Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)

Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)

 
Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
Sunday, 12 Sep 2010, 13:58
 
matematica
Profª Anelise Gamba
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Anelise Beatriz Gamba - Wednesday, 15 Sep 2010, 17:01
 
Olá! Dei uma olhada no Módulo, mas preciso de mais leitura pra discutir...e como sou Profª de Ed. Física, pretendo participar e colaborar nesse fórum, pois tenho trabalhado com Amarelinha nos anos iniciais...gostaria de desenvolver melhor esse trabalho integrado com o professor no ensino da Matemática!!!
Até logo!


eu
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Beatriz Helena Nogueira Turco - Wednesday, 15 Sep 2010, 21:06
 

Imagem de Bianca Costa Silva de Souza
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Bianca Costa Silva de Souza - Sunday, 26 Sep 2010, 19:39
 
Olá Beatriz,

ao visualizar o seu arquivo não consegui compreender a proposta. Me parece que as informações estão incompletas.
Você pode verificar?
Um forte abraço
Tutora Bianca

Imagem de Taise Martins Santos
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Taise Martins Santos - Monday, 20 Sep 2010, 11:12
 
Desde a faculdade tenho muitas dificuladades em inserir a matemática no trabalho interdisciplinar. Minha area é história e  consigo intercalar bem as tecnicas e conteudos da artes, do portugues, geografia e até ciencias. A matemática fica relegada a alguns trabalhos de complementaçao do conteudo, como se fosse obrigada a estar no projeto... dai coloco algum detalhe. Acredito que isso se dá pela falta de conhecimento meu da area, por isso a conversa com professores da area é válida. E por isso vim aqui espiar o fórum.
Olá desejo a todos um ótimo curso
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Marcia Regina de Pinho - Monday, 20 Sep 2010, 22:40
 

Olá Taíse! A melhor maneira de tentar realizar um trabalho interdisciplinar, é dialogando com teus colegas de outras disciplinas e nas paradas pedagógicas aproveitar este espaço que geralmente estão todos os professores, para pensar juntos, as possibilidades para fazer acontecer este trabalho interdisciplinariedade na Escola. 

Bjo, Marcia Pinho

Olá desejo a todos um ótimo curso
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Marcia Regina de Pinho - Monday, 20 Sep 2010, 23:09
 

Olá Anelise! Com certeza leia o módulo. Depois converse com a professora de matemática, e pense  em atividades que vocês possam estar integrando.

Bjo, Marcia Pinho

Imagem de Jaqueline Ferreira Machado de Borba
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Jaqueline Ferreira Machado de Borba - Tuesday, 28 Sep 2010, 12:41
 

Matemática

D' Ambrósio (1991,p.1) afirma que  " há algo errado com a matemática que estamos ensinando.  O conteúdo que tentamos passar adiante através dos sistemas escolaresé desinteressante e inútil".

  Evidenciam, a urgência de uma reflexão acerca de novas estratégias pedagógicas que contribuam para a facilitação do processso de ensino aprendizagem, ao mesmo tempo estimulem nos alunos o pensamento independente, o que lhes permitirá a utilização de recursos e instrumentos úteis no seu cotidiano.

Aluna: Jaqueline F. Machado de Borba

Pólo: Araranguá

Imagem de Joana Valeria Espindola Custodia
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Joana Valeria Espindola Custodia - Wednesday, 29 Sep 2010, 21:45
 

A matemática tem que ser trabalhada de forma que a mesma seja dismistificada , a criança ja houve falar desde sedo que matemática é dificil ela tem que perceber que ela faz parte da nossa realidade do cotidiano esta presente em todos os momentos

Imagem de Hadriana Nunes da Silva
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Hadriana Nunes da Silva - Monday, 20 Sep 2010, 09:35
 
No jogo de amarelinha , onde a abordagem lúdica interligando todas as disciplinas, problematizando regras e suas resoluções , trabalhando conceitos de cidadania, envolvendo a família no processo. Num relato de Rubem Alves – Escola da ponte, /Portugal, um das primeiras ações foi trazer os pais para a escola, eles iam ao mercado ,a igreja , dentre outros porque não a escola.
Sabemos a necessidade do envolvimento de todos. No modulo IX, cita Torres( 2003), que escola, família, comunidade e instituições sociais organizem-se como uma comunidade de aprendizagem.
Imagem de Daiane Graca da Silva Caetano
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Daiane Graca da Silva Caetano - Monday, 20 Sep 2010, 21:52
 

Acredito que a famosa Matemática é um problema para muitos de nós professores quando lidamos com conceitos que não conseguimos compreender bem lá no nosso tempo de escola.

