Florianópolis temos vários lugares entretanto, destaco o múseu do brinquedo localizado no campus da Universidade Federal de Santa Catarina que mostra exposições, de peças feita de barro, retratando as brincadeiras e brinquedos antigos fazendo um resgate de como as crianças açorianas brincavam na ilha a alguns anos atrás. 

Imagem de Emanuela da Silva Strunck
Re: Fórum - Locais Culturais
por Emanuela da Silva Strunck - Tuesday, 24 Aug 2010, 11:32
 

Olá Eliane!

Interessante sugestão! Acredito que este museu seja desconhecido para muitas instituições, infelizmente, já que oferece uma rica oportunidade de trabalho e aprendizado.

Abraços,

Tutora Emanuela.

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Friday, 20 Aug 2010, 12:15
 

A casa da Cidade onde atualmente, funciona como um espaço cultural, abriga exposições de arte, cursos de arte para a comunidade, além de outras atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

No local, também funciona a Associação de Artesanato Casa da Cidade que mantém um ponto de venda da produção artesanal. Durante o Natal, a Casa da Cidade transforma-se em Casa do Papai Noel.

Penso que a visita a este local resgataria em nossos alunos a valorização dos trabalhos da região.

Imagem de Dilma Nienköetter da Silva
Re: Fórum - Locais Culturais
por Dilma Nienköetter da Silva - Friday, 20 Aug 2010, 18:24
 

Locais culturais

Em Blumenau temos vários locais culturais a visitar.

Museu da Família Colonial composto de 3 casas.

A primeira pertenceu ao Sr. Hermann Wendebur, secretário de Dr. Blumenau, fundador da nossa cidade.

A segunda casa pertenceu à família Gaertner.

A terceira casa serviu de moradia a um dos irmãos de Edith Gaertner.

Também temos o Museu da Água, onde os alunos podem ver todo o processo de purificação da água, e conhecer a história do museu.

Outro local cultural é o Museu de Ecologia Fritz Müller, uma história viva dos diferentes ecossistemas existentes no sul do País.

O objetivo da visitação desses locais, é fazer com que os estudantes conheçam melhor a história de sua própria cidade, a importância da preservação dos recursos naturais e que os mesmos tenham consciência de que precisam cuidar melhor do meio ambiente, obtendo assim uma melhor qualidade de vida, tanto no presente como no futuro. Estas visitações estão sempre atreladas aos conceitos/conteúdos que estão sendo estudados.

Dilma pólo Blumenau

Imagem de Emanuela da Silva Strunck
Re: Fórum - Locais Culturais
por Emanuela da Silva Strunck - Tuesday, 24 Aug 2010, 11:27
 

Olá Dilma!

Realmente, Blumenau possui muitos pontos turísticos e culturais! Gostei muito das sugestões! Bom saber que este trabalho de visitação tem objetivos bem definidos.

Abraços,

Tutora Emanuela.

Momento FELIZ!
Re: Fórum - Locais Culturais
por Rubia Luiza Adam Girardi - Saturday, 21 Aug 2010, 17:54
 

Situada no Vale do itajaí, TIMBÓ,(SC)  é rica para visitar locais culturais, turísticos, artísticos.

Posso afirmar que temos para oferecer para todos os gostos:

  • Museu do Imigrante . Lá a Senhora Elisabeth Germer (historiadora), oferece uma verdadeira volta ao passado. Montou pessoalmente como era uma residencia na época dos imigrantes.
  • Museu da Música. Encontramos instrumentos musicais de diversas épocas. Realiza um domingo por mês o "Domingo Musical, com café colonial".Também a Orquesta de Câmara de Timbó faz diversas apresentações e são oferecidas aulas para quem desejar.
  • Casa do Poeta "Lindolf Bell" Nacionalmente e Internacionalmente conhecido. Oferece exposições de diversos artistas, na casa onde o Poeta residiu.
  • "Morro Azul" Parque Ecológico Freymund Germer é o ponto mais alta da cidade 758 metros de altitude. Um verdadeiro colírio na visialização de Timbó e algumas cidades vizinhas.
  • Circuito Vale Europeu: é o primeiro o primeiro circuito no Brasil organizado e planejado para ser percorrido de bicicleta, tem inicio e termino em Timbó, passando por diversos municipios vizinhos, atingindo a zona rural e urbana. Maravilhoso!
Imagem de Shirley Camargo
Re:Instituto Kat Schurmann
por Shirley Camargo - Sunday, 22 Aug 2010, 06:40
 

Em minha cidade existem vários pontos interessantes, mas este eu gosto em especial. A biodiversidade é maravilhosa, o lugar é encantador, além de ser uma das maiores riquezas arqueológicas de Bombinhas.

Palestras

A Família Schürmann pelos mares do mundo

Data: 28/01/2006 Horário: 19:30h  Local: auditório do parque

           

Esta palestra será ministrada pelo casal Vilfredo e Heloisa Schürmann que irão compartilhar com o público visitante suas experiências ao longo de 20 anos de navegação pelos oceanos do mundo.

 

Filmes

Em busca do sonho...

