Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)

Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)

 
Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
Sunday, 12 Sep 2010, 13:58
 
ciencias
jpeg
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Daiane Eccel - Tuesday, 14 Sep 2010, 12:31
 

Olá pessoal! Sejam bem vind@s ao nosso fórum!

Para retomar as questões referentes ao ensino das ciências da natureza, vamos tentar pensá-las no contexto da Educação Integral e Integrada. Tanto no módulo VI quanto no módulo X, observamos como as questões da pedagogia cultural, do uso de mídias áudio visuais e do nosso contato cotidiano com os diversos espaços ao nosso redor, podem modificar nossa forma de enxergar de de ensinar as ciências da natureza. Eu convido vocês a refletirem um pouco sobre isso e escrever como vocês acham que todos esses recursos podem nos ajudar a melhorar o ensino das ciências da natureza na sala de aula possibilitando que ele possa se dar de forma mais integrada.

eu
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Beatriz Helena Nogueira Turco - Wednesday, 15 Sep 2010, 23:05
 

Oi pessoal.

Acredito que pode-se fazer o uso das tecnologias para registrar o entorno da escola ou o bairro onde a escola está inserida, para registrarmos a natureza ou o ecossistema onde ela está inserida e a partir deste começarmos um projeto, não só na disciplina de ciências ou biologia mas, com relação a todas as disciplinas do curriculo escolar.

Podemos usar as tecnologias também para pesquisar a respeito dos assuntos que trataremos e nas apresentações dos resultados e até aplicações destas pesquisas.

Um abraço a todos.boca aberta

Beatriz Turco - pólo Joinville

jpeg
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Daiane Eccel - Friday, 17 Sep 2010, 15:43
 

Beatriz,

O legal disso é que é perfeitamente possível "juntar" a utilização das mídias com o estudo dos nossos arredores. É o "artificial" completando, enriquecendo o natural não é?

Abraços,

Daiane

Imagem de Dilma Hermenegilda da Silva
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Dilma Hermenegilda da Silva - Monday, 20 Sep 2010, 20:44
 

   

       Olá Beatriz muito boa a sua fala sobre a mídia, é de grande importância esse momento de pesquisa para os alunos na internet, eu sendo professora de geografia, após expor alguns temas gosto de ir até a sala de computação com os alunos, ali eles irão visualizar o que ouviram.

      É muito importante também após você expor o assunto levá-los para um passeio no ambiente natural, onde eles também podem registrar com uma câmara fotográfica ou filmadora e depois apresentar através da mídia ou mesmo murais de fotografias.

    Abraço Dilma Silva

Profª Anelise Gamba
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Anelise Beatriz Gamba - Thursday, 7 Oct 2010, 16:14
 
Olá! Sou da EF e vim dar uma olhada no fórum...gostei de focar nas tecnologias!
Tenho trabalhado com alunos dos anos finais, e posso dizer que uso as tecnologias na EF, com mto prazer! E vejo que temos o dever de proporcionar atividades de interação com o uso de recursos de mídias, desde um trabalho enviado por email ao professor até sua apresentação no datashow...Deixo aqui um relato sobre o trabalho realizado recentemente com alunos dos 9ºanos sobre Eventos Esportivos:
http://cemvereadorsanta.blogspot.com/2010/09/trabalhos-dos-9s-anos-do-cem-vereador.html
Imagem de Jaqueline Ferreira Machado de Borba
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Jaqueline Ferreira Machado de Borba - Wednesday, 29 Sep 2010, 12:40
 

Oi pessoal

"As ciências podem ajudar as crianças a pensarem de maneira lógica sobre os fatos cotidianos e resolver problemas práticos e elementares. Tais técnicas intelectuais se mostrarão valiosas em qualquer lugar que vivam e em todo trabalho que desenvolverem. As ciências e suas aplicações à tecnologia, podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. (HARLEN, 1993,P.28)

 " As ciências e a tecnologia são atividades socialmente úteis que esperamos se façam familiares às crianças. ( HARLEN, 1993, P.29)

Para superar as defiências acima referidas, buscamos estudar possibilidades de trabalhar o ensino de ciências naturais proporcionando aos alunos o aprendizado dos conceitos cientìficos que condicionam o exercer de sua cidadania numa sociedade tecnológica.

