Apuração das Receitas.

O custo de produção quando comparado com a receita bruta gerada pelo produto em um ciclo produtivo ou período torna-se um dos principais procedimentos para avaliar e acompanhar o desempenho econômico.

Como apurar as receitas?

A principal informação consiste em mensurar a produção obtida e multiplicar pelo preço de venda. Mas você deve estar atento à:

i)                  É comum que a comercialização do que foi produzido em um período ou ciclo produtivo ocorra gradativamente. Por isso, é fundamental dispor do acompanhamento das vendas e dos respectivos preços recebidos em cada um delas (que podem ser diferentes). No caso de sistemas agroecológicos é comum que a comercialização ocorra para diferentes canais, como feira, Células de Consumo Responsáveis, PNAE, entrega em supermercados do municipio etc.

ii)               Nem toda a produção de um produto é comercializada diretamente. Recomenda-se considerar a parte que foi para o autoconsumo familiar ou estocada como receita, ou "trocada" para receber outro produto ou serviço em troca. O preço a ser adotado pode ser o preço de comercialização.

iii)            Quando o produto será transformado (processamento, agroindustrialização) na própria unidade de produção, cabe calcular o custo de produção do produto resultante considerando o produto inicial como insumo (matéria-prima) para o mesmo ao valor do custo apurado. Ex: se o milho que estamos calculando o custo será destinado integralmente para alimentação dos vacas leiteiras da unidade de produção. Quando eu apurar os custos da produção de leite, considero o milho ao seu preço de custo no subgrupo alimentação.

Última atualização: terça-feira, 11 out. 2022, 21:29