Painéis de dados

Você já imaginou ter parte dos seus dados de vigilância em saúde visualizados de forma interativa em um painel online? Agora imagine acessá-lo remotamente em uma reunião com a atenção primária da sua região e fazer análises comparativas de forma interativa. Ou ainda apresentar estas análises sem se preocupar em salvar um Power Point ou imprimir o relatório para leitura conjunta.

Seria perfeito, não é mesmo?! Sim, a área da saúde está se transformando digitalmente! Neste curso, você aprenderá a organizar suas análises e transformar seus relatórios personalizados em painéis interativos que podem ser utilizados entre a equipe da vigilância ou para produção de uma comunicação com a sociedade.

Com o apoio da linguagem de programação R você poderá vivenciar todas as situações acima. Neste curso iremos colocar em prática um dos pilares mais importantes para a Vigilância em Saúde: dar transparência à avaliação da situação de saúde. Com o uso do R o profissional de vigilância em saúde poderá fornecer acesso às informações oportunas no momento, de forma intuitiva, com análises confiáveis e metodologicamente bem descritas de forma a ampliar o acesso à informação à toda população.

Além disso, você desenvolverá os dashboards que podem transformar os informes epidemiológicos em painéis que apoiarão a tomada de decisão baseada em dados que serão atualizados no tempo que você programar ou em tempo real.

Caso sua rotina de trabalho na vigilância seja intensa e a tarefa de gerenciar vários bancos de dados em saúde se torna complexo e desafiador, então este curso foi estruturado para você!


Ao final deste curso, você será capaz de:

  1. conceituar o que são dashboards;
  2. utilizar o pacote flexdashboard no R;
  3. gerar gráficos e tabelas interativos;
  4. construir um painel com indicadores de saúde.


Atenção

Para seguir com este curso, você deve conhecer as ferramentas básicas para uso do R e do RStudio, além de possuir conhecimentos básicos de rotinas de análises e visualização de dados utilizando a linguagem de programação R. É recomendável conhecer metodologias básicas para a construção de relatórios automatizados utilizando o RMarkdown disponível no curso “Produção automatizada de relatórios na vigilância em saúde”. Você poderá também acessar a qualquer momento o curso “Análise de dados para a vigilância em saúde – curso básico” e obter os códigos desejados para a confecção do seu painel. Caso não tenha feito o curso, sugerimos fortemente que se inscreva nele.


1. O que são painéis de dados?

Os painéis de dados, também chamados de dashboards, são painéis visuais que permitem comunicar informações, métricas, mapas e indicadores de saúde e que apoiam análises referentes a um determinado assunto na vigilância em saúde. Por exemplo, é possível incluir nos painéis dados de séries temporais, número de casos de determinado agravo, pirâmides etárias e gráficos comparativos que variam no tempo e no espaço. Além disso, os painéis também permitem o monitoramento e a exploração de dados em tempo real ou com atualização constante.

O painel de indicadores tem se mostrado uma ferramenta poderosa por permitir que seja realizado o acompanhamento da evolução de quaisquer doenças, agravos ou eventos em saúde de forma dinâmica. Neste ponto, os dashboards são amplamente utilizados, pois diferentemente dos arquivos estáticos - como relatórios técnicos, textos impressos ou arquivos digitais em PDF’s - os painéis permitem interação com a tela.


Destacamos que os dados apresentados em um painel precisam ser claros, coesos e devem ter sido tratados com métodos bem descritos. É preciso que seja possível uma compreensão rápida e fácil da informação, de modo a facilitar o trabalho de gestores e profissionais da área da saúde na comunicação de saúde a toda população.