
Fórum 03 - História/Geografia (Tutores moderadores: Flávia, Nadia e Soraia)

Cada um desses fóruns está disponível para que vocês discutam os conteúdos dos módulos anteriores e do Módulo X, principalmente pensando nas temáticas de seus projetos/trabalhos finais.
Nesse sentido, caso seu projeto discuta História e/ou Geografia na perspectiva de Educação Integral e Integrada, utilize esse fórum. Caso seja um projeto que envolva várias disciplinas, o fórum também está aberto, assim para quem queira participar por achar interessante. Entretanto, a tarefa de vocês nesse módulo consiste em participar no fórum que melhor couber em seu projeto (com o intuito de ajudar vocês na construção do projeto), as outras participações são opcionais.
Não se preocupem em postar as mensagens nos fóruns do/a tutor/a que vem acompanhando vocês, e sim pela temática de seu trabalho. Lembrando sempre que a participação nos demais fóruns é aberta.
Um abraço!
Soraia - tutora a distância.
Oi Soraia, a base do pmeu projeto está sendo História e Geografia pois pretendo desenvolver com o projeto o sentimento de pertença na comunidade. Como o municipio e a escola sao novos há de se fazer um resgate da identidade local, pois acredito que isso influenciará muito na consolidadação de uma identidade passotorrense. Fora isso a Educação patrimonial e o resgate da memória trazem toda a tematica a cerca da educação ambiental pois pressupoe-se que deva haver preservação e todos os sebntidos. As artes sao grandes ferramentas neste trabalho que engloba o portugues nas produções textuais. Enfim, com a História (minha formação) estou delineando o projeto.
Abraço, Taise
Sua proposta me parece muito interessante, e parece fazer muito sentido na comunidade para a qual se destina. Vejo que você parte da sua área de formação mas tem como intenção englobar outras disciplinas. Talvez no seu caso - mais do que no caso de projetos mais fechados - seja interessante você circular também por outros fóruns que possam acrescentar na sua discussão, nas áreas que não são, digamos assim, de seu "domínio".
Um abraço, e mantenha o diálogo!
Soraia - tutora a distância.
Olá Taise, penso que voce está no caminho certo, eu como professora de geografia e História acredito que o resgate da identidade local é muito oportuno.E importante envolver a questão ambiental, onde com a chegada de novos moradores este ambiente tem sido um tanto modificado.
Abraço, Dilma Silva
Olá Taise,
Trabalho numa escola integral, e por ser assim, nossas crianças têm a disciplina de História Local (área de História) e Turismo (área de Geografia) e, graças a isso, elas têm a possibilidade de aprender muito sobre a história local e regional por meio de pesquisa e visitas. Sempre que se tem verba, os professores das áreas procuram passear com seus alunos visando esse aprendizado in loco, com sua culminância por meio de exposições, produções...
Oi Soraia.
Concordo plenamente com o texto sobre história e geografia.
E acredito no trabalho que comece pela prórpia criança e sua história. O que também acaba falando e registrando a história da própria escola, registrando assim esta também, para que as gerações futuras, que alí estudarão, terem referências e até orgulho pela história de sua escola.
Não farei um projeto e sim um relato sobre uma escola de Joinville que tem o projeto de EPI da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e acho importante levantar o histórico de implantação deste projeto na escola, e o histórico da comunidade, se este foi levado em conta para a escola desta unidade para a implantação da EPI. além disso quero verificar de o formato deste projeto contempla uma educação integral e integrada ou somente de horário imtegral.
Para isso os registros históricos e geográficos são importantes para a compreensào do relato no tempo e local.
Um abraço.
Beatriz Turco - pólo Joinville
Olá Beatriz!
Com toda certeza o aprendizado da História e Geografia, mas não só, que comece valorizando os conhecimentos prévios dos alunos, será muito mais significativo para eles. A valorização da cultura local, da comunidade onde a escola encontra-se inserida e das memórias favorece o sentimento de pertencimento e, consequentemente, promove a preservação do patrimônio )material ou imaterial). Talvez seja o caso de pensarmos no porquê de tantas crianças e adolescentes depredarem os prédios de suas escolas. Será que significa que eles não se sentem pertencentes àquela realidade, embora sejam alunos da escola?
A valorização das histórias locais, que pode ser feita inclusive coletando memórias dos antigos moradores, traz consigo a ideia de que todas as pessoas têm histórias e que essas histórias têm o seu valor. As histórias individuais fazem parte de um enredo maior, de uma história coletiva.
Achei bem interessante sua proposta de análise, a partir de um relato, do projeto que está sendo desenvolvido numa escola em Joinville. Com toda certeza seu trabalho só tem a enriquecer, futuramente, o projeto que já encontra-se em andamento.
Bom trabalho!
Um Abraço,
Flavia - Tutora.
Olá profª Soraia pretendo elaborar meu projeto dentro da ária de geografia envolvento outras áreas também. No momento estou ainda lendo algum material para decidar como dar início o mesmo. Estou também dando uma olhada nos outros foruns e também participando do debate para enriquecer melhor minhas ideias.
Abraço Dilma Silva
O estudo da história nos ajuda a entender o processo de trnsformação da natureza, da sociedade e do modo de vida da humanidade.
Penso que presente que vivenciamos hje é uma reflexo de atitudes costumes de nossos ntepassados. Então vem a importancia de conscientizar nossos alunos a valorizar a cultura e a história de seus descendentes.
