10. Exportação dos dados

Após manipularmos dados no software R, podemos criar tabelas de interesse e exportá-las no formato necessário. Veremos neste tópico os principais formatos para exportar seus dados.

10.1 Exportação para a extensão CSV

O pacote readr oferece algumas opções de exportação de dados diretamente do ambiente de trabalho. Suas funções são análogas às funções nativas de exportação.

Neste tópico iremos apresentar a função write_csv(). Esta possui dois argumentos principais:

  • x: recebe o objeto (data.frame, tibble, etc) que será exportado do R e;
  • file: o caminho onde será salvo e o nome do arquivo contendo a extensão.

Veja um exemplo de exportação de uma das bases que montamos neste módulo para a pasta do diretório “Meus documentos” do seu computador.

Perceba como você escreveu a posição das barras! A escrita do caminho do arquivo é fundamental para a exportação: "C:/Usuários/PC/Meusdocumentos/base_menor_curso.csv")

Caso esteja utilizando a estrutura de projetos (.Rproj) não será necessário todo esse caminho, pois ele salvará no diretório padrão do projeto de forma automática.

Acompanhe o script abaixo e replique-o em seu RStudio:

# Salvando a tabela {base_menor} em seu computador na pasta "Meus documentos"
write_csv(x = base_menor,
          file = "C:/Usuários/PC/Meus documentos/base_menor_curso.csv")

Agora abra o diretório que escolheu para salvar o arquivo e veja que ele estará disponível com o nome “base_menor_curso” do tipo .csv.


As funções write_csv() e write_csv2() se diferem principalmente pela exportação com separador vírgula ou ponto e vírgula, respectivamente.


10.2 Exportação para a extensão XLSX

Uma opção para exportação no formato Microsoft Excel é um pacote auxiliar chamado writexl.

Esse pacote é muito parecido com o readxl, apresentado no início desse módulo, e sua principal função é write_xlsx(), que grava um objeto data.frame e tibble no formato .XLSX. Seus argumentos são parecidos com os citados anteriormente, veja:

  • x: recebe o objeto (data.frame, tibble, etc) que será exportado do R e;
  • path: o caminho onde será salvo e o nome do arquivo contendo a extensão xlsx.

Acompanhe o script abaixo e replique-o em seu RStudio:

install.packages("writexl");library(writexl)
# Salvando a tabela {base_menor} em seu computador na pasta "Meus documentos"
write_xlsx(x = base_menor,
           path = "C:/Usuários/PC/Meusdocumentos/base_menor_curso.xlsx")

Agora abra o diretório que escolheu para salvar o arquivo e veja que ele estará disponível com o nome “base_menor_curso” do tipo .xlsx.


Para mais informações sobre o tipo de arquivo disponível para exportação de dados acesse os links abaixo para consulta de pacotes que oferecem muitos recursos:


Próximo módulo

Pronto, chegamos ao final do nosso módulo! Agora você é capaz de manipular seu banco de dados e transformá-lo com o apoio do R. Acesse os demais módulos deste curso para colocar em prática as análises de dados rotineiras para vigilância em saúde.

Até o próximo módulo!