Soraia Carolina de Melo
tudo bem com vocês?
Nosso tempo para a discussão nesse espaço é curto, então convido vocês a fazer suas colocações o quanto antes, porque essa troca de informações será importante para nos despertar questões sobre as quais ainda não havíamos pensado. Vamos lá?
Um abraço,
Soraia.
Re: Soraia Carolina de Melo
Re: Soraia Carolina de Melo
Um abraço,
Soraia.
Legal Claudinara! Os CEIs de modo geral já atendem de maneira integral né, já que geralmente as mães são trabalhadoras e só buscam as crianças de tardezinha.
O CEI é municipal de Fpolis?
E o CEI atende a todas as crianças de modo integral ou algumas ficam só meio período?
Por que que ele não atende outras faixas etárias da ed inf? Falta espaço?
CEI É EM JOINVILLE NO BAIRRO PETRÓPOLIS E TEMOS POUCAS VAGAS TEM CÇAS QUE ESTÃO SEM ATENDIMENTO POR SER UM ESPAÇO PEQUENO, MAS ASSOCIAÇÃO JUNTAMENTE COM DIREÇÃO PAIS E PROFESSORAS ESTAMOS REIVINDICANDO UM ESPAÇO MAIS AMPLO E DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DAS NOSSAS CÇAS.
Eu não consegui visualizar suas anotações no diário, você está com alguma dificuldade para fazê-las? Está recebendo minhas mensagens? Precisa de ajuda?
Que tal partir dessa colocação que fez aqui no fórum para começar a anotação lá?
Caso você não tenha recebido minhas mensagens eu reenvio, porque acho que elas ajudam a orientar as anotações.
Um abraço,
Soraia.
Re: Soraia Carolina de Melo
A escola que eu trabalho já está inserida no Projeto de Escola Integrada. Este projeto iniciou em 2004 com a proposta desafiadora de modernizar o processo de ensino-aprendizagem. Entendo que um dos pilares do projeto é a ampliação do espaço e do tempo escolar, tornando possível implantar novas disciplinas e aprofundar nos temas curriculares para o melhor aprendizado do aluno.
Nesses quase 7 anos de Projeto Escola Pública Integrada, vem obtendo plenos resultados que é melhorar o ensino-aprendizado e com reflexos significativos na sociedade, permitindo aos pais trabalhar com mais tranqüilidade, sabendo que seus filhos estão bem assistidos. Como professora que faço parte desse processo, sei que muito há por ser feito e melhorado e principalmente trazer a comunidade para participar deste processo.
Trabalho numa escola estadual que participa do Programa MAis Educação do Governo Federal.
O Programa visa prioritariamente atender as escolas que tiveram baixo Indice de Desenvolvimento da Educação Basica (IDEB).
Na minha escola, o Projeto está em processo de adaptação e atende crianças do 3º ano a 8ª série. No ano passado a escola já fazia parte do projeto, mas este, não deslanchou já que as coordenadoras tinham muitas dúvidas sobre a quem e como atender.
Neste ano o projeto está fluindo. Temos atividades de reforço escolar em matemática e letramento. Há também atividades de dança, teatro, pingue-pongue e uma banda de fanfarra.
As crianças atendidas, são prioritariamente, aquelas com defasagem idade/ série, as que apresentam dificuldades em matemática ou português e as que se apresentam em situações de risco.
As crianças e adolescentes recebem 3 refeições diárias, com uma dieta balanceada, acompanhada por uma nutricionista.
A escola fica no município de São Jose, numa região com altos indices de criminalidade, famílias carentes, trafico de drogas, entre outros problemas que impedem que a população se desloque e frequente locais que oferecem acesso ao crescimento intelectual, cultural e social das familias.
Só é uma pena que muitos alunos inscritos no projeto ainda não estão frequentando. As famílias ainda não perceberam a importancia do projeto para o desenvolvimento da criança.
Também não há uma efetiva troca de informações entre os professores do projeto e nós professores do turno regular. Falta tempo para essa comunicação, esssa interdiscplinariedade.
Acredito que na minha escola está um meio termo, acontece educação integral quando esta oferece atividades extra curriculares que envolvem atividades artisticas, esportivas e intelectuais ampliando o tempo escolar. POrém falta essa integração com a comunidade em geral, a ampliação para outros alunos e para a comunidade e atividades mais diversificadas.
Re: Soraia Carolina de Melo
espero que esteja tudo bem com vocês.
Observando suas colocações neste fórum, venho trazer algumas questões para vocês refletirem a respeito, que acho que podem ajudar nessa etapa final do curso.
1. Vocês estão pensando na concepção pedagógica dos projetos nos quais estão inseridas ou estão observando? Tentaram observar isso nas colocações das colegas?
2. Nessas observações, vocês têm levantado questões que surgiram com a leitura e participação nos módulos anteriores do curso (o Módulo X deve ajudar nesse ponto)?
3. Vocês estão tentando lançar um olhar problematizador sobre o objeto que estão observando? Lembrando que esse olhar, crítico, é necessário para que novas propostas possam ser feitas.
Bem, espero que essas questões contribuam para o trabalho que estamos fazendo, e desejo a todas um ótimo feriado.
Um abraço,
Soraia.