Muitas vezes é complicado fazer com que a criança compreenda algo que para nós é tão óbvio e  para muitos deles também.

Estou lidando inclusive neste momento com alunos que têm uma enorme dificuldade em compreender a tabuada. Eu não peço para que decorem, quero apenas que entendam a sistematica obvia de como se compõe a tabuada.

Confesso de que não é fácil, uso jogos, diversas estratégias, atividades diferenciadas, mas fazê-los entender é complicado.

Mas é isso mesmo né, somos professores e estamos aí para pensar e repensar a diferentes formas para promover a aprendizagem do maior número de alunos possível.

Olá desejo a todos um ótimo curso
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Marcia Regina de Pinho - Monday, 20 Sep 2010, 22:29
 

Olá Daiane! estas no caminho certo, pois o  papel do educador é levar o aluno  a experimentar atividades diversificadas, e mudar as estratrégias facilitando assim, o entendimento do aluno e o gosto pela disciplina de matemática. Sabemos que não é fácil, e que é um trabalho lento. É isso aí, pensar e repensar, e avaliar o trabalho constantemente.

Bjo, Marcia Pinho 

Imagem de
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por - Thursday, 23 Sep 2010, 08:06
 
Olá,
o trabalho interdisciplinar é fundamental para que a educação ocorra de forma integrada!
Olá desejo a todos um ótimo curso
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Marcia Regina de Pinho - Thursday, 23 Sep 2010, 20:22
 

Olá Chris! Com certeza,  nós professores, não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais nós professores temos que trabalhar em conjunto, por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas nesse projeto. Esses  trabalhos que envolvem a interdisciplinariedade motivam os alunos. E o resultado é muito bom.

Um abraço, Tutora Marcia Pinho 

Eu
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Natália de Souza Sinatra - Sunday, 26 Sep 2010, 16:53
 

Olá!

Concordo contigo, como é difícil ensinar matemática, aliás não ensiná-la, mas o complicado é que as crianças compreendam o seu processo.

A tabuada, eles já entendem como é feito o processo, mas mesmo assim, tem uma grande dificuldade em aplicá-la.

Outro ponto difícil é nas quatro operações, em um momento eles sabem resolvê-las, no dia seguinte muitos já esqueceram todo o processo.

Graças a Deus isso acontece com a minoria, mas infelizmente acontece, e tento de todas as formas para que esses também consigam sanar suas dúvidas e efetivar com clareza o uso da tabuada e das quatro operações.

Sucesso!

Eu
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Natália de Souza Sinatra - Sunday, 26 Sep 2010, 16:54
 

Olá!

Concordo contigo, como é difícil ensinar matemática, aliás não ensiná-la, mas o complicado é que as crianças compreendam o seu processo.

A tabuada, eles já entendem como é feito o processo, mas mesmo assim, tem uma grande dificuldade em aplicá-la.

Outro ponto difícil é nas quatro operações, em um momento eles sabem resolvê-las, no dia seguinte muitos já esqueceram todo o processo.

Graças a Deus isso acontece com a minoria, mas infelizmente acontece, e tento de todas as formas para que esses também consigam sanar suas dúvidas e efetivar com clareza o uso da tabuada e das quatro operações.

Sucesso!

Eu
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Natália de Souza Sinatra - Sunday, 26 Sep 2010, 16:54
 

Olá!

Concordo contigo, como é difícil ensinar matemática, aliás não ensiná-la, mas o complicado é que as crianças compreendam o seu processo.

A tabuada, eles já entendem como é feito o processo, mas mesmo assim, tem uma grande dificuldade em aplicá-la.

