Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)

 
Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
Sunday, 12 Sep 2010, 13:59
 
arte
eu
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por Beatriz Helena Nogueira Turco - Wednesday, 15 Sep 2010, 23:27
 

Oi pessoal.

Acredito que a arte pode modificar questões e trazer para ser discutido  assuntos, que fazem parte do dia a dia e nem percebemos que devem ser modificados, para melhor convivência, qualidade de vida de trabalho, etc.

A arte pode trazer através de sua interpretação e discussão, pela comunidade escolar a mudança de paradigmas.

Ao discutirmos por exemplo as guerras podemos discutir se elas são necessária nos dias de hoje, se o preconceito religioso é responsável por guerras contra pessoas inocentes, se elas são na verdade motivadas por questões finaceiras e de poder, mascaradas por questões de defesa, etc. 

Um abraço.boca aberta

Beatriz Turco - pólo Joinville

jpeg
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por Daiane Eccel - Friday, 17 Sep 2010, 15:37
 

OLá Beatriz! Seja bem-vinda em nosso fórum! Concordo com suas observações com relação a arte. Para mim, ela é, sem dúvida, uma excelente porta de entrada para experiências relevantes na EII, pois ela permite de forma harmônica, a integração entre várias disciplinas e campos do conhecimento de formas bastante diferenciadas. É claro que é possível que se faça isso também com todas as demais disciplinas, mas devida a sua amplitude, é inegável o papel importante que artes assume!

Beijos,

Dai

Imagem de Dilma Nienköetter da Silva
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por Dilma Nienköetter da Silva - Saturday, 25 Sep 2010, 22:03
 

Artes ou Arte!!!

Quão ampla ela é.

 Na pintura, quanta mistura, pura química. Em perspectiva ou rasa, dependendo da imagem ou paisagem, cada realidade demonstrando ou retratando sua história, no seu devido tempo e espaço.

No carnaval, toda uma história contada através de suas alas e alegorias, quanta gente empenhada neste enredo para fazer a escola brilhar.

Carnaval é pura interdisciplinaridade, envolve todas as disciplinas.

Fotografia - através das imagens, conhecemos povos, costumes, natureza e toda sua história.

Teatro e música é uma riqueza só.

Para seguir em frente, temos que planejar, isto tudo é muito contagiante e desafiador.

Um abraço Dilma - Blumenau

Imagem de Juselane Benate Theodoro
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por Juselane Benate Theodoro - Sunday, 26 Sep 2010, 11:39
 

Olá Dilma, concordo com você, a Arte é mesmo muito rica, está presente o tempo todo em nosso dia a dia. Acredito que, pelo que lemos em todos os módulos do curso, ela é uma disciplina, dependendo da forma como direcionamos nossas aulas, presente em todas as áreas do saber.

Um abraço,

Juselane - Tubarão

Imagem de
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por - Monday, 27 Sep 2010, 09:19
 

Olá, pessoal,

Concordo com vocês sobre a pluralidade da arte, no sentido de tratar-se de uma manifestação que não se fecha em épocas, classes sociais (elite intelectual) ou individuais (os artistas). A arte, sob esse ponto de vista plural de qual falamos, é a manifestação da liberdade criativa do homem. Através de qualquer manifestação artística, o homem pode CRIAR SENTIDOS (ou, para quem tem receio de usar o verbo "criar", o homem pode DAR SENTIDOS) para o mundo a sua volta. Sob essa perspectiva, alta e baixa cultura, arte e artesanato, tudo é arte, ou melhor, "artes", no plural, como comentou a Dilma.

Mas como levar esse conceito plural de arte para o ensino? Essa é a questão...

O que vocês acham?

Abraço

Eremir
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por Eremir Raymundo - Tuesday, 19 Oct 2010, 10:04
 
Olá Dilma!
Trabalhar a disciplina de Artes na escola é um desafio para o educador que trabalha na interdisciplinaridade, pois os demais educadores (outras disciplinas) não percebem o quanto podemos usufruir das artes para fundamentar as teorias da língua portugues, história, geografia, química, física...
E quando voce cita o carnaval, nossa! há vivência melhor? Nós, brasileiros vivenciamos no carnaval a mistura de cores, raças, histórias, territórios, sensações...
Um abraço!
Eremir
Imagem de Ione Catarina Felette
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por Ione Catarina Felette - Tuesday, 5 Oct 2010, 20:56
 
Olá Daiane, sua fala sobre a importância da arte no contexto da EII, é de fundamental importância para nos educadores que temos a possibilidade de integrar as disciplinas e áreas do conhecimento,proporcionando assim aprendizagens significativas e relevantes no contexto educacional e social.
jpeg
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por Daiane Eccel - Wednesday, 13 Oct 2010, 10:59
 

Obrigada Ione! Eu de fato acredito no que eu disse, pois penso que é nossa função - dos educadores - de estabelecer as pontes necessárias entre o ensino das artes (em suas mais diversas manifestações) e os demais campos de aprendizagem.

