Nadia Evelyn Burgos
Apresentem aos seus colegas a distância os dados relevantes ao projeto de intervenção pedagógica observados em suas escolas, comunidades e municípios. Esta é uma oportunidade para que se conheçam diferentes realidades sociais educativas e, quiçá, as mesmas realidades sob diferentes olhares.
REGISTRO DAS CONDIÇÕES REAIS DA CIDADE DE ASCURRA PARA UMA POSSÍVEL IMPLANTAÇÃO DE ESCOLA INTEGRAL INTEGRADA.
Nós vivemos um momento em que a escola deve repensar sua prática, a valorização às atividades ou experiência de seus alunos. A partir disso, a escola poderá complementar com oportunidades de aprendizagem, por meio de atividades educativas diversas e articuladas ao espaço escolar.
O principal objetivo dessa implantação é oportunizar a construção da identidade pessoal do educando; atender às diferentes necessidades de aprendizagem; promovendo assim o sentimento de pertinência e o desenvolvimento de atitudes de compromisso e responsabilidade para com a escola e com a comunidade.
A cidade de Ascurra possui em média 6.000 habitantes, uma economia baseada principalmente na agricultura, com o plantio do arroz. Dispõe de uma biblioteca municipal, poucas indústrias e um número reduzido de comércios (lojas, supermercados e algumas lanchonetes). Quanto a atividades destinadas ao lazer da população, são poucas as opções, apenas um teatro, no qual pertence aos Salesianos e mais usado pelos alunos da escola particular que é o Colégio São Paulo, também pertencente aos padres salesianos.
Há uma proposta municipal que está sendo colocada em prática que é uma praça na cidade com atividades lúdicas, segundo o projeto, haverá academia ao ar livre, quadras para jogos e um espaço para caminhadas. Além disso, a população jovem ( crianças e adolescentes) não terá outro lazer. E a população jovem adulta, sai para outros lugares em busca de diversão; bares, shopping, baladas, shows, etc.
* Quanto ao número de escolas na cidade;
- A Escola de Educação Básica Deputado Abel Ávila dos Santos (Apenas com Ensino Fundamental).
- A Escola de Educação Básica Domingos Sávio (Ensino Fundamental e Médio).
-Colégio São Paulo (Escola Particular).
- Escola Municipal (Ensino Fundamental – 1ª a 4ª série).
* Quanto as atividades relacionadas com música, dança, informática, aulas de inglês ou espanhol, tudo tem uma mensalidade a ser paga e muito alta em relação às condições reais dessa população. Portanto, são poucos os alunos que conseguem se manter nessas atividades extra classe.
O relato abaixo será sobre a escola onde será desenvolvido o projeto de intervenção:
Nome da escola: Escola de Educação Básica Domingos Sávio.
Endereço: Rua Benjamin Constant- Centro.
Telefone: (47) 3383-0264.
Modalidade: Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Atendendo aproximadamente 900 alunos, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
A escola conta com um quadro de funcionários, desempenhando assim suas atribuições, desde o funcionário contratado ao funcionário efetivo.
Dispõe de merendeiras e serventes para os serviços gerais.
O prédio da escola está conservado, dispomos de refeitório, que é no pátio.
Quanto ao atendimento aos alunos no período normal de aulas, considerado uma escola que tenta fazer sua parte dentro do possível e com os materiais que tem disponível.
Os alunos que apresentam os maiores problemas de aprendizagem e de relações interpessoais, com maior dificuldade de integração, problemas sociais e econômicos estudam no período vespertino. A colaboração e participação dos pais na formação na vida escolar dos filhos são precárias, por esse motivo que acreditamos que a educação integral é um caminho para melhor tais problemas.
Temos problemas de indisciplina, gerando constantes conflitos. A direção, muitas vezes, precisa intervir convocando, quando necessário, a presença dos pais ou responsáveis à escola. Algumas turmas do turno vespertino apresentam distorção de série-idade.
Além desses problemas citados, há a preocupação de nossas crianças no período em que não estão na escola. Sabemos que a maioria as famílias estão trabalhando sempre em período integral, deixando seus filhos muitas vezes sozinhos em casa ou pior que isso, nas ruas, expostos a violência, drogas e prostituição.