Outro ponto difícil é nas quatro operações, em um momento eles sabem resolvê-las, no dia seguinte muitos já esqueceram todo o processo.

Graças a Deus isso acontece com a minoria, mas infelizmente acontece, e tento de todas as formas para que esses também consigam sanar suas dúvidas e efetivar com clareza o uso da tabuada e das quatro operações.

Sucesso!

Imagem de Rafaela Fernandes Martins
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Rafaela Fernandes Martins - Friday, 24 Sep 2010, 15:25
 
Penso que a disciplina de Matemática é uma mais importantes.
É nesta disciplina que geralmente nos deparamos com o maior número de alunos desinteressados, por acharem dificil, ou seja não entendem.
Porém penso que ao se realizar um trabalho de forma a mostrar aos alunos o uso da matemática no seu dia-a-dia pode vir a contribuir para seu interesse pela disciplina e aproveitamento do conteúdo.
Devemos ser capazes de ‘partir’ um problema em passos lógicos e resolvê-lo passo a passo, usando técnicas e teoremas que muitas vezes são o resultado de anos de aprendizagem. O raciocino que temos de desenvolver para a resolução dos problemas Matemáticos pode, e deve, ser utilizado em muitas outras áreas do conhecimento e da nossa vida e é a grande mais valia que esta disciplina traz ao comum dos cidadão.
Imagem de Dilma Nienköetter da Silva
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Dilma Nienköetter da Silva - Saturday, 25 Sep 2010, 21:01
 

Olá colegas de curso !!!!

A primeira coisa que devemos ter em mente é o planejamento:

O que, para que, e para quem, definir metas, onde queremos chegar.

Enquanto a matemática for tratada como um monstro, ela sempre será mais difícil, mas se for bem planejada, sua fluência será bem melhor.

Na Educação Física podemos usar o Exame Biométrico, que casa muito bem com matemática. Partindo desse conceito podemos planejar várias atividades envolvendo peso, altura, IMC, frequência cardíaca e inúmeros outros ítens, onde já entra também a disciplina de ciências, claro que língua portuguesa está em todas, porque é a língua que falamos.

Dá trabalho, mas é possível.

Um abraço Dilma - Blumenau.

Imagem de Emanuela da Silva Strunck
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Emanuela da Silva Strunck - Wednesday, 29 Sep 2010, 12:26
 

Concordo c/ você Dilma! Muitas vezes tratamos a Matemática como uma disciplina extremamente difícil, repleta de formulações e regras que poucos entendem... Mas, na verdade, assim como no Português, a Matemática está presente em tudo! Interessante as "ligações" que você faz em suas aulas de Ed. Física. Parabéns!

Abraços,

Tutora Emanuela.

Eremir
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Eremir Raymundo - Tuesday, 19 Oct 2010, 09:42
 
Olá!
Estudando o módulo percebi a maneira de desmistificarmos a matemática para nossos alunos já crescidos e para as crianças, mostrar que a matemática não é um "bicho papão". Trabalhar de forma lúdica é a forma mais prazerosa que existe tanto para as crianças quanto para os adolescentes e adultos. Aprender brincando, formulando questões, resolvendo problemas que fazem parte do contidiano possibilita o aluno a se movimentar, pensar, questionar, opinar, intervir, reconstruir e partilhar conhecimento.
Eremir - Balneário Piçarras
Olá desejo a todos um ótimo curso
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Marcia Regina de Pinho - Tuesday, 19 Oct 2010, 15:02
 

Olá, Eremir!

Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações dos alunos com outras pessoas.
     O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse dos alunos envolvidos. A aprendizagem através de jogos, como dominó, quebra-cabeça, palavras cruzadas, memória e outros permite que os alunos façam da aprendizagem um processo interessante e divertido.

Quando nossos alunos brincam, demonstram prazer e alegria em aprender. Eles têm oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos. Dessa forma é desejável buscar conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar. E assim, mostramos para nossa comunidade escolar que a matemática não é um "bicho papão".

Um abraço, tutora Marcia Pinho.