Diariamente no auditório do parque ambiental

Horários: 15:30h – 16:30h – 17:30h – 18:30h – 19:30h

 

Filme de David Schürmann que conta a trajetória da Família Schürmann durante sua primeira viagem de veleiro ao longo do mundo. Com duração de 50 minutos, o filme permite aos visitantes conhecer a cultura e costumes de diversos países ao longo do mundo, além de conhecer a história desta família de navegadores brasileiros.

           

 

Trilhas interpretativas

O Parque Ambiental Família Schürmann conta com três trilhas interpretativas que funcionam diariamente das 15h às 21h.

Na Trilha Pistas da Mata, pegadas de animais dispostas pelo caminho conduzem o visitante. Ao longo do trajeto, é possível observar diversos elementos encontrados na mata como sementes, fezes e pegadas de animais. Os visitantes são orientados sobre como tais elementos ou “pistas” fornecidas pela floresta podem ser utilizados para compreender o funcionamento deste complexo ecossistema.

Na Trilha dos Sentidos, o visitante é estimulado a perceber o ambiente florestal sem utilizar a visão. São guiados através da trilha utilizando vendas nos olhos, e potencializando assim o uso da audição, olfato e tato.

A trilha Palavras da Mata representa um momento de reflexão. Poemas e letras de música espalhadas pela mata permitem ao visitante refletir sobre algumas questões ambientais. No final desta trilha, todos podem deixar suas próprias palavras na mata, utilizando um espaço especialmente reservado para este fim.

 

Oficinas infantis

Cantos e Contos

Esta oficina ocorre em espaços no meio da floresta e busca sensibilizar público infantil para a importância da Mata Atlântica. A dispersão de sementes e os mecanismos de defesa dos animais são trabalhados com as crianças através de atividades interativas que utilizam música ao vivo e literatura infantil como instrumentos de ação.  

 

Ciranda-cirandinha

 

Esta oficina ocorre na praça principal do Parque Ambiental Família Schürmann e utiliza jogos infantis para trabalhar conceitos ambientais. A interdependência entre os seres vivos e a biodiversidade dos ambientes marinho e de Mata Atlântica são os temas abordados.

 

Além da programação acima, você pode conferir diariamente a exposição com fotos e objetos das viagens da Família Schürmann e as atividades do Laboratório de Educação Ambiental Marinha.

 

Participe!!!

Imagem de Patrícia Maria Vargas de Lima
Re:Instituto Kat Schurmann
por Patrícia Maria Vargas de Lima - Sunday, 22 Aug 2010, 17:09
 

Qua maravilha! São experiências que podem ser muito bem exploradas!

Abraços Patrícia Lima

Imagem de Taise Martins Santos
Re:Instituto Kat Schurmann
por Taise Martins Santos - Sunday, 22 Aug 2010, 19:36
 

Patricia, nao consigo localizar onde seria o bate papo. Podes me ajudar?

Imagem de Sara Divina Melo da Silva
Re:Instituto Kat Schurmann
por Sara Divina Melo da Silva - Tuesday, 24 Aug 2010, 10:46
 
Que interessante essa oficina sobre cantos e contos, Shirley. Tem uma pesquisadora que estuda o tema de brincadeiras de infancia ao redor do mundo, cantigas antigas... Se quiser saber mais procure Lydia Hortelio. Vale bastante a pena. Abraços

Sara
Imagem de Shirley Camargo
Re:Instituto Kat Schurmann
por Shirley Camargo - Tuesday, 24 Aug 2010, 15:44
 

Gostaria muito de saber mais, mas quem é Lydia?

Se você puder dar mais informações eu agradeço.

Imagem de Sara Divina Melo da Silva
Re:Instituto Kat Schurmann
por Sara Divina Melo da Silva - Tuesday, 24 Aug 2010, 20:41
 
Olá! Dá uma olhadinha nessa entrevista http://www.familiarte.com.br/2009/10/29/entrevista-com-lydia-hortelio-sobre-a-importancia-do-brincar/

E se pesquisar na net, também vai encontrar muitas coisas!

Abraços, Sara
Imagem de Shirley Camargo
Re:Instituto Kat Schurmann
por Shirley Camargo - Wednesday, 25 Aug 2010, 20:35
 

Sara, obrigada pela dica.

Visitei o site o pode ter certeza que ou aprovietar sua dica colega.

Abraços.

perfil
Re:Instituto Kat Schurmann
por Norma Beatriz da Silva - Sunday, 29 Aug 2010, 23:53
 
REALMENTE O INSTITUTO É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA AULAS DE CAMPO. JÁ LEVAMOS OS ALUNOS DE NOSSA ESCOLA E ELES GOSTARAM MUITO E REFLETIRAM NO CONHECIMENTO
Imagem de Vanessa Cristina Nascimento Fey
Re: Fórum - Locais Culturais
por Vanessa Cristina Nascimento Fey - Sunday, 22 Aug 2010, 11:27
 

Em Indaial contamos com A Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters que tem como responsabilidade promover a arte local e valorizar atrativos artísticos e culturais para o Município. A Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters representa um marco cultural de relevante expressão para a região do Vale do Itajaí, atuando como um pólo produtor e disseminador de cultura.

