Unidade 6: Monitoramento e Avaliação

Indicadores
Processo de Avaliação e Planejamento

Limites na formulação de Indicadores

Mesmo evidenciando a importância dos indicadores no processo de acompanhamento dos Planos, é necessário reconhecer algumas limitações na sua utilização. Uma limitação bastante presente, principalmente no contexto nacional, é a falta de dados disponíveis que permitam a avaliação adequada das ações. Isso, muitas vezes, leva ao problema de medir mais o que não é de fato mensurável do que a medir o que é realmente importante.


Outra limitação oriunda de uma escolha inadequada de indicadores é a ausência de ligação entre o indicador e a ação propriamente dita, bem como com seus resultados esperados.


Uma dificuldade adicional referente aos limites de recursos deve ser ressaltada. Existem diversas limitações reais de recursos humanos, financeiros e de tempo para mensuração dentro de projetos de avaliação e monitoramento, e isso deve ser levado em consideração.

Ao mesmo tempo, é importante, no processo de monitoramento, que a avaliação funcione de forma interativa, adaptativa e responsiva às mudanças, porque a realidade é dinâmica e se altera frequentemente. Com isso, é possível ajustar as metas, os sistemas e os indicadores com os insights decorrentes do monitoramento, promovendo assim o desenvolvimento do aprendizado coletivo e o feedback necessário para a tomada de decisão.


Vale destacar que o processo de monitoramento deve contemplar uma delegação clara de responsabilidade e o provimento de suporte constante no processo de tomada de decisão. Adicionalmente, devemos pensar no provimento de capacidade institucional para a coleta de dados, sua manutenção e sua documentação. Na medida do possível, também é necessário desenvolver apoio ao desenvolvimento da capacitação local de avaliação.


Podemos concluir que para obtermos bons resultados em um Plano de Cultura é preciso avaliar continuamente o andamento das ações. Lembre-se que um processo de gestão não estará completo se não for estabelecida previamente a forma como se dará a avaliação das ações e é por isso que devemos definir indicadores de monitoramento e de avaliação, controlar se o que foi planejado está sendo executado e avaliar se o que está sendo executado está trazendo os resultados esperados.