 

Profª Anelise Gamba
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Anelise Beatriz Gamba - Thursday, 7 Oct 2010, 15:56
 
Olá Dilma!
Gostei de ler sobre a EF e ter lembrado sobre o Exame Biométrico, IMC...essa prática mtas vezes é feita sem dar uma função a ela: recolhe-se os dados,o aluno observa e mtas vezes foge da balança,rs...e ficam engavetados ou anotados nos diários de classe, por isso, quando é feito!!! Hoje já temos claro que é função da escola alertar sobre o sedentarismo, e promover a prática de atividade física, melhorando qualidade de vida do indivíduo/aluno, prevenindo a obesidade. Então é função da EF trabalhar com esses dados. Tenho trabalhado com alunos dos anos finais sempre fazendo o cálculo do IMC e observando na tabela a situação de cada aluno. É Matemática! E de arrepiar com a dificuldade dos alunos em dividir e entender a fórmula...Esse ano a professora de Matemática dos 9º anos já tem um trabalho de cálculo de IMC na Sala de Informática, trabalhando com os dados de peso e altura que passei a ela. Assim, fazemos um trabalho integrado, e significativo para os alunos. Aqueles que se observa fora das margens aceitáveis, do sobrepeso indo para obesidade ou mesmo abaixo do peso,deve-se encaminhar e ter uma ação determinada com especialistas da escola, pode ser a psicóloga, mas o ideal tbém é um encaminhamento com nutricionista se possível e,verificar o que está sendo oferecido de alimentação na escola. Aqueles que se encontram acima do peso, verifica-se qual atividade física faz no seu dia a dia, ou encaminhar para uma atividade física, indicando alguma atividade oferecida seja na escola ou mesmo algum projeto a ser desenvolvido que promova uma melhora do seu bem estar.
Imagem de Maristela dos Santos Simão
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Maristela dos Santos Simão - Sunday, 10 Oct 2010, 23:46
 
Concordo contigo Rafaela, o ensino da Matematica é importantíssimo, e seu aprendizado se reflete no dia a dia das pessoas. Principalmente quando esse foi deficitário na escola. Sabemos que é dever da escola organizar esses conhecimentos para que sejam apropriados pelo educando, podendo transformar, junto com outras areas de conhecimento, o sujeito em um cidadão pleno. Concordo também que as dificuldades são inúmeras e cabe não só ao professor mas também às gestões educacionais em todos os níveis, a escolar por exemplo, a integração com a comunidade que também deve fazer parte do processo, ou seja, deve ser construido coletivamente da forma mais democrática possível. E pode começar pelas propostas criativas e interessantes que você vem propondo como professora de Matemática ao longo do curso, que devem ser aplicadas e socializadas com outros colegas.
Imagem de Grace Mendonca Theodoro
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Grace Mendonca Theodoro - Sunday, 26 Sep 2010, 19:41
 
matematica - No jogo(lúdico), o processo de aprendizagem acontece em todo momento e isto torna o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso pois o aluno sente vontade e prazer em aprender.
Imagem de Gabriela Goularte de Souza Miguel
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Gabriela Goularte de Souza Miguel - Sunday, 26 Sep 2010, 20:36
 

Olá colegas de cruso

A minha escola é integral, e trabalho matemática jogos é muito legal, pois quando entro as crianças ficam feliz com meus jogos deixando e desmistificando a matemática como um bicho de sete cabeças.

abração a todos

Imagem de Elza Pascoalina de Souza Grott
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Elza Pascoalina de Souza Grott - Monday, 27 Sep 2010, 11:31
 

A matemática torna-se prazerosa quando utilizamos da criatividade para desenvolver as atividades, estas deverão exigir que os alunos transcedam seu conhecimento, exigindo o uso do raciocínio rápido, criando a competitividade entre eles, fazendo-os pensar.As atividades diferenciadas, faz com que não cansem. Pode-se utilizar de cruzadinhas, problemas ilustrados, adivinhações, elaborações de problemas que poderá ser em grupo ou individual, e tantas outras atividades. Se houver criatividade, a matemática deixará de ser um problema.

