Programação

  • Apresentação do Curso

    Este curso é parte do Projeto de Extensão nº 201917875 intitulado "Custos de Produção e Precificação de Produtos de Qualidade" do Laboratório de Estudos Rurais da UFSC.

    Estrutura do Curso

    O curso possui 20 horas e ocorre essencialmente a distância, sendo dividido em 4 tópicos. Utiliza a plataforma Moodle para disponibilizar orientações, conteúdos, tarefas, video aulas, Fóruns e um encontro on line live associada a cada tópico.

    Número de inscritos: 50 vagas

    Público Alvo: estudantes da UFSC e comunidades externa, especialmente, agricultores, gestores de empreendimentos rurais e profissionais das ciências agrárias.

    Carga horária: 20 horas

    Estratégia de ensino aprendizagem: O curso utiliza um caso de um produto agrícola, parte de unidade de produção agropecuária para realização das atividades associadas a cada tópico. Disponibiliza informações básicas para que seguindo a sequência lógica do próprio curso para apurar o custo de produção do caso indicado, coincidindo com o passo a passo da elaboração, cálculo e análise do custo de produção.

    Conteúdo disponibilizado por meio de material básico: cartilha do curso, estudo do caso, vídeo aulas sobre cada um dos conteúdos. Monitor para dúvidas disponível em horários previstos.  Cada um dos tópicos de conteúdo possui um encontro virtual do instrutor e participantes via sistema de web conferência Google Meet (4 encontros 1 hora/semana), conforme cronograma a ser disponibilizado.

    Cada tópico possui uma atividade que será disponibilizada aos alunos conforme cronograma a ser apresentado abaixo.

    Ementa: Gestão dos custos; passo a passo para elaboração de custos de produção; levantamento e acompanhamento de dados, uso de planilhas e softwares; depreciação, margem líquida e bruta, custo unitário 

    Avaliações/exigência para certificado

    O curso possui uma atividade semanal cujo peso 0,5 e a entrega do exercício final (planilha do custo de produção com peso 8,0 A  nota mínima atribuída as avaliações será de 0.0  a 10.0, sendo que para aprovação e emissão de certificado o participante deverá atingir nota 6.0 na média ponderada.

    O recebimento do certificado do minicurso está também está associado a participação nos encontros virtuais semanais (75%) 

    Contatos 

    Email de contato do professor e coordenador: cristiano.desconsi@ufsc.br

    Email  do Tutor: mondardo01@hotmail.com

  • Unidade 1: .Gestão dos custos em sistemas agroecológicos

    Conteúdo:  04/10/2022 a 10/10/2022 
    Custo e resultado econômico:  Finalidade e premissas; Metodologias de apuração; Passo a passo do custo operacional de produção; Especificidades de sistemas agroecológicos e circuitos curtos
    ROTEIRO DE ESTUDO:
    1) Estudar a Lição 1 _ Pressupostos dos custos de produção.

    2) Participar da Live - especificidades do sistemas agroecológicos e circuitos curtos no dia 06/10
    3) Assistir o vídeo aula 1: Passo a passo do custo operacional de produção ( a ser disponibilizado dia 05/10)
    4) Atividade: Leitura do texto e postar um comentário no fórum.
    • O custo de produção é uma definição que busca mensurar e atribuir valor (R$) a todos os recursos mobilizados para obter um determinado produto ou período.

      A referência do CUSTO está associada ao USO de um dado recurso e sua quantidade para produzir determinados produtos.

      Os autores observam que sua principal função está relacionada a dois pontos: i) auxiliar no controle e planejamento técnico e financeiro das atividades produtivas. Permite indicar quanto devo produzir e dar base para estabelecer os preços de venda dos produtos. Neste quesito, quando geralmente os custos são comparados com as receitas realizadas ou estimadas, assim, trata-se de uma metodologia central para calcular e analisar o resultado econômico de empresas e unidades de produção; ii) orientar a definição de políticas públicas direcionadas para determinados segmentos produtivos, como por exemplo, definir parâmetros de valores a serem financiados no custeio de atividades  agropecuárias, de acordo com diferentes aportes tecnológicos e regiões.

      Nas décadas recentes alguns autores indicam que levantar, calcular e monitorar os custos de produção consiste em uma das principais técnicas para efetivar a gestão dos empreendimentos e unidades de produção agropecuárias. É neste sentido, que este documento pretende auxiliar aos profissionais que pretendem definir estratégicas de levantamento, cálculo e análise de custos, como ferramentas para auxiliar a administração dos seus empreendimentos nos níveis do controle, decisão, planejamento e organização.

