Unidade 6: Monitoramento e Avaliação

Indicadores
Processo de Avaliação e Planejamento

Avaliação

Processo de avaliação

Não existe uma definição consensual para o que seja avaliação. De maneira geral, a avaliação significa identificar e aplicar critérios, sintetizando informações para poder julgar o mérito de algo.

Um entendimento básico que devemos ter nos processos de avaliação é que eles não funcionam isoladamente, o que torna o papel exercido pelas lideranças um ponto crítico.



Outro ponto particularmente importante no processo de avaliação é a dependência acentuada que todos os sistemas têm de dados confiáveis e com boa qualidade. Assim, para realmente se observar e conhecer a direção do desenvolvimento da área é necessário desenvolver e manter sistemas de informações.

A importância dos dados

O processo de avaliação inevitavelmente deverá ser pensado desde o início da construção do Plano Estadual de Cultura, estimulando e orientando a busca por dados que sejam relevantes. Essas informações é que possibilitarão avaliar se, ao final do projeto de construção do Plano, os resultados foram positivos. Portanto, devemos dar atenção à obtenção de dados entendendo que os sistemas para avaliação são normalmente restritos pela falta de dados, poucos recursos para monitoramento e inabilidade para analisar ou interpretar dados.

Dica
Sistemas de avaliação que obtiveram sucesso vêm de instituições que têm capacidade de gerir, analisar e sintetizar dados e de comunicar seus resultados.



Outro aspecto a se considerar é que mesmo com a compilação dos dados, permanece o desafio de interpretar os significados e de saber quais as necessidades reais de mudança. As tendências podem se mostrar contraditórias – diferentes valores levam a diferentes ponderações e a interpretações alternativas dos mesmos dados. Em um processo de avaliação transparente, aberto e construído por meio da colaboração, as oportunidades de aprendizado são maximizadas. Pela identificação de tendências não desejadas, podemos evitar crises e,conhecendo melhor as interações do sistema, melhores estratégias podem ser adotadas para os diferentes níveis de atuação.


Atenção! Observe que em qualquer projeto de avaliação, uma das principais tarefas é a definição de um sistema com o objetivo de determinar e de clarificar o que vai ser medido e o que se espera da medida.


Um sistema é um modelo conceitual que ajuda a selecionar e a organizar questões que definirão o que vai ser medido pelos indicadores. O termo modelo é utilizado aqui para generalizar a estrutura conceitual comum de sistemas similares que são utilizados em projetos práticos. A utilidade de um modelo conceitual não se restringe apenas ao processo de escolha de indicadores, mas também à sua capacidade de realçar indicadores que, mesmo não refletindo as prioridades atuais, podem ter grande importância no futuro. Reconhecer o que não está sendo enfatizado é tão importante quanto saber o que o está. Da mesma maneira, a falta de indicadores ou determinados tipos de sinais constitui importante elemento para análise. Então, o sistema efetivo serve como base para ser revisado de tempos em tempos e no teste das prioridades atuais.

Na próxima página, verificaremos os indicadores de monitoramento e avaliação aplicados ao Plano Estadual de Cultura. Acompanhe!