Aluna: Jaqueline Ferreira Machado de Borba

Pólo: Araranguá

Eremir
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Eremir Raymundo - Tuesday, 19 Oct 2010, 09:56
 
Olá Jaqueline!
Realmente não há como trabalhar Ciências da Natureza sem experiência, sem contato com o objeto de estudo. É do cotidiano no senso comum que se parte para o conhecimento científico, e essa trajetória é muito importante para nosso aluno em sala de aula.
Um abraço.
Eremir - Balneário Piçarras
Imagem de Gislaine Machado da Silveira
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Gislaine Machado da Silveira - Tuesday, 21 Sep 2010, 09:09
 

Olá pessoal! Penso que as mídias apresentam papel fundamental na construção dos conhecimentos, na medida em que os alunos têm a oportunidade de interagir com o meio em que vivem: o rio que passa no bairro, a qualidade do ar ( influenciado pelas indústrias, volume de carros, entre outros), arborização, etc. Os alunos podem socializar fotos, documentos, relatos de pessoas mais velhas... sobre as mudanças que ocorreram no entorno da escola, além de fomentar a reflexão sobre a influência do ser humano no ambiente.

Imagem de
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por - Saturday, 18 Sep 2010, 17:35
 

Em uma prática pedagógica pensada como prática social há, ne­cessariamente, uma profusão de saberes em jogo. Há, por um lado, os saberes configurados como “escolares” produzidos por uma instituição que tem suas próprias idiossincrasias e historici­dades. Conteúdos que foram histórica e socialmente seleciona­dos e naturalizados por relações de força e poder que se materializam (mas não somente) nos conheci­mentos exigidos nas avaliações nacionais, nos documentos e currículos oficiais (nacionais, estaduais e municipais), nos livros didáticos, na legislação (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Por outro lado, temos os saberes cotidianos, conformados e ins­tituídos nas práticas sociais dos sujeitos, em suas relações com o dia-a-dia das cidades, tecidos nos espaços não institucionalizados da vida. Além dos saberes escolares e cotidianos, podemos ainda falar dos saberes advindos dos meios de comunicação, das cren­ças populares; saberes que se cruzam e interpenetram quando focamos nossas práticas pedagógicas enquanto práticas sociais.

Notou-se, com este estudo que, o “fazer curricular”, ou seja, a entrada de diferentes saberes, incluindo os escolares, para compor esse “currículo em ação”, tem como ponto inicial questões que emergiam do próprio local, e de seu entorno.

Contudo, a necessidade de juntar o conteúdo à prática e às trocas de conhecimento e culturas, são essenciais para um conjunto perfeito do ensino-aprendizagem.

Imagem de Sara Divina Melo da Silva
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Sara Divina Melo da Silva - Sunday, 19 Sep 2010, 15:51
 

Olá Tatiana.

Muito interessante os pontos levantados por você.

Porém, lanço um desafio a você e aos demais colegas. Que tal citarmos exemplos de pedagogias culturais (músicas, cinema, filmes, propagandas, teatro....) que nos interpelam em nosso cotidiano? Que pedagogias são essas (na prática) e como atuam? Como seria possível utilizá-las em uma aula voltada para o ensino de ciências (mas claro, abordando outros conteúdos de forma interdiciplinar)?

