2. Criando o dashboard no R

O R é uma linguagem de programação poderosa. Com ele é possível automatizar suas análises transformando-as em relatórios. Utilizando o pacote flexdashboard seremos capazes de construir painéis onlines que tornem os relatórios que você já sabe fazer acessíveis a qualquer pessoa que obtiver o link fornecido.

O pacote flexdashboard é parte da linguagem markdown. Ele é responsável pela criação de painéis dinâmicos para visualizações de dados de forma simples e flexível. Assim, com o pacote flexdashboard poderemos:

  • Utilizar a estrutura de um documento RMarkdown para a publicação de painéis dinâmicos, os chamados dashboards.
  • Incorporar uma série de componentes, como gráficos, dados tabulares, mapas, caixas para apresentação de índices e valores, caixas de seleção e filtragem e anotações de texto.
  • Especificar layouts para a disposição dos componentes ou, ainda, redimensioná-los de forma inteligente para serem exibidos em navegadores de internet ou em dispositivos móveis.
  • Integrar o R com ferramentas de dashboards mais avançadas, como o pacote Shiny.


A linguagem markdown é uma “linguagem de marcação” utilizada para informar ao computador como ele deve interpretar e estruturar seus arquivos ou documentos.

Uma página de internet, por exemplo, utiliza uma linguagem de marcação que chamamos de HTML. Esta linguagem informa ao navegador de internet quais os elementos presentes em um site, qual a localização de cada um e a sua formatação.

O Rmarkdown permite que possamos unir a linguagem markdown a pedaços de códigos que utilizam a linguagem R!

Para saber mais, acesse o curso “Produção automatizada de relatórios na vigilância em saúde” e obtenha os códigos desejados.


Resumidamente, os passos para a criação de um painel de dados no R envolvem:

  1. a instalação de pacotes específicos para a criação de um arquivo do tipo .Rmd (dashboard),
  2. a escrita de um script definindo as bases de dados,
  3. os objetos e componentes que serão utilizados no painel,
  4. a estruturação do conteúdo a ser apresentado,
  5. a padronização de um layout e
  6. a transformação do script em uma página no formato HTML (renderização).

Mas vamos com calma. Você verá este processo todo exemplificado neste curso! Com o R, os conhecimentos desse curso e seu estudo você poderá construir painéis como estes: - Dashboard de arboviroses do município do Rio de Janeiro, - Dashboard de covid-19 no mundo, - Dashboard de covid-19 em Portugal, - Dashboard do ministério da saúde do Malawi, - Dashboard de covid-19 no Brasil, - Dashboard de covid-19 da Fiocruz, e - Dashboard de análise de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) - MorbIS.

Vamos lá?!