Há uma preocupação em preparar e dar condições as crianças e adolescentes para que tenham um futuro digno e com igualdade. A implantação de uma Escola de Tempo Integral, acredito ser uma alternativa única que a cidade terá.
Nós vivemos um momento em que a escola deve repensar sua prática, a valorização às atividades ou experiência de seus alunos. A partir disso, a escola poderá complementar com oportunidades de aprendizagem, por meio de atividades educativas diversas e articuladas ao espaço escolar.
O principal objetivo dessa implantação é oportunizar a construção da identidade pessoal do educando; atender às diferentes necessidades de aprendizagem; promovendo assim o sentimento de pertinência e o desenvolvimento de atitudes de compromisso e responsabilidade para com a escola e com a comunidade.
A cidade de Ascurra possui em média 6.000 habitantes, uma economia baseada principalmente na agricultura, com o plantio do arroz. Dispõe de uma biblioteca municipal, poucas indústrias e um número reduzido de comércios (lojas, supermercados e algumas lanchonetes). Quanto a atividades destinadas ao lazer da população, são poucas as opções, apenas um teatro, no qual pertence aos Salesianos e mais usado pelos alunos da escola particular que é o Colégio São Paulo, também pertencente aos padres salesianos.
Há uma proposta municipal que está sendo colocada em prática que é uma praça na cidade com atividades lúdicas, segundo o projeto, haverá academia ao ar livre, quadras para jogos e um espaço para caminhadas. Além disso, a população jovem ( crianças e adolescentes) não terá outro lazer. E a população jovem adulta, sai para outros lugares em busca de diversão; bares, shopping, baladas, shows, etc.
* Quanto ao número de escolas na cidade;
- A Escola de Educação Básica Deputado Abel Ávila dos Santos (Apenas com Ensino Fundamental).
- A Escola de Educação Básica Domingos Sávio (Ensino Fundamental e Médio).
-Colégio São Paulo (Escola Particular).
- Escola Municipal (Ensino Fundamental – 1ª a 4ª série).
* Quanto as atividades relacionadas com música, dança, informática, aulas de inglês ou espanhol, tudo tem uma mensalidade a ser paga e muito alta em relação às condições reais dessa população. Portanto, são poucos os alunos que conseguem se manter nessas atividades extra classe.
O relato abaixo será sobre a escola onde será desenvolvido o projeto de intervenção:
Nome da escola: Escola de Educação Básica Domingos Sávio.
Endereço: Rua Benjamin Constant- Centro.
Telefone: (47) 3383-0264.
Modalidade: Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Atendendo aproximadamente 900 alunos, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
A escola conta com um quadro de funcionários, desempenhando assim suas atribuições, desde o funcionário contratado ao funcionário efetivo.
Dispõe de merendeiras e serventes para os serviços gerais.
O prédio da escola está conservado, dispomos de refeitório, que é no pátio.
Quanto ao atendimento aos alunos no período normal de aulas, considerado uma escola que tenta fazer sua parte dentro do possível e com os materiais que tem disponível.
Os alunos que apresentam os maiores problemas de aprendizagem e de relações interpessoais, com maior dificuldade de integração, problemas sociais e econômicos estudam no período vespertino. A colaboração e participação dos pais na formação na vida escolar dos filhos são precárias, por esse motivo que acreditamos que a educação integral é um caminho para melhor tais problemas.
Temos problemas de indisciplina, gerando constantes conflitos. A direção, muitas vezes, precisa intervir convocando, quando necessário, a presença dos pais ou responsáveis à escola. Algumas turmas do turno vespertino apresentam distorção de série-idade.
Além desses problemas citados, há a preocupação de nossas crianças no período em que não estão na escola. Sabemos que a maioria as famílias estão trabalhando sempre em período integral, deixando seus filhos muitas vezes sozinhos em casa ou pior que isso, nas ruas, expostos a violência, drogas e prostituição.
Há uma preocupação em preparar e dar condições as crianças e adolescentes para que tenham um futuro digno e com igualdade. A implantação de uma Escola de Tempo Integral, acredito ser uma alternativa única que a cidade terá.