Posso começar com alguns simples e breves exemplo: a utilização da música Planeta Água de Guilherme Arantes, para iniciar uma conversa sobre a questão dos recursos hídricos; a exibição do filme Recife Frio, de Kleber Mendonça, para discutir de forma bem humorada a questão da mudança climática no planeta; a poesia de Manoel de Barros para questionar um pouco sobre essa visão da ciência onisciente e onipotente... dentre outros... Que tem mais exemplos concretos? Abraços, Sara

Imagem de
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por - Monday, 20 Sep 2010, 11:52
 
Bom dia. Meu projeto tem como norte o macro-campo Meio Ambiente. Através de atividades como trilha ecológica, pomar, reciclagem de papéis, horta e compostagem, pretendo integrar conhecimentos em diferentes áreas, como ciências, língua portuguesa, mídias, história oral e comunicação. Espero conseguir contemplar a proposta da Educação Integral e Integrada. Aceito sugestões. Obrigada, Joarita.
jpeg
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Daiane Eccel - Monday, 20 Sep 2010, 19:15
 
Joarita,

Que bom que você escolheu esse tema. Mas você já te, para partilhar conosco, alguma atividade que dê para integrar esse tema?

Abço,

Daiane
Imagem de Gabriele Nigra Salgado
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Gabriele Nigra Salgado - Tuesday, 21 Sep 2010, 08:26
 

Oi Joarita, interessante sua proposta de atividade. Acredito que você conseguirá abranger a proposta de Educação Integral e Integrada se conseguir estabelecer parcerias além da escola. Observe ao redor da instituição quais são os lugares potenciais para a aprendizagem dentro da sua proposta. Existem hortas comunitárias? Alguma pessoa da comunidade, pais de alunos por exemplo, já apresenta experiência com plantios? Há trilhas possíveis de serem feitas por perto?

Acredito que se houver respostas positivas para estas perguntas já um bom começo.

Abraço.

Tutora Gabriele

jpeg
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Daiane Eccel - Monday, 27 Sep 2010, 18:27
 
Sim, sem dúvida o projeto da Joarita é super interessante. Então, vamos aproveitar essa brecha, para retomar a questão da Sara, pessoal, que é muito válida! E aí? que outras sugestões vocês dão?

Abraços,


Imagem de
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por - Tuesday, 28 Sep 2010, 10:01
 

A proposta é envolver a comunidade, os setores políticos (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI, Viveiro Municipal Iara, Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Agricultura e Pesca e Epagri) e todos da escola nas atividades que abrangerão diversas áreas de conhecimentos (História, Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Comunicação Oral, Mídias e Artes).

Pretendo que o aluno seja co-autor de todas as propostas, participando ativamente no seu processo de aprendizagem.

Farei um breve relato das atividades para esclarecer a atuação.

A primeira atividade será uma entrevista que os alunos realizarão com seus pais, avó e vizinhos, contemplando a história do município e a relação com a natureza. As perguntas serão elaboradas pelos alunos e poderão contemplar a cultura local, o progresso em relação a natureza e a preservação. Esta atividade integrará a disciplina de História e Língua Portuguesa e servirá de base para as atividades posteriores.

A trilha acontecerá nas adjacências da escola e evolverá os alunos da escola que serão professores (alunos-guias) dos alunos-visitantes e produtores de materiais informativos, por meio de folders, palestras, oficinas, vídeos e peças de teatro, produzidos por eles mesmos. A conservação da trilha será realizada pelo corpo docente e discente da escola e por membros voluntários da comunidade. Portanto História, Comunicação Oral, Mídias, Língua Portuguesa e Ciências são temas explorados com esta atividade.

As ervas que serão plantadas serão escolhidas pelos alunos, professores e comunidade, e pode ocorrer por meio da entrevista inicial ou deveres de Ciências. A tarefa será pesquisar na comunidade o conhecimento sobre as ervas, benefícios e malefícios das conhecidas por eles e por seus pais, avós e vizinhos. Após, pode ser feito uma votação e serem plantadas as ervas mais votadas. O plantio e o cuidado com as hortas serão feitos pelos alunos e pela comunidade, com um cronograma pré-estabelecido, no contra-turno escolar. O registro do nome e o benefício das ervas constarão em placas feitas pelos alunos na disciplina de Língua Portuguesa. Nesta atividade a História, a Língua Portuguesa e a Ciências podem ser contempladas.

