Troca de cartas

Carta para Vivianne Oliveira Rodrigues

Carta para Vivianne Oliveira Rodrigues

por Bianca Gonçalves Alexandre -
Número de respostas: 8

Tubarão, 7 de julho de 2020

Prezada Vivianne Oliveira Rodrigues,

Venho por meio deste sugerir a obra “Precarious”, de Cecília Vicuña, dada a heterogeneidade de suas práticas artísticas (trabalhos de artes visuais, poemas e performances). Penso que seria interessante fazer a tradução de seus poemas, tendo em vista que não possuem uma versão em português. Além disso, o livro também contém performances que representam obras abertas, obras para serem construídas em que o objeto não é fixo, mas inconcluso e precário. Assim, acredito que Cecilia Vicuña casaria bem com a disciplina, já que possui poemas para serem traduzidos e performances para serem (re)feitas.

Espero que goste da dica!!

Abraços...

Bianca Gonçalves Alexandre

Em resposta à Bianca Gonçalves Alexandre

Re: Carta para Vivianne Oliveira Rodrigues

por Vivianne Oliveira Rodrigues -

Olá, Bianca!

 

Que ricas todas essas informações sobre a Cecília Vicuña, sabe que a professora Eleonora já tinha me falado dela e inclusive me mostrou o "Palabrarmas" na versão em português "Palavrar mais", tradução do Ricardo Corona (poeta curitibano que tem uma produção de poesia visual e sonora bem legal tb), realmente não sei sobre outras traduções para o português, vou procurar saber, boa ideia! Tanta coisa boa para traduzir, e tantos formas de traduzir...

Permita-me compartilhar um site com algumas infos sobre ela e alguns pdfs dos livros; acho que vc já deve conhecer tanto as obras como o site, mas por via das dúvidas, lá vai: 

http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-3330.html#ui-accordion-tabs-header-1

 

Em resposta à Vivianne Oliveira Rodrigues

Re: Carta para Vivianne Oliveira Rodrigues

por Eleonora Frenkel Barretto -

Que sintonia, Bianca e Vivianne!! E você tem o livro Precarious? A Cecília Vicuña é maravilhosa!

Em resposta à Eleonora Frenkel Barretto

Re: Carta para Vivianne Oliveira Rodrigues

por Bianca Gonçalves Alexandre -

Tenho o xerox do livro, pois o material foi discutido na disciplina de Teoria Literária IV, a partir do conceito de obra aberta de Umberto Eco.

Em resposta à Bianca Gonçalves Alexandre

Re: Carta para Vivianne Oliveira Rodrigues

por Vivianne Oliveira Rodrigues -

Nossa, que legal! Interessante essa disciplina. Quem era a professora ou o professor?

Se não for pedir demais, acaso teria a ementa da disciplina para eu dar uma olhada? 

Em resposta à Vivianne Oliveira Rodrigues

Re: Carta para Vivianne Oliveira Rodrigues

por Bianca Gonçalves Alexandre -

Eu tive aula com o professor Sérgio Luiz Rorigues Medeiros....

A emenda que consta no currículo do curso é: Correntes críticas - século XX, abordagens intrínsecas do texto literário: explicação de texto e estilística; formalismo russo, estruturalismo tcheco, new criticism; estruturalismo francês e pós-estruturalismo. Reflexões sobre a prática pedagógica no ensino fundamental e médio. 

Em resposta à Bianca Gonçalves Alexandre

Re: Carta para Vivianne Oliveira Rodrigues

por Vivianne Oliveira Rodrigues -

Nossa, Bianca, pensei uma coisa e escrevi outra, queria te pedir a bibliografia do plano de ensino, até porque a ementa temos como acessar, mas só se tiver fácil pra vc, porque o professor Sérgio é só no papel, né, rs.

Eu fiz Épica Ameríndia com ele e amei, a sala era pequena e parecia sempre uma grande contação de histórias, fui atrás de um livro dele de poemas: "Sexo Vegetal", - é alucinante.

Em resposta à Bianca Gonçalves Alexandre

Re: Carta para Vivianne Oliveira Rodrigues

por Eleonora Frenkel Barretto -

Que bom, Bianca! Se por acaso tiver condições de digitalizar e compartilhar, agradeço, pois esse livro eu não tenho.

Em resposta à Vivianne Oliveira Rodrigues

Re: Carta para Vivianne Oliveira Rodrigues

por Bianca Gonçalves Alexandre -

Olá, Vivianne!

Obrigada por compartilhar estas informações, não conhecia este site, mas gostei bastante....