Flávia Gomes da Silva Riger

 
Flávia Gomes da Silva Riger
Wednesday, 1 Sep 2010, 00:22
Apresentem aos seus colegas a distância os dados relevantes ao projeto de intervenção pedagógica observados em suas escolas, comunidades e municípios. Esta é uma oportunidade para que se conheçam diferentes realidades sociais educativas e, quiçá, as mesmas realidades sob diferentes olhares.
Flavia
Re: Flávia Gomes da Silva Riger
por Flavia Gomes da Silva Riger - Thursday, 2 Sep 2010, 18:01
 

Caríssimos cursistas,

Este espaço tem como objetivo não só a socialização do mapeamento feito por vocês a respeito da escola onde atuam e da comunidade onde ela está inserida, como também servirá para que tirem suas dúvidas a respeito da realização da atividade. Contem-nos como foi o processo de levantamento dos dados, as dificuldades encontradas, o que observaram, etc. Vamos analisar e ver se algumas realidades descritas por vocês nesse fórum são parecidas?

Bom trabalho a todos!!

Estou à disposição,

Flavia - Tutora.

Imagem de Josiane Cristina Couto
Re: Flávia Gomes da Silva Riger
por Josiane Cristina Couto - Friday, 3 Sep 2010, 10:09
 

Em Palhoça, nas escolas da Rede Municipal, estão sendo implantadas, gradativamente, atividades complementares, em um projeto com características similares ao Programa Mais Educação.

As experiências vivenciadas, até o momento, nas escolas que oferecem tais ações são bastante motivadoras e salientam a necessidade da Educação Integral no Município. Ampliar o tempo do aluno na escola, oferecendo atividades pedagógicas, esportivas e culturais, além de colaborar com a formação integral do aluno, diminui o índice de violências e retira crianças e adolescentes de situação de vulnerabilidade social.

Imagem de Joana Valeria Espindola Custodia
Re: Flávia Gomes da Silva Riger
por Joana Valeria Espindola Custodia - Friday, 3 Sep 2010, 19:42
 
Como moro na mesma comunidade que leciono fica evidente que observo a necessidade que o projeto de educação integral seja de fato uma necessidade para as nossas crianças tão privadas em relação a ter um lugar com caracteristicas visiveis de conhecimento onde elas possam permanecer e sentir que de fato a educação é o caminho para conquistas futuras.
Imagem de
Re: Flávia Gomes da Silva Riger
por - Monday, 6 Sep 2010, 13:11
 

Farei meu projeto com base na única escola do município de Itapema que está inserida numa comunidade rural e que apesar de não ter um projeto estruturado dentro das perspectivas da Educação Integral e Integrada, vivencia atividades que vislumbram esta proposta.

A Escola Maria da Glória Veríssimo de Farias atua desde a educação infantil até o ensino fundamental atendendo 343 alunos, num prédio com dois andares onde estão dois laboratórios de informática, 16 salas de aula, auditório, biblioteca, escovódromo, pátio coberto e descoberto, área administrativa, refeitório e cozinha.

Na escola têm projetos de captação de água das chuvas, separação de resíduos, horta escolar, pomar, trilhas ecológicas, oficinas de reciclagem de papel, reforço escolar, atividades esportivas, teatrais e de dança, no turno e contra-turno escolar.

Além destas atividades promove a participação da comunidade nas atividades escolares e abre as portas da escola nos finais de semana para que a comunidade possa desenvolver festivais de dança, jogos esportivos e para o Clube de Desbravadores.

Utilizarei os trabalhos existentes nesta unidade escolar e acrescentarei outras idéias para prôpor a educação integral como uma estratégia de melhoraria da qualidade do ensino e um caminho para o exercício da cidadania no bairro Sertão do Trombudo em Itapema.