Imagem de Sônia Regina Wollinger Murphy
Re: Fórum - Locais Culturais
por Sônia Regina Wollinger Murphy - Monday, 23 Aug 2010, 12:19
 
Em Blumenau e cidades vizinhas, dispomos de vários locais de interesse e que se prestam a propósitos educativos. Gostaria de mencionar especificamente a SOCIEDADE DRAMÁTICO MUSICAL CARLOS GOMES, também conhecida apenas como Teatro Carlos Gomes, entidade cultural, sem fins lucrativos, que atua em Blumenau desde o ano de 1860, quando foi fundada. Mantém a Escola de Música e sua Orquestra Prelúdio. Seu complexo compreende ainda a Escola de Ballet Pró-Dança, a Carona Escola de Teatro, como também abriga a Orquestra de Câmara de Blumenau. Trata-se também do principal palco de eventos e espetáculos culturais de Blumenau e da região. A simples visita às instalações da entidade nos coloca em contato com um ambiente que escape aos limites do espaço e do tempo, impregnado de história, arte e cultura humanas. Por coincidência com a proposição deste fórum, nossa escola tem agendada uma visita ao Teatro Carlos Gomes para esta semana, quando os alunos terão a oportunidade de conhecer suas instalações, o grande e o pequeno auditórios, salões, salas de aula etc. Conforme combinado, serão brindados com uma apresentação musical, tendo, inclusive, contato com os diversos instrumentos musicais. Atividades desta natureza, que potencializam a interdisciplinaridade, estão em perfeita sintonia com a noção de “cidade educadora” e são de valor inestimável “para a formação integral do aluno, para a superação da fragmentação e do estreitamento curricular e da lógica educativa demarcada por espaços físicos e tempos delimitados rigidamente”.
foto de Vanelli
Re: Fórum - Locais Culturais
por Vanelli Ferreira de Oliveira - Monday, 23 Aug 2010, 17:57
 
Em Tubaráo existem alguns locais que sáo visitados pelos estudantes. Entre eles o Centro Municipal de Cultura, onde fica a Biblioteca Pública Municipal e o museu Willy Zumblick. Ainda merece destaque o museu Ferroviário, que conta a hisória da Ferrovia Tereza Cristina e que possui um acervo de locomotivas e máquinas, bastante expressivo, onde inclusive algumas peças sáo únicas no mundo. Também existe na cidade  o Museu de História e Arqueologia da Universidade ( UNISUL), onde estáo expostas animais empalhados e peças de cerámica e outras que datas dos primeiros habitantes da regiáo. Podemos citar ainda a biblioteca universitária e o centro Integrado de Artes da UNISUL, onde acontecem eventos culturais e artísticos.
Imagem de Patrícia Maria Vargas de Lima
Re: Fórum - Locais Culturais
por Patrícia Maria Vargas de Lima - Thursday, 26 Aug 2010, 18:37
 

Sônia!

Que bela experiência e oportunidade pode ser dada aos alunos. Além das visitas, também é importante pensarmos o que fazer com tudo isto...

Como explorar esta nova dimensão espacial e temporal...

Como envolver os educandos para que sua curiosidade e interesse sejam alimentados...

Parabéns mais uma vez!

Abraços Patrícia Lima

Imagem de Cristina Alves de Lima Hayama
Re: Fórum - Locais Culturais
por Cristina Alves de Lima Hayama - Monday, 23 Aug 2010, 19:57
 

Em Blumenau temos diversos locais culturais, abaixo destaco alguns desses locais:

Locomotiva Macuca
Primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz que também trazia oitocentas toneladas de material para a Estrada de Ferro Santa Catarina.
Curiosidade: O apelido “Macuca” foi dado devido à semelhança com a ave macuco, pois o apito lembrava seu pio e o ruído da descarga de sua caldeira parecia com o som produzido pelas suas asas.

Teatro Carlos Gomes
Para acolher todos os grandes acontecimentos culturais da cidade, foi construído em 1939. Possui um dos quatro palcos giratórios do Brasil com platéia para 1.170 pessoas, ambiente climatizado e oferece também: escola de balé, teatro, dança, orquestra de câmara e Centro de Convenções.
Curiosidade: Em 1948, foi realizado o 1º Baile de Debutantes do Estado. Local em que, mais tarde, também debutou a atriz blumenauense Vera Fischer.

Praça Dr. Blumenau
Inaugurada em agosto de 1949, em homenagem ao fundador da cidade. Palco de grandes eventos políticos e culturais, construída em terreno doado pela família Werner. A partir de 2001, um mosaico composto de cacos de piso e azulejos, de autoria do artista Antônio Rozicki, retrata o fundador da cidade.