O pomar de árvores frutíferas englobará a disciplina de Ciências onde os alunos poderão conhecer as vitaminas contidas nas frutas e as necessidades do nosso organismo; a aula de Matemática que pode acontecer no pomar: adição, subtração, divisão e multiplicação podem ser feitas com as frutas e as árvores, tornando os temas mais significativos e Geografia onde os alunos estudarão a relação do clima com o tipo de árvore frutífera que pode ser plantada. Os alunos poderão preparar seus alimentos com as frutas do pomar da escola. Todas estas etapas serão realizadas pelos alunos, professores e comunidade. O corpo docente, discente e comunidade serão responsáveis pelo cuidado e colheita dos frutos do pomar.

Na atividade da horta e compostagem as áreas de conhecimento abordadas serão: Ciências que explorará os alimentos, plantio, cuidados com a horta e pragas; Geografia que aprofundará os tipos de solo e quais plantios devem ocorrer em cada um; a Língua Portuguesa onde será possível produzir materiais sobre os principais cuidados, aprendidos nas aulas de ciências e visitações em loco e produzir vídeos e livros, juntamente com o professor de Artes, sobre as fases de desenvolvimento das plantas, entre outros, e por último, a área de Mídias que ocorrerá nas produções de vídeos.

A última atividade compreende a oficina de papel reciclado onde a comunidade será estimulada a separar seu lixo, orgânico e reciclável, levando para a escola o que pode ser transformado em papel. Na escola também serão separados os resíduos, todos poderão contribuir. As oficinas de reciclagem de papel acontecerão no contra-turno escolar. Os alunos participarão deste processo, inicialmente como aprendizes e após como multiplicadores, ampliando a oficina para a comunidade e demais funcionários da escola. Os papéis reciclados serão utilizados pelos próprios alunos e entregue para os alunos-visitantes para produção textual. Na disciplina de Ciências serão abordados os conhecimentos sobre poluição e aquecimento global, bem como, produção do papel. As disciplinas de Língua Portuguesa e Artes fomentarão o concurso com o tema: Reciclagem, onde um slogan e um desenho serão criados pelos alunos para ser a marca desta atividade na escola e na comunidade. O slogan e o desenho serão escolhidos pelos funcionários e alunos da escola, alunos-visitantes e a comunidade.

Este é um resumo das atividades. Espero estar no caminho certo. Aguardo contribuições. Obrigada, Joarita.

Imagem de Ione Catarina Felette
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Ione Catarina Felette - Tuesday, 28 Sep 2010, 23:47
 
Fico aqui imaginando todo esse movimento que você está delineando, principalmente por envolver de forma tão significativa o processo de aprendizagem desses educandos, onde todos da comunidade escolar serão beneficiados de uma forma, assim todos ganham,você enquanto educadora, seus educandos e principalmente nosso presente e futuro pela oportunidade de ter pessoas como você tão envolvidas e dispostas a proporcionar mais qualidade de vida a todos nós, como também revelar a possibidade de que em pequenas atitudes podemos transformar o presente.
Imagem de Shirley Camargo
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Shirley Camargo - Saturday, 9 Oct 2010, 17:22
 

Ola colegas,

           O ensino de ciências no EF, entre outros aspectos, deve contribuir para o domínio das técnicas de leitura e escrita; permitir o aprendizado dos conceitos básicos, permitir o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas; possibilitar a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade e dos mecanismos de produção e apropriação dos conhecimentos científicos tecnológicos; garantir a transmissão e a sistematização dos saberes e da cultura regional e local.

            Shirley

 

jpeg
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Daiane Eccel - Wednesday, 13 Oct 2010, 10:57
 

Shirlei!

