Adriana Cristina da Silva
Trabalho numa escola que já implantou o projeto de Educação Integral e Integrada desde 2004.
Nossa escola atende a porção mais carente do bairro, uma comunidade que caracteriza-se por um intenso fluxo migratório, tanto de entrada como de saída de pessoas, oriundas de diversas partes do estado e do restante do país. Esta condição itinerante de uma parte considerável de seus moradores, se reflete negativamente no desenvolvimento educacional das crianças, privadas da continuidade de um processo de ensino-aprendizagem.
Os alunos que frequentam a Escola Integral Integrada são da 1ª a 4ª série. Cada turma fica 3 dias por semana no período integral, os outros 2 dias eles vêm só no turno regular.Os alunos tem disciplinadas ampliadas como literatura, jogos matemáticos, educação tecnologica, história local, ingles, cultura e movimento.
Os alunos almoçam na escola, onde cada um serve seu prato no buffet, também aprenderam a usar os talheres. É muito bom ver o desenvolvimento de cada um, saber portar-se à mesa. Também tem os lanches nos dois períodos, matutino e vespertino.
Olá Andréia!
A tua participação é muito importante! Espero que outras colegas também utilizem esse espaço, assim como fizeste, para trocarem experiências acerca da proposta da 1ª parte do módulo IX.
Pela tua descrição creio que tens um material riquíssimo para o mapeamento e, posteriormente, para a elaboração do projeto.
Abraço,
Adriana