Mausoléu Dr. Blumenau
Inaugurado em setembro de 1974, ano do sesquicentenário da Imigração Alemã no Brasil, abriga os restos mortais do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, e seus familiares, além de um monumento em sua homenagem. A construção deste monumento surgiu da inspiração do professor e historiador José Ferreira da Silva.
Fundação Cultural de Blumenau
Sede da Colônia de Blumenau (1875). A partir de 1939, com a remodelação e ampliação do prédio, passou a abrigar além da Prefeitura Municipal, o Fórum e as repartições Judiciais e Policiais. Foi parcialmente destruída pelo incêndio em 1958, junto com os arquivos históricos do município. O prédio foi reconstruído e inaugurado no ano de 2001. Hoje, nele também está o Museu de Arte de Blumenau, com acervo de mais de 400 obras e exposições o ano todo, e é sede da Fundação Cultural de Blumenau.

Museu de Ecologia Fritz Müller
Após a morte do naturalista em 1897, alguns de seus parentes residiram nesta casa. O Museu de Ecologia Fritz Müller foi fundado em 17 de junho de 1936, na época denominado “Casa de Fritz Müller”. Em 1996, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FAEMA) passou a cuidar do local, dando um caráter educativo às questões ambientais. A biblioteca, aberta ao público, conta com um acervo de aproximadamente 10 mil itens.

Parque das Nascentes -
O Parque Natural Municipal das Nascentes do Garcia situa-se a 23 Km ao Sul de Blumenau e conta com 6 trilhas com opções de tempos de percurso variados. Possui uma área de 5.300 hectares, com uma exuberante floresta formada por 360 espécies de árvores e arbustos e centenas de nascentes de rios. A fauna contempla 364 espécies de animais.
Horário de funcionamento: sábados das 8h às 18h; domingos e feriados das 8:30 às 18h. Fechado durante a semana.

Museu da Água
Inaugurado em 1999, o Museu da Água funciona na primeira estação de tratamento construída em Blumenau, o que o torna único no Brasil. Lá, o visitante pode ver todo o processo de purificação da água retirada do rio Itajaí-Açu, até a sua distribuição na rede pública de abastecimento. Sua localização oferece uma das mais belas vistas da área central de Blumenau.
Horário de funcionamento: diariamente das 9h às 18h

A visitação desses locais e muitos outros existentes em Blumenau estão disponíveis no site da cidade onde são subdividos em Roteiro Arquitetônico Vila Itoupava, Roteiro das cervejarias artesanais, Roteiro de Natureza, Roteiro histórico cultural e Roteiro turismo industrial. Cada local mostra a cultura e um pouco de nossa história do nosso povo.

Imagem de Soraia Carolina de Mello
Re: Fórum - Locais Culturais
por Soraia Carolina de Mello - Tuesday, 31 Aug 2010, 22:11
 
Olá Cristina,

Blumenau tem mesmo muitos lugares interessantes para se desempenhar atividades pedagógicas. O interessante, depois de listá-los, seria pensar nas possibilidades de integração entre escola e esses espaços, inclusive pensando não só como estes podem ajudar a escola mas também vice-versa. No caso da Fundação Cultural por exemplo, e dos problemas que ela vem enfrentando, um projeto integrado entre escola e esse espaço poderia enriquecer a escola e ajudar a manter a Fundação funcionando.

Um abraço,
Soraia.
Catarina
Re: Fórum - Locais Culturais
por Catarina Goretti Izumi - Monday, 23 Aug 2010, 22:36
 

Locais Culturais temos em Blumenau muitos, que podemos explorar em termos de conhecimento para ser estudado, pois sempre procuramos envolver nossos alunos. Uns dos locais é o Museu da Água que abriga a primeira estação de tratamento de água (ETA) de Blumenau. A ETA começou a operar no final do ano de 1943 e em setembro de 1999 ganhou novas funções, revitalizada tornou-se Museu. A  estação continua em funcionamento permitindo ao visitante ver tudo o processo de purificação da água. Através de fotos, peças antigas e painéis explicativos sobre a purificação, o Museu conta toda à sua história .

Do mirante do Museu tem-se uma vista maravilhosa do centro e bairros próximos de Blumenau.

O objetivo é fazer com que os alunos aprendam a importância de usar com prudência este recurso natural que é desperdiçado e contaminado indiscriminadamente.

Imagem de Bianca Costa Silva de Souza
Re: Fórum - Locais Culturais
por Bianca Costa Silva de Souza - Tuesday, 24 Aug 2010, 10:13
 
Olá Catarina,

ótima opção de local. A água tem sido tema de muitos trabalhos dentro das escolas que trabalham com o ensino fundamental, por proporcionar diversas atividades, utilizando todas as áreas de conhecimento.

Um forte abraço
Tutora Bianca


Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Tuesday, 24 Aug 2010, 00:49
 

 Em Siderópolis, podemos pensar em alguns locais como os rios situados em Jordão Alto e Baixo. Mas podemos dizer que um lugar especial para estudos é a Barragem do Rio São Bento que é muito interessante desde os dados que podem ser pesquisados sobre a sua construção até a visita in loco enriquecedora.