Imagem de Shirley Camargo
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Shirley Camargo - Monday, 27 Sep 2010, 20:01
 

Os jogos constituem um espaço privilegiado para a aprendizagem e, quando bem utilizados, ampliam possibilidades de compreensão através de experiências significativas que se propõem. Seu caráter lúdico permite que inúmeras relações de naturezas diversas sejam feitas quase incansavelmente, numa quantidade bem maior do que com exercícios e propostas únicas e restritas. Porém o jogo enquanto possível elemento pedagógico não é em si o transmissor de conhecimentos. Além disso, os jogos por seu caráter coletivo permitem que os alunos troquem informações, façam perguntas e explicitem suas idéias, estratégias e concepções numéricas avançando em seu processo de aprendizagem.

 

          Em matemática, utilizar brincadeiras como atividade freqüente significa abrir um canal para explorar idéias referentes a números de modo bastante diferente do convencional. Enquanto brinca, a criança pode ser incentivada a realizar contagens, comparações de quantidades, identificarem algarismos, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar a aprendizagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético. O brincar proporciona oportunidades de perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura, além da geometria com suas noções de posição no espaço, de direção e sentido, discriminação visual, memória visual e formas geométricas.

Imagem de
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por - Monday, 27 Sep 2010, 20:48
 

Olá, leciono língua inglesa e consigo trabalhar matemática interdisciplinarmente. Ensinando figuras geométricas, números, as 4 operações principais, descobrindo códigos,bingo,liga-pontos...Basta sabermos onde queremos chegar e planejar atividades diferenciadas e criativas.

Até mais,

Lucinéia

Pólo Blumenau

Imagem de
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por - Friday, 1 Oct 2010, 07:46
 

 É verdade Lucinéia! E, por meio dessas atividades diferenciadas, eles conseguem internalizar mais facilmente os numerais em inglês reforçando o pensamento lógico.

Abraços.

Imagem de Ione Catarina Felette
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Ione Catarina Felette - Tuesday, 28 Sep 2010, 22:59
 
Concordo com você Shirley, que o lúdico é a forma mais inteligente para tornar o processo ensino-aprendizagem muito mais significativo e prazeroso tanto para quem aprende quanto para quem ensina. E nada mais interessante do que aprender brincando e,com amarelinha então as possibilidades são muitas, além do resgate das brincadeiras que envolve toda uma questão cultural, e que também pode aproximar as famílias que em muitas instituições estão distantes e desmotivadas permanecer dentro das mesmas, pois na maioria das vezes sua presença é solicitada apenas para reclamações.
Imagem de Emanuela da Silva Strunck
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Emanuela da Silva Strunck - Wednesday, 29 Sep 2010, 12:32
 

Interessantes suas colocações Elza! Muitas dessas atividades criativas dependem do comprometimento do professor, do seu pensar e repensar, do seu planejamento, dos objetivos a serem alcançados a partir de determinados conteúdos e atividades. Certamente os alunos sairão ganhando c/ atividades dinâmicas e criativas, se sentirão parte do processo ensino- aprendizagem.

Abraços,

Tutora Emanuela.

Imagem de Patrícia Maria Vargas de Lima
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Patrícia Maria Vargas de Lima - Sunday, 3 Oct 2010, 18:07
 

Olá pessoal!

As colocações de todos estão muito interessantes e instigantes. Percebo que aprendemos a separar as áreas do conhecimento desde muito cedo e ao tentarmos fazer o caminho inverso, surgem dificuldades para o nosso raciocínio. Como alguns já falaram anteriormente, a matemática está no nosso cotidiano e em alguns momentos não é nem necessário que as crianças saibam conceituar racionalmente e teoricamente os conteúdos matemáticos. Mais importante que isto é que vivenciem a matemática (o professor sim, deve saber o que está fazendo e propondo). Trabalhando com crianças da educação infantil e dos anos iniciais, percebe-se a enorme dificuldade que muitas apresentam em relação ao espaço de seu próprio corpo e o domínio do mesmo (muitas não tem nem espaço para brincar) e quando estão com 3 anos (ou menos) nos orgulhamos que saibam mexer no computador (que triste)! Apoio todas que defendem a inclusão de jogos como forma de explorarmos a matemática na educação integral e integrada. E quantas coisas podem ser exploradas ao analisarmos uma obra de arte (tamanho, profundidade, ângulos...), ao analisarmos a natureza (a simetria, o tempo, espessuras, tamanhos...), ao saírmos na rua (organização das ruas e da cidade como um todo...), e infinitas possibilidades. Como conseguimos em um determinado momento da história "des"integrar estes conhecimentos???