Olá Karla, realmente o passado está presente hoje, de alguma forma, num hábito, numa crença, numa ideologia. As formas de compreender o mundo e construi-lo são fruto também das relações que estabelecemos com o passado e com os antepassados.
O estudo da história e geografia nos trazem elemntos pra conhecer o homem e a ocupação dele no espaço e tempo.
abraços - Luzia
Olá pessoal !!!!
Apesar de minha formação em geografia, não pretende focar o projeto apenas nesta área. Sem dúvida ela estará contemplada na medida em que nossa escola está inserida em um contexto histórico e geográfico específico e isto se reflete na realidade cultural, econômica , social, ambiental da comunidade escolar.
Pretendo aproveitar as potencialidades elencadas na mandala dos saberes, para propor algumas ídeias acerca de um projeto de educação integral e integrada, adequado a nossa realidade.
Abraços
Olá Karla !!!
Muito pertinente seu comentário. O sentido da frase nos faz entender e compreender muito bem o passado com o presente que vivemos.
Só se aprende história podendo relacionar o passado com o presente, entendemos melhor o porquê de muitos fatos, e também aprendemos a valorizar a cultura e suas transformações, tornando-nos cidadãos melhores para a humanidade.
Um abraço Dilma Nienkoetter da Silva - Blumenau
Concordo com você. Como dizia a minha professora de história a dona Léa, "A história veste uma roupa nova". Relembrando o passado percebemos que a história se repete porém com falas e ações diferenciadas, e é nesse momento que o professor precisa ter o conhecimento e a sensibilidade de despertar no aluno a curiosidade sobre sua história, sobre os acontecimentos no passado que influenciam o presente. E na geografia também sofremos influência do tempo histórico, tudo muda, tudo se transforma.
Eremir - Balneário Piçarras
Olá colegas,
Eu como professora de língua portuguesa, tenho visões diferentes e penso que na sociedade do conhecimento em que estamos começando a viver a Educação e o livro passam a ter grande importância.
“A medida da educação de uma sociedade toma como referência o grau de analfabetismo da população. Ler e escrever, hoje – não se perca de vista que nem sempre foi assim – , é parte integrante da realidade humana. Em princípio, é menos homem quem não sabe ler e escrever”. Uma nova forma de pensar. Por isto há uma necessidade de pensarmos numa nova maneira de ensinar história e geografia.
Os livros de História e de Geografia têm como ponto de vista que, na atual conjuntura, o que ele deve procurar é dar uma visão de mundo aos jovens leitores, de acordo com suas faixas etárias.
No que se refere especificamente ao ensino da História e da Geografia, o trabalho com projetos representa uma solução para o professor. Através deles, ele poderá trabalhar de forma mais flexível com uma maior diversidade de conteúdos, indo além daqueles tradicionalmente abordados nos livros didáticos. Além disto, os projetos permitem integrar conteúdos da História e da Geografia entre si e também com conteúdos das demais áreas de conhecimento, sobretudo a Língua Portuguesa. Essa integração proporciona ao aluno a oportunidade de estabelecer relações entre fatos, conceitos e procedimentos das diferentes áreas para o entendimento de um fenômeno social ou natural. Isto é especialmente interessante quando se pretende que os alunos construam compreensões cada vez mais amplas sobre uma mesma temática, vindo a percebê-la desde diferentes pontos de vista.
Shirley
Como um compromisso a história, a geografia encontram-e nas suas relações com a memória. O direito à memória faz parte da cidadania cultural e revela a necessidade de reflexão sobre a preservação, sobre a constituição do patrimônio cultural diverso e múltiplo, evidenciando ainda mais a importância para a formação de uma memória social sem exclusões e discriminações. É necessário chamar a atenção do aluno para esses lugares de memória", lugares, sobretudo, pertencentes num tempo e espaço produzidos historicamente e, em torno dos quais se travam os debates e os impasses na implantação da escola integral. Além disso, contribui para "pensar a educação a partir do par experiência/sentido" (BONDÍA, 2002, p. 10).
A educação desenvolve quatro pilares básicos: aprender a «conhecer», aprender a «fazer» aprender a «interagir» e aprender a «ser», (Delors, 1998) como elementos fundamentais para que as pessoas aprendam a viver e a conviver com as diferenças? Estarão os sistemas educativos a proporcionar oportunidades de aprendizagem para que os cidadãos consigam desenvolver uma gestão pessoal, profissional e colectiva? Estará a escola inserida na sociedade como um todo? Estaremos a caminhar para uma educação que promova o desenvolvimento comunitário? Ou estaremos apenas imersos em grandes discursos?
Como promover uma transformação? Qual é o ensino que promove o diálogo com o aluno? Qual é o espaço que o habita? São questões importantes que não devem ser esquecidas pelas dificuldades do cotidiano, pois estão presentes na realidade e por meio da consciência e da reflexão contribuem para a melhoria do ensino.
O estudo da História e da Geografia possibilita, aos/as alunos/as, a compreensão da sua história, da posição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações, individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza, têm conseqüências — tanto para si como para a sociedade. Permite também que adquiram conhecimentos para compreender as diferentes relações que são estabelecidas na construção do espaço geográfico no qual se encontram inseridos, tanto em nível local como mundial, e perceber a importância de uma atitude de solidariedade e de comprometimento com o destino das futuras gerações.