Imagem de Vanilema Feltrin
Re: Fórum - Locais Culturais
por Vanilema Feltrin - Tuesday, 24 Aug 2010, 09:08
 
Em Araranguá, temos o Morro dos Conventos, local turístico, com bela praia, dunas e falésias. Neste local é possível enfocar diversos conteúdos de aprendizagem, tais como : em geografia, os acidentes geográficos; em história, as trilhas percorridas pelos tropeiros, o farol; em artes, as paisagens naturais com suas cores, linhas e texturas.
Temos também o Museu Histórico de Araranguá que possui vasta documentação, conservada dentro dos padrões recomendados, sobre o povoamento da região, possibilitando interessantes pesquisas históricas.
Imagem de Vera Regina Bacha Pereira
Re: Fórum - Locais Culturais
por Vera Regina Bacha Pereira - Tuesday, 24 Aug 2010, 18:37
 

Olá Vani,

Sem dúvida alguma a praia do Morro dos Conventos é um local belíssimo. E como você disse apropriado para uma aprendizagem de conteúdos integrados, como a história, a arte, geografia. Isto sem falar na possibilidade dos alunos poderem dar um passeio até à barra do rio Araranguá,  observarem o trabalho dos pescadores  e compreenderem a importância dessa atividade como modo de sobrevivência para muitos habitantes locais.

Quanto ao Museu, também considero um local de suma importância para toda e qualquer cidade. Na verdade é essencial para a formação da identidade daqueles que aqui habitam.

Um grande abraço

Vera.

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Wednesday, 25 Aug 2010, 09:33
 
Outro local interessante a ser visitado pelos alunos em Tubarão é o Museu Ferroviário. Pois no local eles podem interagir e relembrar o passado do município. Além de conhecer a história da Ferrovia Tereza Cristina.
Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Wednesday, 25 Aug 2010, 20:51
 

Olá Angélica!

Tens razão ao citar o Museu. O contato com os objetos e documentos do passado é uma grande maneira de trazer à tona a memória local. Além de ser um dos poucos museus do gênero em nosso país.

Abraço!

Adriana

Imagem de Rafaela Fernandes Martins
Re: Fórum - Locais Culturais
por Rafaela Fernandes Martins - Wednesday, 25 Aug 2010, 14:55
 
Infelizmente no município de Capivari de Baixo temos poucas opções, mas destaca-se a Usina Termelétrica Jorge Lacerda que é muito conhecida por abrigar o maior complexo termelétrico da América Latina. A usina produz energia através do carvão, material encontrado abundantemente na região. Colonizada por açorianos, a cidade obteve sua emancipação em 30 de março de 1992.
foto de Vanelli
Re: Fórum - Locais Culturais
por Vanelli Ferreira de Oliveira - Wednesday, 25 Aug 2010, 17:33
 

Ola Rafaela

Moro em Tubaráo e visitei com alunos, aí em Capivari o orquidario e o espa;o para educa;áo ambiental construido pela Tractebel, o lugar é muito bonito e agradavel de visitar.

Vocé sabe informar se o parque ambiental que esta empresa pretende implantar, ja come;ou a sair do papel ?

Abra;o

Vanelli

Imagem de Erica De Lima Pinto Saraiva
Re: Fórum - Locais Culturais
por Erica De Lima Pinto Saraiva - Wednesday, 25 Aug 2010, 16:01
 
Na cidade onde moro, Balneário Piçarras, além da praia, existe somente a área rural com pesque-pague, passeios à cavalo, onde pode-se estar fazendo um turismo rural.
Imagem de Mara Erenice Agert Beck
Re: Fórum - Locais Culturais
por Mara Erenice Agert Beck - Wednesday, 25 Aug 2010, 16:12
 

Dentre os muitos já citados do municipio de Tubarão também destacaria o Museu Anita Garibaldi, que se localiza no municipio vizinho ao nosso - Laguna - o predio foi erguido em 1747 como Camâra e cadeia, o local foi palco da proclamação da República Juliana, quando Santa Catarina ficou independente do regime monáquico.O museu possui um acervo de armas desse período, como lanças, baionetas, punhais e canhões, e peças mais recentes da 1ª e 2ª guerra Mundiais.

Imagem de Fátima Suely Ribeiro Cunha
Re: Fórum - Locais Culturais
por Fátima Suely Ribeiro Cunha - Friday, 27 Aug 2010, 15:58
 

Oi pessoal de Florianópolis,

Um lugar bem interessante para levar os alunos é no Cineclube Carijó. Fica na Rua Antenor Borges, 409 - Canasvieiras. O cineclube exibe toda quarta-feira as 20 horas, mas a escola que quiser visitar pode solicitar horário diferenciado.  Levei o grupo de alunos do Mais Educação lá algumas vezes e foi muito bom. As crianças precisam frequentar espaços alternativos e e perceberem o quanto é rica a nossa cultura e que também há "Super Homens e mulheres, como nós, produzinho coisas muito boas.  Precisamos discutir de forma crítica com os nossos alunos esta cultura consumista que nos leva a achar que o que presta u está nos shoppings ou é norte americano. As temáticas ligadas ao seu dia-a-dia ou não tão ligadas, mas presentes em nossa cultura BRASILEIRA deve ser divulgada, valorizada e vale a pena ser apreciada. O cineclube só exibe curtas brasileiros. Animações, filmes temáticos, documentários etc. e sempre tem um cineasta daqui contando como é produzir um filme, assim como alguém qualificado para debater as temáticas. Nós tivemos a oportunidade de debater com a Turma do Papum, com direito a pipoca e muita contação de histórias. Além disso, o Ponto de Cultura Carijó,  realiza atividades ligadas a cultura popular e tem os bichos do Boi-de-mamão expostos no espaço, artesanato produzido nas oficinas, a criançada adorou. Vale a pena conhecer. O fone de contato pode ser 8403-0781 - comigo mesma, pois sou uma das idealizadoras deste projeto.

