Unidade 6: Monitoramento e Avaliação

Indicadores
Processo de Avaliação e Planejamento

Sistema de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Cultura

Primeiramente, é importante definir qual o significado de avaliação e de monitoramento, de modo que possamos compreender claramente o que o Plano deve contemplar em relação a esses dois itens. Um dos objetivos principais do processo de planejamento é criar um plano no qual seja formalizado um conjunto de ações a serem conduzidas em um determinado prazo para alcançar uma situação futura. Esse processo se realiza a partir de uma verificação da situação presente, que é encarada na fase da análise situacional.

No entanto, as atividades do prognóstico, por serem de elevada importância, requerem cuidados para que o processo de planejamento tenha, de fato, bons resultados. Tais cuidados se resumem na necessidade de pensarmos em maneiras de avaliar continuamente o andamento das ações, pois um processo de gestão não estará completo se não for estabelecida previamente a forma como se dará a avaliação das ações.


Para tanto, devem ser definidos indicadores de monitoramento e de avaliação. Além disso, devemos controlar se o que foi planejado está sendo executado e avaliar se o que está sendo executado está trazendo os resultados esperados. De fato, não basta executar o Plano, é necessário ter condições de avaliar se o Plano que foi construído está sendo executado de maneira correta. Para isso, utilizamos os indicadores de monitoramento e de avaliação.


Indicadores

Os indicadores são importantes elementos na maneira como a sociedade entende seu mundo, toma suas decisões e planeja suas ações. Por esse motivo, nesta seção abordaremos seu conceito, suas características, as razões da sua utilização, sua mensuração e seus limites.


  • O que são indicadores?

    O termo indicador é originário do Latim indicare, que significa descobrir, apontar, anunciar, estimar. (HOUAISS, 2009). Os indicadores podem comunicar ou informar sobre o progresso em direção a um determinado objetivo ou a uma meta. Um indicador pode ser entendido como um parâmetro, ou como um valor derivado de parâmetros, que apontam e fornecem informações sobre o estado de uma realidade.

 

A mais importante característica do indicador, quando comparado a outros tipos de informação, é a sua relevância para a política e para o processo de tomada de decisão. Para ser representativo, o indicador tem de ser considerado importante tanto pelos tomadores de decisão como pelo público. Em geral, os indicadores mais desejados são aqueles que resumem, ou simplificam, as informações relevantes, fazendo com que certos fenômenos que ocorrem na realidade se tornem mais aparentes.

Existem várias funções que os indicadores podem assumir, por exemplo: prover informações de advertência, antecipar futuras condições e tendências, estabelecer comparação entre lugares e situações. No caso específico dos Planos, a preocupação é basicamente com a avaliação de condições e tendências em relação às metas e aos objetivos.


É importante destacar que os indicadores podem ser ferramentas de mudança, de aprendizado e de propaganda. Sua presença afeta o comportamento das pessoas, uma vez que por meio deles a sociedade mede o que ela valoriza e aprende a valorizar aquilo que ela mede.


Características dos indicadores

O objetivo principal dos indicadores é agregar e quantificar informações de uma maneira que a realidade se torne mais aparente. Eles simplificam as informações sobre os fenômenos, tentando melhorar o processo de comunicação.

Na próxima página saberemos mais a seu respeito.