Abraço,


Daiane

Imagem de Shirley Camargo
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por Shirley Camargo - Saturday, 9 Oct 2010, 17:48
 

   Olá pessoal,

 

           A educação é uma das ações que definem nossa humanidade: o ser humano transcende seu status animal, pois vai além dos instintos: compreende, reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A busca do homem através da arte é sempre     uma busca de compreender e transformar a realidade.

          Arte é um importante trabalho educativo na EII, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.

        No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se de maneira divertida e inteligente, aproveitando as potencialidades de cada individuo.

 

 Shirley

* REGI *
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por Regiane Regis Momm - Wednesday, 13 Oct 2010, 15:54
 

Uma aprendizagem em arte é significativa quando a criança e o adolescente são levados a percursos de desafios estéticos, que vem produzir processos de criação lúdica, cognitiva e sensivel.

O que se pretende nas aulas de arte, acima de tudo, num contexto de educação integral e integrada, não é apenas identificar um objeto artístico no seu tempo, mas apreendê-lo a partir de um olhar do hoje, isto é, o passado é significativo quando responde a indagações  do presente e projeta o futuro.

Imagem de
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por - Thursday, 14 Oct 2010, 20:22
 
Também acredito que a arte (e nela penso também a literatura) pode ser apreendida a partir de um olhar de agora.
Um filme, uma pintura, uma dança, uma escultura, um livro... podem ser levados em consideração a partir de todo o contexto histórico e de produção - e entrelaçar arte e história, geografia, ciências, português!!!... Mas também, é possível lançar sobre esse objeto um olhar a partir de agora, e nessa perspectiva, um olhar comparativo e crítico (os exemplos trazidos pela Beatriz ilustram um pouco dessa questão).
O fato é que a arte também pode colocar em choque diferentes valores, crenças e culturas. E mais uma vez, o aluno vai, pouco a pouco, aprendendo a "ler" o mundo...

Abraços,

Laíse
Imagem de Clara Regina Portela
Re: Fórum 05 - Artes (Tutores moderadores: Flávia, Abel, Laís e Daiane)
por Clara Regina Portela - Monday, 25 Oct 2010, 21:59
 

Educação é um processo de construção de identidades. Na educação artística, ver, interpretar e fazer objetos artísticos são meios de formação de identidades, porque a mudança existe na medida em que se aprende: a nossa aprendizagem modifica a nossa identidade subjetiva (Freedman, 2003, p. 2). Mas a educação não é só um processo de formação de identidades é também um processo de transformação social. E, nesse contexto, os eixos transversais da educação para a sustentabilidade, cidadania e diversidade cultural têm tudo que ver no mundo em que vivemos.

As artes são uma via de conhecimento, caracterizado pela utilização constante de estratégias de compreensão, propondo questões, como a universalidade ou a variedade da experiência humana, similares às que podem ser levantadas pelos físicos sobre a ordem e o caos ou os modelos de representação do universo (Eisner, 1997). No contexto dos desafios que presenciamos, a educação artística tem um papel essencial a desenvolver. Mas terá, certamente, que passar pela sua reformulação, pelo seu questionamento como área de conhecimento, pela indagação dos seus limites, pela criação de outros paradigmas de arte e de educação artística, e do papel do professor de educação artística. Talvez ela tenha que se lançar também na experimentação de novos modelos, tanto em contextos formais como não formais da educação ou na intersecção do formal e do informal. Como área fugidia entre educação, artes e cultura, vivendo muitas vezes à margem do currículo em projectos extracurriculares que envolvem toda a comunidade, ela será talvez a mais propícia a experimentar novos territórios e novas metodologias.

Segundo Hernández (1997), a educação artística tem justificado a sua importância como área curricular por diferentes razões ao longo da sua história. Os argumentos que a justificam revelam o espírito da época e a visão, muitas vezes política, do que pretende ser a sociedade do futuro. Porque a educação artística contribui para a educação moral das crianças, através do cultivo da sua vida espiritual e emocional; porque as crianças devem poder projetar os seus sentimentos e as suas emoções e o seu mundo interior através da arte.