Imagem de Fátima Suely Ribeiro Cunha
Re: Fórum - Locais Culturais
por Fátima Suely Ribeiro Cunha - Friday, 27 Aug 2010, 16:16
 
Foto do debate com a Turma do Papum 

Imagem de Fátima Suely Ribeiro Cunha
Re: Fórum - Locais Culturais
por Fátima Suely Ribeiro Cunha - Friday, 27 Aug 2010, 16:18
 
Olhem a festa!!!

Zenaide
Re: Fórum - Locais Culturais
por Zenaide Teresa Martins Butzke - Sunday, 29 Aug 2010, 09:45
 
SERIA BEM INTERESSANTE VISITAR O CENTRO HISTÓRICO DE BLUMENAU, PASSEAR CALMAMENTE PELA RUA XV DE NOVEMBRO, PELA BEIRA RIO OU VISITAR A VILA ITOUPAVA E OBSERVAR A ARQUITETURA COLONIAL ALEMÃ COMUM NAS ÁREAS RURAIS DA BAVIERA E HANNOVER, QUE SE FAZ PRESENTE TANTO NO CENTRO DA CIDADE COMO NAS VILAS RURAIS DO ENTORNO. O ESTILO ENXAIMEL ESTÁ PRESENTE EM TODA A CIDADE, ESPECIALMENTE NO CENTRO E NOS BAIRROS RURAIS, ONDE A VIDA AINDA TEM O RÍTMO DE ANTIGAMENTE. RECOMENDO ESSA VISITA AOS COLEGAS DO CURSO E AOS PROFESSORES QUE QUEREM MOSTRAR AOS ALUNOS UM POUCO DA HISTÓRIA DE BLUMENAU.

ZENAIDE - BLUMENAU
eu na festa julina nas escolas em Indaial.
Re: Fórum - Locais Culturais
por Olivia Weingartner - Sunday, 29 Aug 2010, 16:22
 
Morro Azul (Parque Ecológico Freymund Germer)
A 18 km do centro, com 758 metros de altitude, é o ponto mais alto da cidade. O topo possui estrutura para camping e uma maravilhosa vista e muito freqüentado por praticantes de vôo livre. No caminho, entre ruas sinuosas, há muitas casas típicas e centenárias que nos remetem ao passado.
Parque Jardim Botânico
Próximo ao centro da cidade. Possui uma grande área verde com lagos e trilhas ecológicas. Além de área para o lazer familiar com churrasqueiras, restaurante e quiosque.
Morro Arapongas
Mirante do município, a 6 quilômetros do centro, porém de difícil acesso; freqüentado mais por pessoas que gostam de aventura e esportistas, principalmente para a prática de vôo livre.
A minha colocação faço como convite uma visita a cidade Perola do Vale, Timbó que além de ter diversão a noite, temos muitos locais lindos e com grande importância histórica.
Complexo Turístico Jardim do Imigrante

Com construções históricas, mirante sobre a Represa do Rio Benedito, restaurante e Museu; o local é de beleza ímpar, não deixe de conhecer.
Museu do Imigrante
Junto ao Complexo Turístico Jardim do Imigrante, é um lugar onde se pode contemplar a memória, preservar nossa história, nossa identidade através da representação do morar e viver de nossos ancestrais, sentindo o histórico e o dinâmico.
Circuito Vale Europeu
Timbó é a Sede do Consórcio Intermunicipal de Turismo, o qual abrange os Municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. O Circuito de Cicloturismo no Vale Europeu, o primeiro circuito no Brasil organizado e planejado para ser percorrido de bicicleta, tem início e termino em Timbó. O Circuito do Mochileiro é outro produto em que Timbó está inserido.
Museus Museu da Música - Salão Hammermeister
O que é: Instrumentos musicais de cinco séculos expostos em um Salão de Bailes construído no século passado. Possui o maior acervo da América Latina.
Casa do Poeta Lindolf Bell e Grão Espaço Cultural
O que é: A Casa do Poeta Lindolf Bell objetiva preservar e manter viva a forma, o estilo e as raízes da vida de seu ilustre morador.
Estrutura:
- Centro de memória: Composto de documentos e fotografias de uma vida dedicada à cultura
- Biblioteca: Composta de livros de poesia, poemas e contos, cujas autorias de catarinenses e de autores de outras partes do Brasil
- Praça - Arte de Graça: A praça traz à poesia um estado atemporal, pois pode ser visitada a qualquer hora do dia e da noite.
Museu do Imigrante
Funcionamento: Visitas são acompanhadas e agendadas. Aberto a visitação de estudantes e público em geral.