Parabéns pela sua resposta! Foi obejtiva, clara e correta no que disse!

Abraço,


Daiane

* REGI *
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Regiane Regis Momm - Wednesday, 13 Oct 2010, 15:19
 

Nas séries iniciais o Ensino de Ciências, dentro de uma perspectiva integral e integrada, deve promover ao aluno os caminhos para a apropriação futura do conhecimento científico, como forma de interpretar o próprio homem, o mundo em que vive com os seres que nele habitam, as condições economicas e sociais, enfim, as relações todas, em sua realidade material, preparando a criança (o aluno) para a vida com os seus desafios e transformações. Isto recomenda, um ensino fundamentado num diálogo constante, com os objetos do conhecimento, por uma metodologia problematizadora, transformando todo o ambiente escolar em um palco de continuas indagações, um lugar de diversas experimentações.

Imagem de
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por - Thursday, 14 Oct 2010, 19:49
 

Como professora de ciências, sempre procuro fazer com que meus alunos visualizem o que estamos estudando, para isso utilizamos dos recursos tecnológicos bem como da imaginação de cada um.

Além disso é importante utilizarmos outras mídias para exemplificar o que estamos trabalhando, como filmes, documentários, internet, além de podermos incentivar os alunos a produzirem paródias com músicas que eles gostem utilizando o tema que estamos estudando em sala de aula. Também podemos propor que os alunos criem histórias ou estórias em quadrinhos com o assunto que estamos abordando.

Acredito que o lúdico é uma das maneiras de chamar a atenção dos alunos, bem como de incentivá-los ao hábito de leitura, ouvir uma boa música.

Zenaide
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Zenaide Teresa Martins Butzke - Tuesday, 19 Oct 2010, 20:06
 
PARA ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA, PODEMOS USAR AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS, COMO EXEMPLIFICOU A SARA; PODEMOS UTILIZAR MÚSICAS, FILMES,...
EU TRABALHEI A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS BIOMAS BRASILEIROS, MOSTRANDO AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UM; VEGETAÇÃO, CLIMA, SOLO, ANIMAIS, UTILIZANDO VÍDEOS COM ÓTIMOS DOCUMENTÁRIOS, FILMES (TAINÁ), MÚSICA (ASA BRANCA DE LUÍS GONZAGA E HUMBERTO TEIXEIRA/PLANETA AZUL DE CHITÃOZINHO E XORORÓ), OS ALUNOS PESQUISARAM NA INTERNET, A DIVERSIDADE VEGETAL, ANIMAL E PUDERAM OBSERVAR ATRAVÉS DA LEITURA DE TEXTOS, DE IMAGENS, ANIMAIS E PLANTAS QUE NÃO CONHECIAM.
PODEMOS FAZER O USO DAS TECNOLOGIAS NÃO SÓ NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS OU BIOLOGIA, MAS, EM TODAS AS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO ESCOLAR; PARA REGISTRAR O ENTORNO DA ESCOLA, DO BAIRRO ONDE A ESCOLA ESTÁ INSERIDA, PARA REGISTRARMOS A NATUREZA OU O ECOSSISTEMA ONDE ELA ESTÁ INSERIDA E A PARTIR DAÍ COMEÇARMOS UM PROJETO INTERDISCIPLINAR.
Imagem de
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por - Monday, 25 Oct 2010, 16:59
 

Adorei como você trabalhou Zenaide, eu também utilizei algumas metodologia parecidas com as suas e, realmente deram certo. Foi possível perceber o interesse e o aprendizado quando fizemos uma amostra dos trabalhos realizados. Foi muito gratificante.

Boa tarde

Tatiane

Zenaide
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Zenaide Teresa Martins Butzke - Monday, 25 Oct 2010, 18:59
 
É ISSO MESMO TATIANE,QUANDO NÓS USAMOS O QUE TEM AO NOSSO ALCANCE E TEMOS BOA VONTADE PARA TRABALHAR,COM CERTEZA DESPERTA O INTERESSE DOS ALUNOS E O RESULTADO SE TORNA GRATIFICANTE PRA TODOS NÓS.

