Assista ao vídeo de apresentação do módulo 1




Análise de dados na vigilância em saúde: introdução ao software R - Inicial

Nos últimos anos, a sociedade vem acumulando importantes desafios em saúde que evidenciam e reforçam a importância da vigilância em saúde e de suas ações de investigação e nas medidas de prevenção e controle de doenças. As respostas sanitárias baseadas em informações qualificadas e oportunas são essenciais para o controle das doenças, para a comunicação transparente com a sociedade e para se obter melhores desfechos em saúde. Ao mesmo tempo, sabemos como é agitada a rotina de trabalho na vigilância e como é complexo o gerenciamento de todos os dados em saúde. Assim, pensando em ajudar na produção da informação em saúde de forma qualificada e ágil este curso foi estruturado para você. 

Por exemplo, você:

  • Já imaginou ter todas as suas rotinas de análise de vigilância em saúde prontas com um clique?

  • Já se perguntou como pegar informações diretamente do Datasus e transformá-las em um gráfico, tabela ou série histórica de forma automatizada? Isso mesmo que você leu: automatizada!

  • Pensou em produzir diversos informes epidemiológicos, de todos os agravos de notificação compulsória em menos de 2 minutos?

  • E, ainda mais, ter os informes epidemiológicos de todos agravos e notificação compulsória de forma instantânea online?


Isso parece revolucionário, não é mesmo? Não só parece, como é! Você conseguirá em pouco tempo qualificar, agilizar e facilitar seu trabalho. Para isso nós utilizaremos a linguagem de programação R. Sim, você precisará dedicar um pouco de tempo para instalar o programa e aprender comandos básicos. Mas a recompensa a esse esforço será imensurável, poupando-lhe muitas e muitas horas de trabalho a partir de agora e lhe habilitando a produzir análises muito interessantes em sua rotina de trabalho.


Neste curso iremos te ensinar a realizar análise de dados para vigilância em saúde utilizando o R. Ensinaremos que uma vez dominada a linguagem, você poderá operacionalizar análises de uma forma muito mais completa e sem retrabalhos.

Aproveite o curso!


Ao final deste módulo, você será capaz de:

  1. Conceituar a linguagem R.
  2. Apontar as vantagens de uma linguagem de programação para análise de dados.
  3. Instalar o R e o RStudio.
  4. Executar comandos básicos na interface gráfica RStudio.
  5. Criar e salvar scripts.
  6. Instalar pacotes.
  7. Compreender e praticar boas práticas de organização de arquivos para análise de dados.


1. Introdução ao R

1.1 O que é R?

R é uma linguagem de programação que permite trabalhar com dados, realizar análises, gerar gráficos, entre diversas outras aplicações.

O seu uso vem apresentando um crescimento considerável nos últimos anos, sendo uma das linguagens de análises estatísticas mais utilizadas no mundo.

Por ser uma linguagem de programação, ela permite que você possa escrever um roteiro de instruções (chamado de script), que serão interpretadas e executadas por um computador.

Esta linguagem de programação funciona por meio de uma sequência de comandos escritos (ou códigos), pelos quais você consegue realizar uma diversidade de tarefas.

1.2 Por que R?

Completamente gratuito e acessível

  • É uma linguagem de programação gratuita e de livre distribuição (não são cobradas taxas de licença).

  • Pode ser utilizada em todos os sistemas operacionais: Windows, Linux, Mac OS e Unix.

  • Várias extensões para análises de dados são desenvolvidas diariamente e disponibilizadas gratuitamente.


Colaboração e compartilhamento

  • Possui uma ampla e crescente comunidade de compartilhamento de códigos e colaboração;

  • Na epidemiologia o R é muito utilizado, permitindo desde análises simples a mais robustas que reduzem o tempo de resposta a situações que exigem ações rápidas de saúde pública.

  • É amplamente utilizado em universidades, empresas e instituições públicas do mundo inteiro.

  • Usuários do mundo todo podem elaborar seus próprios códigos para atenderem a demandas específicas e compartilhá-los online com outros usuários.

  • Vários pesquisadores e autores de livros na área de estatística, epidemiologia, ecologia, demografia, geografia disponibilizam seu material na internet, inclusive a equipe de desenvolvimento da linguagem.


Automatização de tarefas e reprodutibilidade

  • Os scripts feitos no R podem ser reproduzidos facilmente em diferentes computadores.

  • Tarefas realizadas rotineiramente podem ser automatizadas, economizando o tempo empenhado em tarefas repetitivas e diminuindo o número de cliques que, frequentemente, são necessários para repetir uma tarefa em outros softwares.

  • Permite criar relatórios em diversos formatos - como PDF, HTML, Word e LaTeX de forma automatizada e mais ágil.

  • Permite criar dashboards, sites e gráficos interativos de forma automatizada.

  • O R permite uma integração com diversas plataformas, programas, base de dados e até mesmo outras linguagens de programação.

  • Bases de dados muito grandes não podem ser abertas em softwares convencionais. No R você poderá abri-las e analisá-las.