perfil
Re: Fórum - Locais Culturais
por Norma Beatriz da Silva - Sunday, 29 Aug 2010, 16:47
 
Minha sugestão de visitação com propósitos educativos seria a Ilha de Porto Belo
Eco-Museu Univali, espaço cultural de
exposições diversificadas, interatividade,
história e conhecimento, que resgata, valoriza
e divulga a cultura local; Inscrições rupestres,
registros dos homens sambaquis, antigos
habitantes da região, datados de milhares de
anos, que ainda podem ser observados no
local; Trilhas terrestre e subaquática, que
proporcionam momentos de aula de campo prazeirosas e
contato direto com a natureza, ideais tambem para
registros fotográficos
perfil
Re: Fórum - Locais Culturais
por Norma Beatriz da Silva - Sunday, 29 Aug 2010, 23:50
 
sugestão para aula de campo e de como funciona uma Industria Artesal , a tranformação da cana de açucar em álcool e até como produçaõ de combustível de maneira mais elaborada.
  • Alambique Pedro Alemão
  • Fica na Estrada Geral de Santa Luzia e possui variedade de cachaças artesanais, que podem ser consumidas na hora ou compradas em maior quantidade pra levar para casa.
Imagem de Elza Pascoalina de Souza Grott
Re: Fórum - Locais Culturais
por Elza Pascoalina de Souza Grott - Monday, 30 Aug 2010, 14:10
 
Um local ótimo para uma boa aula de história, geografia e arquitetura , que fará com que voltemos no tempo e compreendamos a construção da nossa história, é o centro histórico da cidade de Laguna.
Acho de suma importância que professores da região tragam seus alunos para observarem a importância de Laguna na construção da história do nosso país.
eu
Fórum - Locais Culturais
por Gabriela Joana Pereira - Monday, 30 Aug 2010, 18:20
 
Em Blumenau, você pode visitar a Fundação Cultural de Blumenau, que promove festivais de teatro, exposições artísticas, música, cinema [...]
Imagem de Josiane Cristina Couto
Fórum - Locais Culturais
por Josiane Cristina Couto - Tuesday, 31 Aug 2010, 09:28
 

Privilegiado por belas paisagens naturais, o município de Palhoça vem investindo em espaços para visitação, seja por objetivos artísticos, culturais ou turísticos. Além das belas praias que, a cada verão, tornam-se opções de lazer, o Município tem assumido sua responsabilidade com a história de seu povo.

O Casarão da Cultura, localizado na Enseada do Brito, tem como proposta divulgar a política cultural de origem açoriana. É um espaço aberto à visitação, com orientação de um profissional que discorre sobre a História que deu origem a colonização do Município.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação ambiental do sul do Brasil, proporciona momentos de muito aprendizado em relação ao meio ambiente. Organizar trilhas naquele espaço aproxima “realidades” e faz com que a Educação Ambiental faça sentido àqueles que, normalmente, aprendem somente a partir de teorias distantes.

Flavia
Re: Fórum - Locais Culturais
por Flavia Gomes da Silva Riger - Sunday, 5 Sep 2010, 07:11
 

Olá Josiane!

Muito boas as sugestões que deste a respeito de espaços além da sala de aula qua favorecem o aprendizado dos alunos.

Com relação ao Parque EStadual da Serra do Tabuleiro você especificou que trabalhos podem ser feitos com os alunos a partir das trilhas, o que esse "passeio" proporciona.

E com relação ao Casarão da Cultura? Que aspectos do aprendizado podem ser trabalhados com a visitação desse espaço? Já realizaste algum trabalho com seus alunos em algum desses lugares citados por ti?

Abraço,

Flavia - Tutora.

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Friday, 3 Sep 2010, 16:17
 
Como professora de geografia, levaria meus alunos a visita dos Sambaquis na Praia de Jaguaruna, município vizinho.
O grandes amontoado de conchas encontrados na costa marítima de Jaguaruna, que há pouco tempo cogitou-se ser um conglomerado natural de moluscos, na verdade foram formadas pelos sambaquieiros, tribos indígenas que habitaram a região entre cinco mil e mil anos atrás.

Inicialmente, pesquisadores concluíram que os sambaquis representavam o local de habitação dessas tribos, no entanto, arqueólogos de vários lugares, que estudaram por completo um dos 31 sambaquis da região, concluíram que o sambaqui analisado, conhecido como Jabuticabeira II, serviu apenas como cemitério e não como ponto de habitação, conforme estudos anteriores.

Há indícios de que os outros sítios da região tiveram a mesma função. Segundo os arqueólogos, os indígenas sabiam que as conchas neutralizavam a acidez do solo. Por esse motivo, aproveitavam os pequenos concheiros naturais, como base para fazer o funeral de seus antepassados.

