Programação
-
Olá, cursista,como vai?
Congratulamos tod@s @s cursistas que participaram na Formação em Gênero e Diversidade na Escola. Parabéns!!
Desejamos que os conteúdos, discussões, encontros presenciais tenham proporcionado importantes reflexões para que enfrentemos as desigualdades de gênero, étnico-raciais e em relação à diversidade sexual presentes na escola e em outros espaços.
Abraços,
Coordenação do GDE/SC -
Neste Módulo pretendemos ampliar o olhar sobre a riqueza da diversidade do Brasil, explicitando que falar de diversidade não é falar apenas de um “outro” ou “outra” distante e exótico/a aos nossos olhos. Falar de diversidade é falar de nós mesmos/as, da nossa relação com aqueles e aquelas que são diferentes de nós. Sendo assim, é foco deste Módulo refletir o quanto a diferença e a diversidade podem servir para distinguir os grupos, para separar, para discriminar ou segregar. Em coerência com os objetivos e com o nome do curso, “Gênero e Diversidade na Escola”, estudaremos várias correlações entre gênero e sexualidade, gênero e orientação sexual, gênero e etnia, gênero e relações raciais, perpassando, sempre, pelas relações que se dão dentro da escola.
Escreva o que você sabe sobre esse assunto clicando em Registro dos conhecimentos prévios. Em seguida, no link Apresentação leia o conteúdo do Módulo. Finalizando, faça o Registro dos conhecimentos adquiridos por você neste Módulo.
Bom trabalho!
-
A leitura e o debate com colegas de turma dos textos deste módulo vão auxiliá-lo/a a pensar como as questões de gênero se apresentam na vida social. Para tanto, busque direcionar seu estudo no sentido de refletir sobre as diferenças de gênero existentes em nossa sociedade e como elas incidem na socialização infantil e adolescente; nas escolhas que homens e mulheres fazem ao longo da vida, desde a profissão até a vida sexual-afetiva; na construção da identidade social de cada indivíduo; na organização social da vida pública e privada.
Faça o Registro dos seus conhecimentos prévios, em seguida clique em Apresentação para ler os textos e discutir o caso apresentado. Finalizando o Módulo, faça o Registro dos conhecimentos adquiridos por você.
-
Este Módulo busca levar você a compreender a sexualidade como um fenômeno multifacetado, que envolve aspectos culturais, sociais, históricos e políticos, além das dimensões biológica e psicológica. Vamos refletir sobre a relação entre sexualidade e sociedade e discutir as convenções relativas ao corpo, à identidade de gênero e à orientação sexual, bem como à diversidade dos valores, comportamentos e identidades sexuais, segundo diferentes culturas, grupos sociais, contextos históricos e vivências pessoais.
Faça o Registro dos seus conhecimentos prévios, em seguida clique em Apresentação para ler os textos e discutir o caso apresentado. Finalizando o Módulo, faça o Registro dos conhecimentos adquiridos por você.
-
Neste Módulo abordaremos os conceitos de raça, etnicidade, racismo, bem como suas combinações com as desigualdades de gênero e por orientação sexual. Esses conceitos têm seu campo semântico específico, espacial e temporal, e servirão, no decorrer de nosso trabalho, para operacionalizar o pensamento. O credo universalista que afirma a igualdade entre todos os indivíduos acaba por fomentar a invisibilidade e a conseqüente naturalização das desigualdades. Essa dinâmica permite a reprodução de privilégios históricos, geradores de formas desiguais de acesso a emprego, educação, saúde, enfim, ao próprio exercício pleno de cidadania. A naturalização é, assim, um importante mecanismo que permite a conciliação de princípios opostos e aloca na natureza (seja com base na raça, no gênero ou na orientação sexual) a explicação da desigualdade social. Não perca de vista as idéias aqui mencionadas, em nenhum momento do estudo neste Módulo.
Faça o Registro dos seus conhecimentos prévios, em seguida clique em Apresentação para ler os textos e discutir o caso apresentado. Finalizando o Módulo, faça o Registro dos conhecimentos adquiridos por você.
-
O objetivo do Módulo 5 é sistematizar o resultado de sua participação e do conhecimento adquirido durante o curso. Leia as orientações em Avaliação da aprendizagem. Em seguida, realize as seguintes tarefas: Memorial, Trabalho final e Auto-avaliação. Para receber orientação em relação ao Trabalho final acesse o Fórum Orientação com o/a professor/a on-line.