Registro dos conhecimentos prévios
Pare um momento e pense sobre como é a composição racial da sua família. Como as pessoas percebem a composição racial: demonstram gostar ou não? Usam apelidos?
Resgate, ainda nesta linha de raciocínio, sua própria trajetória escolar e profissional. O que é raça para você? Você se considera racista em algum nível? Você já vivenciou situações que possam ser chamadas de racistas? Como e onde elas aconteceram? Como você se sentiu e o que pensou? Em quais situações perguntaram sua cor/raça? O que você achou disto? Que critérios você usa para classificar as pessoas como negras, brancas, mestiças, indígenas? Que termos você acha conveniente usar na classificação de cor das pessoas? Como você pensa a diferença entre negros e brancos? E a diferença desses com os indígenas? Você vivencia/vivenciaria uma relação afetivo-sexual inter-racial? O que você pensa a respeito dessas situações? Como você vê a combinação entre homossexualidade e raça? Como você, como educador/a, se relaciona com essas questões em sala de aula? O que você pensa sobre as políticas públicas que utilizam o critério racial e étnico na definição dos beneficiários? O que você sabe sobre esse tema? Como você lida com essas questões em sala de aula?
Organize os conhecimentos que você tem a respeito desses assuntos e o que você gostaria de saber sobre raça, racismo, etnicidade, sistemas de classificação por cor/raça e a inter-relação gênero, raça e sexualidade. Registre neste Diário.
Ao final deste Módulo você vai fazer um novo registro comparando os conhecimentos prévios que você tem desses assuntos com os conhecimentos adquiridos neste Módulo.
Atenção! Os registros feitos nos Diários servirão para que você produza um Memorial no último Módulo do curso (Avaliação).
O acesso ao seu texto no Diário é exclusivo seu e de seu/sua professor/a on-line.