  • Unidade 2_Dimensionamento e acompanhamento dos custos

    Conteúdo:  11/10/2022 a 17/10/2022:

    Mapeamento da organização e fluxos do sistema de produção – custos conjuntos e específicos; Elaboração de caderneta de registro; Apuração das receitas; Inventário dos ativos fixos; Estratégias de levantamento de informações (mensuração).
    Roteiro de estudo:
    i) Estudar a Lição Metodologia dos custos conjuntos
    ii) Participar da Live dia 13/10 para sanar dúvidas e apresentação dos conteúdos da semana.
    iii) Estudar a Lição _Apuração da Receita Bruta e Lição Estratégias para levantamento de dados.
    iv) Conhecer alguns modelos de levantamento e acompanhamento de dados de campo.
    v) Realizar a atividade "planejando uma caderneta de campo"
    • Conheça a metodologia dos custos conjuntos e específicos e como ela pode ser útil em sistemas agroecológicos.

    • Dicas para apuração da  Receita Bruta.

    • O que fazer quando não há registro de informações técnicas e produtivas do ciclo produtivo ou período no empreendimento que queremos apurar o custo de produção?

    • Caderneta de campo criada para acompanhamento do custo de produção de farinha de mandioca. A planilha foi construída levando em consideração a organização e funcionamento do empreendimento (engenho de farinha) e os fluxos de insumos, produtos e receitas de um ciclo produtivo. Também tomou como base preços em nível local e unidades de medida que fazem sentido para as pessoas envolvidas nos engenhos.

    • Conheça as cadernetas agroecológicas. Um projeto que objetivou dar visibilidade (econômica) a produção realizada pelas mulheres agricultoras. Para isso, criou uma metodologia baseada no registro da produção e sua destinação feito pelas próprias agricultoras. Aqui você encontra um guia de uso e o caderno (caderneta utilizada para anotar cada produto, quantidade e o que foi colhida. 

    • Objetivo: Criar uma caderneta de campo para um sistema agroecológico específico:

      Instruções: Baixe o arquivo em word e salve com seu nome. Leia atentamente observando o caso e as duas questões. responda as questões utilizando o próprio documento. No caso do modelo da caderneta você pode criar as tabelas neste arquivo em word ou em doc separado para enviar por aqui.

  • Unidade 3. Cálculos e lançamentos planilhas e softwares

    Conteúdo: 18/10/2022 a 24/10/2022

    Inventário e Cálculo da depreciação; Uso das informações levantadas; Distribuição no ciclo/período de despesas; Cálculos dos custos de insumos e serviços próprios; Mão de obra própria e contrada; Uso de planilha básica e softwares para cálculos


    ROTEIRO DE ESTUDO:
    1) Estudar a Lição Como calcular a depreciação?
    2) Participar da Live 3 agendada para o dia 20/10
    3) Assistir o Video Aula Custos de Insumos e serviços próprios da unidade de produção
    4) Realizar a Atividade da Unidade 3 sobre Cálculo da depreciação.
    • Uma das formas de contabilizar o uso dos recursos permanentes da propriedade nos custos é calculando o valor do desgaste decorrente do uso, conhecido como cálculo da depreciação.

      As depreciações fazem parte do Custo Operacional Total

    • Objetivo: Aplicar a fórmula do cálculo da depreciação.

      Procedimento: 

      a) Baixe o arquivo em Excel e salve no seu PC. 

      b)Nesta planilha terá as informações de um Inventário de Máquinas, equipamentos e Benfeitorias que são usados para os sistemas agroecológicos. Faça o cálculo aplicando a fórmula que estão na "Lição Como calcular a depreciação" e o rateio (células em azul).

      c) Salve o arquivo com seu nome e envie por aqui. Caso tenha dificuldade em enviar por aqui pode enviar por email.

  • Unidade 4_ Análise dos resultados e gestão dos custos

    CONTEÚDO: 26/10/2022 A 03/11/2022

    - O resultado econômico: Margem Bruta, Líquida e Lucro.
    - O peso dos custos, a relação entre produção/receita/custos remuneração do trabalho e capital, margem bruta e líquida, composição dos custos e suas implicações.
    - Tomadas de decisão

    ROTEIRO DE ESTUDO
    1) Estudar a Lição "Três perguntas e respostas sobre o trabalho familiar/próprio.
    2) Participar da Live 4 (última) sobre tabulação da caderneta e análise.
    3) Conhecer um exemplo de caderneta com tabulação e resultados.
    • Entenda como contabilizar o trabalho familiar/próprio nos custos de produção de sistemas agroecológicos.

    • Os dados registrados na caderneta de campo, precisam ser tabulados para chegarmos ao Total dos Custos Conjuntos e Específicos. Veja um possível modelo de tabulação dos resultados. 

      Observação: a planilha ainda não está com as fórmulas completas para este trabalho de tabulação e nem com exemplos do preenchimento. Nos próximos dias atualizaremos a mesma contemplando esta parte também.

    • Analise os resultados do acompanhamento de um sistema agroecológico, apresentado na planilha abaixo. 

      Observe o resultado de cada uma das áreas, bem como  de cada um dos produtos. Considere também o comparativo com o preço médio de venda.

      Faça os seus comentários no quadro em azul disponível na própria planilha e envie o arquivo por aqui.