Abraços Patrícia Lima

Profª Anelise Gamba
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Anelise Beatriz Gamba - Thursday, 7 Oct 2010, 16:07
 
Olá Patrícia!
Gostei do q tu escreveu e concordo em refletir o pq de 'desintegrar' conhecimentos...desculpem colegas professores, mas as vezes penso q existe um egoísmo ou mesmo uma disputa entre os próprios professores dentro de uma mesma escola pra ver quem ensina mais ao seu! aluno. Na verdade o q esquecem é que cada aluno é nosso aluno! Ninguém quer 'mexer no queijo' do outro, e sim devemos ter o foco na formação integral do aluno!
Quando tu fala da inclusão dos jogos matemáticos, considero um recurso no ensino tal qual a informática, como uma oficina? a ser oferecida em escola integral e integrada. Nada mais prazeroso do que o lúdico e os recursos da tecnologia...tudo com equilíbrio!
* REGI *
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Regiane Regis Momm - Wednesday, 13 Oct 2010, 12:45
 

Ao se observar um caminho lúdico (como, por exemplo, o jogo da amarelinha) entorno do fazer matemático pode-se considerar em sua amplitude, que os alunos deverão ser capazes de: valorizar a matemática como instrumento de interpretação multidisciplinar; reconhecer sua própria capacidade  de raciocínio matemático; desenvolver o interesse e o respeito pelos conhecimentos desenvolvidos pelos companheiros;  aplicar os conhecimentos adquiridos com a atividade lúdica na resolução de problemas individuais e coletivos e ainda, desenvolver procedimentos de cálculo - mental, escrito, conceitos de geometria - através da observação, bem como da resolução das operações que lhe são apresentadas. Tudo isso, faz pensar que a matemática está muito mais presente na vida cotidiana do que aparentemente se pode supor.

Olá desejo a todos um ótimo curso
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Marcia Regina de Pinho - Wednesday, 13 Oct 2010, 19:04
 

Olá, Regiane!

Com certeza o cotidiano está impregnado dos saberes próprios da cultura.  A todo instante, os indivíduos estão comprando, classificando, quantificando, medindo, explicando, generalizando, inferindo e, de algum modo, avaliando. Usando os instrumentos materiais e intelectuais que são próprios à sua cultura.

A atividade matemática na escola não deve ser a de olhar para coisas prontas e definitivas, mas de construir e se apropriar de um conhecimento que poderá servir para compreender e transformar sua realidade. 

Um abraço, Tutora Marcia Pinho.

perfil
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por Norma Beatriz da Silva - Sunday, 17 Oct 2010, 19:42
 
Na minha prática em relação a matemática procuro sempre partir do concreto para o abstrato e desafiar a criança a encontrar sua forma de solucionar o problema, seja por qual representação for. as crianças paraecem chegar ao fim das series inicias com derta resistencia à disciplina, o que poderia ser evitado com a metodologia de trabalho agradavel e cativadora.
Imagem de
Re: Fórum 02 - Matemática (Tutores moderadores: Emanuela, Patrícia, Maristela, Márcia Pinho)
por - Friday, 5 Nov 2010, 14:54
 

   Trabalhar a matemática através do lúdico auxilia e muito na aprendizagem, tornando assim, prazeirosa para os/as alunos/as. Na escola a criança deve envolver-se com atividades matemáticas que a educam, construa a aprendizagem de forma significativa, pois o conhecimento matemático se manifesta como uma estratégia para a realização das intermediações criadas pelo homem, entre sociedade e natureza.