ABRAÇO

ZENAIDE
Imagem de Clara Regina Portela
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Clara Regina Portela - Monday, 25 Oct 2010, 21:21
 
ensino de Ciências coerente com tal direcionamento devem favorecer uma aprendizagem comprometida com as dimensões sociais, políticas e econômicas que permeiam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Trata-se, assim, de orientar o ensino de Ciências para uma reflexão mais crítica acerca dos processos de produção do conhecimento científico-tecnológico e de suas implicações na sociedade e na qualidade de vida de cada cidadão. É preciso preparar os cidadãos para que sejam capazes de participar, de alguma maneira, das decisões que se tomam nesse campo, já que, em geral, são disposições que, mais cedo ou mais tarde, terminam por afetar a vida de todos. Essa participação deverá ter como base o conhecimento científico adquirido na escola e a análise pertinente das informações recebidas sobre os avanços da ciência e da tecnologia.
Imagem de Clara Regina Portela
Re: Fórum 04 - Ciências da Natureza (Tutores moderadores: Sara, Gabriele e Daiane)
por Clara Regina Portela - Monday, 25 Oct 2010, 21:42
 

Angel Gurría, secretário-geral da ocde1 alertava para o facto de estarmos a presenciar a maior crise de emprego da nossa vida. Em 2009 o desemprego na zona da ocde rondava 57 milhões de pessoas. O número de desempregados seria ainda maior nos países em desenvolvimento. Segundo Angel Gurría a resposta a esta crise estaria na educação e na formação ao longo da vida, não numa educação reprodutora e passiva, mas numa educação construída a partir de capacidades relevantes para a sociedade, as chamadas capacidades para o século xxi. Mas as respostas não são fáceis. De que maneira as escolas e as universidades podem preparar as pessoas para um mundo onde o trabalho pode ser digitalizado, automatizado e virtualizado? Como podemos preparar as gerações futuras para empregos que ainda não existem? Para tecnologias que ainda não foram descobertas e para um planeta e uma humanidade em vias de extinção? Como poderemos motivar os jovens para uma escola que não lhes diz nada?

As artes são uma via de conhecimento, caracterizado pela utilização constante de estratégias de compreensão, propondo questões, como a universalidade ou a variedade da experiência humana, similares às que podem ser levantadas pelos físicos sobre a ordem e o caos ou os modelos de representação do universo (Eisner, 1997). No contexto dos desafios que presenciamos, a educação artística tem um papel essencial a desenvolver. Mas terá, certamente, que passar pela sua reformulação, pelo seu questionamento como área de conhecimento, pela indagação dos seus limites, pela criação de outros paradigmas de arte e de educação artística, e do papel do professor de educação artística. Talvez ela tenha que se lançar também na experimentação de novos modelos, tanto em contextos formais como não formais da educação ou na intersecção do formal e do informal. Como área fugidia entre educação, artes e cultura, vivendo muitas vezes à margem do currículo em projectos extracurriculares que envolvem toda a comunidade, ela será talvez a mais propícia a experimentar novos territórios e novas metodologias.

Segundo Hernández (1997),  podemos encontrar muitas justificações para a presença das artes na escola. Por exemplo, porque se considera que as destrezas, os critérios e o gosto veiculado pelas artes contribuem para o desenvolvimento do país; pelo facto de que a arte tem um papel reconhecido pela história, porque as indústrias criativas podem ter um peso económico relevante no PIB, porque através da arte é possível acompanhar os países mais desenvolvidos. Porque a educação artística contribui para a educação moral das crianças, através do cultivo da sua vida espiritual e emocional; porque as crianças devem poder projectar os seus sentimentos e as suas emoções e o seu mundo interior através da arte.