Nadia Evelyn Burgos

Nadia Evelyn Burgos

 
Nadia Evelyn Burgos
Wednesday, 1 Sep 2010, 00:27
Apresentem aos seus colegas a distância os dados relevantes ao projeto de intervenção pedagógica observados em suas escolas, comunidades e municípios. Esta é uma oportunidade para que se conheçam diferentes realidades sociais educativas e, quiçá, as mesmas realidades sob diferentes olhares.
Imagem de Rosane Cristina Coelho Pisa
Re: Nadia Evelyn Burgos
por Rosane Cristina Coelho Pisa - Monday, 6 Sep 2010, 21:41
 
REGISTRO DAS CONDIÇÕES REAIS DA CIDADE DE ASCURRA PARA UMA POSSÍVEL IMPLANTAÇÃO DE ESCOLA INTEGRAL INTEGRADA.


Nós vivemos um momento em que a escola deve repensar sua prática, a valorização às atividades ou experiência de seus alunos. A partir disso, a escola poderá complementar com oportunidades de aprendizagem, por meio de atividades educativas diversas e articuladas ao espaço escolar.

O principal objetivo dessa implantação é oportunizar a construção da identidade pessoal do educando; atender às diferentes necessidades de aprendizagem; promovendo assim o sentimento de pertinência e o desenvolvimento de atitudes de compromisso e responsabilidade para com a escola e com a comunidade.

A cidade de Ascurra possui em média 6.000 habitantes, uma economia baseada principalmente na agricultura, com o plantio do arroz. Dispõe de uma biblioteca municipal, poucas indústrias e um número reduzido de comércios (lojas, supermercados e algumas lanchonetes). Quanto a atividades destinadas ao lazer da população, são poucas as opções, apenas um teatro, no qual pertence aos Salesianos e mais usado pelos alunos da escola particular que é o Colégio São Paulo, também pertencente aos padres salesianos.

Há uma proposta municipal que está sendo colocada em prática que é uma praça na cidade com atividades lúdicas, segundo o projeto, haverá academia ao ar livre, quadras para jogos e um espaço para caminhadas. Além disso, a população jovem ( crianças e adolescentes) não terá outro lazer. E a população jovem adulta, sai para outros lugares em busca de diversão; bares, shopping, baladas, shows, etc.

* Quanto ao número de escolas na cidade;

- A Escola de Educação Básica Deputado Abel Ávila dos Santos (Apenas com Ensino Fundamental).

- A Escola de Educação Básica Domingos Sávio (Ensino Fundamental e Médio).

-Colégio São Paulo (Escola Particular).

- Escola Municipal (Ensino Fundamental – 1ª a 4ª série).

* Quanto as atividades relacionadas com música, dança, informática, aulas de inglês ou espanhol, tudo tem uma mensalidade a ser paga e muito alta em relação às condições reais dessa população. Portanto, são poucos os alunos que conseguem se manter nessas atividades extra classe.

O relato abaixo será sobre a escola onde será desenvolvido o projeto de intervenção:

Nome da escola: Escola de Educação Básica Domingos Sávio.
Endereço: Rua Benjamin Constant- Centro.
Telefone: (47) 3383-0264.
Modalidade: Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Atendendo aproximadamente 900 alunos, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

A escola conta com um quadro de funcionários, desempenhando assim suas atribuições, desde o funcionário contratado ao funcionário efetivo.
Dispõe de merendeiras e serventes para os serviços gerais.
O prédio da escola está conservado, dispomos de refeitório, que é no pátio.

Quanto ao atendimento aos alunos no período normal de aulas, considerado uma escola que tenta fazer sua parte dentro do possível e com os materiais que tem disponível.

Os alunos que apresentam os maiores problemas de aprendizagem e de relações interpessoais, com maior dificuldade de integração, problemas sociais e econômicos estudam no período vespertino. A colaboração e participação dos pais na formação na vida escolar dos filhos são precárias, por esse motivo que acreditamos que a educação integral é um caminho para melhor tais problemas.

Temos problemas de indisciplina, gerando constantes conflitos. A direção, muitas vezes, precisa intervir convocando, quando necessário, a presença dos pais ou responsáveis à escola. Algumas turmas do turno vespertino apresentam distorção de série-idade.

Além desses problemas citados, há a preocupação de nossas crianças no período em que não estão na escola. Sabemos que a maioria as famílias estão trabalhando sempre em período integral, deixando seus filhos muitas vezes sozinhos em casa ou pior que isso, nas ruas, expostos a violência, drogas e prostituição.

Há uma preocupação em preparar e dar condições as crianças e adolescentes para que tenham um futuro digno e com igualdade. A implantação de uma Escola de Tempo Integral, acredito ser uma alternativa única que a cidade terá.