Flávia Gomes da Silva Riger
Caríssimos cursistas,
Este espaço tem como objetivo não só a socialização do mapeamento feito por vocês a respeito da escola onde atuam e da comunidade onde ela está inserida, como também servirá para que tirem suas dúvidas a respeito da realização da atividade. Contem-nos como foi o processo de levantamento dos dados, as dificuldades encontradas, o que observaram, etc. Vamos analisar e ver se algumas realidades descritas por vocês nesse fórum são parecidas?
Bom trabalho a todos!!
Estou à disposição,
Flavia - Tutora.
Em Palhoça, nas escolas da Rede Municipal, estão sendo implantadas, gradativamente, atividades complementares, em um projeto com características similares ao Programa Mais Educação.
As experiências vivenciadas, até o momento, nas escolas que oferecem tais ações são bastante motivadoras e salientam a necessidade da Educação Integral no Município. Ampliar o tempo do aluno na escola, oferecendo atividades pedagógicas, esportivas e culturais, além de colaborar com a formação integral do aluno, diminui o índice de violências e retira crianças e adolescentes de situação de vulnerabilidade social.
Farei meu projeto com base na única escola do município de Itapema que está inserida numa comunidade rural e que apesar de não ter um projeto estruturado dentro das perspectivas da Educação Integral e Integrada, vivencia atividades que vislumbram esta proposta.
A Escola Maria da Glória Veríssimo de Farias atua desde a educação infantil até o ensino fundamental atendendo 343 alunos, num prédio com dois andares onde estão dois laboratórios de informática, 16 salas de aula, auditório, biblioteca, escovódromo, pátio coberto e descoberto, área administrativa, refeitório e cozinha.
Na escola têm projetos de captação de água das chuvas, separação de resíduos, horta escolar, pomar, trilhas ecológicas, oficinas de reciclagem de papel, reforço escolar, atividades esportivas, teatrais e de dança, no turno e contra-turno escolar.
Além destas atividades promove a participação da comunidade nas atividades escolares e abre as portas da escola nos finais de semana para que a comunidade possa desenvolver festivais de dança, jogos esportivos e para o Clube de Desbravadores.
Utilizarei os trabalhos existentes nesta unidade escolar e acrescentarei outras idéias para prôpor a educação integral como uma estratégia de melhoraria da qualidade do ensino e um caminho para o exercício da cidadania no bairro Sertão do Trombudo em Itapema.