Excelentes pescadores, os indígenas utilizavam botes e redes para apanhar peixes, fato constatado através de estudos dos esqueletos humanos encontrados que comprovaram maior uso da força nos membros superiores do que nos inferiores, além de resquícios de espécies aquáticas encontradas somente em águas profundas. Esses povos dominavam também o artesanato, com a confecção de formas de pequenos animais e de objetos líticos, como machadinhas e pesos para redes de pesca.

Pesquisas comprovaram ainda, que a quantidade de alimentos coletados e retirados da pesca era suficiente para fixá-los no local e torná-los sedentários. A prova disto foi a constatação de que nos rituais fúnebres eles colocavam junto ao corpo, alimentos, peixes e estacas para demarcar o lugar. Foi através desses vestígios que os especialistas dataram as diferentes camadas encontradas, ou seja, com o passar do tempo, os indígenas cobriam os corpos, deixando pronto o local para um novo sepultamento. Estima-se que este sambaqui ficou na ativa por 800 anos, sendo enterradas cerca de 43000 pessoas.
Há hipóteses de que, além da escassez de alimentos, a civilização Tupi – tribo indígena com hábitos canibais - que chegou à região por volta de 2000 anos atrás tenha contribuído para o desaparecimento das tribos dos sambaquis.
Eremir
Re: Fórum - Locais Culturais
por Eremir Raymundo - Friday, 3 Sep 2010, 16:40
 

Olá Karla!

Eu não conhecia essa função dos Sambaquis quanto aos rituais fúnebres, bacana. Sou apaixonada pela cultura indígena, por isso seu texto me chamou atenção.

Um abraço

Eremir

Eremir
Re: Fórum - Locais Culturais
por Eremir Raymundo - Friday, 3 Sep 2010, 16:34
 
Em Balneário Piçarras não temos um local e/ou casa cultural, quando se faz necessário visitamos as cidades visinhas. Já houve algumas tentativas da criação da Casa da Cultura, mas não saiu do papel, infelizmente. Durante o ano temos eventos maravilhos, como a "Noite Cultural", "Festival da Canção" e "Festas típicas". Para os alunos é muito importante ter uma referência histórica e um local apropriado enriquece, dá vida e valoriza o processo de ensino-aprendizagem.
Imagem de Clara Regina Portela
Re: Fórum - Locais Culturais
por Clara Regina Portela - Monday, 6 Sep 2010, 18:22
 
Deixo dois que são maravilhosos e imperdivel pra educação integral:

UFSC- Araquari é uma boa pedida pros alunos estarem se familiarizando com o ensino gratuito de qualidade.

Estrada do Rio Bonito, vocês podem apreciar além das lindas paisagens a culinária local a agricultura desenvolvida pelos colonos, e a captação de água é uma aula maravilhosa.


Dicléia
Re: Fórum - Locais Culturais
por Dicleia Regina Golfe - Thursday, 16 Sep 2010, 16:06
 

Em Blumenau temos muitos locais culturais, que podemos explorar em termos de conhecimento para ser estudado, pois sempre procuramos envolver nossos alunos. Uns dos locais é o Museu da Água que abriga a primeira estação de tratamento de água (ETA) de Blumenau. A ETA começou a operar no final do ano de 1943 e em setembro de 1999 ganhou novas funções, revitalizada tornou-se Museu. A  estação continua em funcionamento permitindo ao visitante ver tudo o processo de purificação da água. Através de fotos, peças antigas e painéis explicativos sobre a purificação, o Museu conta toda à sua história .

Do mirante do Museu tem-se uma vista maravilhosa do centro e bairros próximos de Blumenau.

O objetivo é fazer com que os alunos aprendam a importância de usar com prudência este recurso natural que é desperdiçado e contaminado indiscriminadamente.

* REGI *
Re: Fórum - Locais Culturais
por Regiane Regis Momm - Sunday, 26 Sep 2010, 20:44
 

Como professora de Leitura, de Literatura levaria meus alunos a um espaço de literatura, de cultura, à biblioteca municipal Fritz Müller.  Nela encontram-se os mais diversos títulos, para os mais variados gostos literários (romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura, história, etc) e diferentes necessidades de informação atualizada (jornais diários e revistas). Pode-se observar em seu último piso um projeto de indexação do jornal A Cidade, publicado na década de 70. O programa HORA DA LEITURA é uma boa pedida para levar os alunos, pois desenvolve atividades voltadas à formação de leitores, oportunizando à criança o contato com o livro, a leitura e o mundo da imaginação.

 

Imagem de
Re: Fórum - Locais Culturais
por - Monday, 25 Oct 2010, 11:33
 

Em Criciúma, temos vários locais e pontos turísticos que podem contribuir muito para enriquecer as aulas, como: Teatro Elias Angeloni, Mina Modelo, Casa do Ferroviário, Praça da Chaminé, Praça Nereu Ramos, entre outros, disponibilizando aos visitantes materiais para pesquisas (fotos, objetos, documentos, moedas, vestimentas, utensílios, dentre outros), Biblioteca Pública, temos também na UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense o Museu de Zoologia, Laboratórios, Sala Verde...