Troca de cartas

Carta para Kauane Helena Nascimento Felix

Carta para Kauane Helena Nascimento Felix

por Gabrielly de Araujo Scarabelot -
Número de respostas: 1

Palhoça, 8 de julho de 2020.

 

Olá Kauane!

 

Essa semana uma colega minha da Letras compartilhou numa rede social sobre uma autora americana que eu gostei bastante, mas, infelizmente, ainda foi pouco traduzida pro português. O nome dela é Maya Angelou. Tu já conhecias? Bom, caso não, eu te conto rapidinho. A Maya foi uma mulher negra nascida no século 20 que, com a arte, a educação e o diálogo, lutou contra violências e defendeu os direitos humanos (deixo aqui um site onde tu podes ler mais um pouco sobre ela: https://www.biography.com/writer/maya-angelou). Entre os seus poemas mais conhecidos está o “On the Pulse of Morning”, com o qual venceu um Grammy Award, que foi escrito para ser lido na cerimônia inaugural do Presidente William (Bill) Jefferson Clinton em janeiro de 1993 (deixo aqui um vídeo do momento: 

; e aqui o poema na íntegra: https://owlcation.com/humanities/Analysis-of-Poem-On-the-Pulse-of-the-Morning-by-Maya-Angelou).

Pra finalizar, gostaria de indicar essa leitura linda de Brenda Ligia da versão traduzida de “Still I rise” (Ainda assim eu me levanto):

.

 

Super relevante pro momento atual, né?

Há tantas outras conexões possíveis… mas, por ora, fico por aqui. Até logo!

 

Com carinho,

Gaby.