Unidade 6: Monitoramento e Avaliação

Indicadores
Processo de Avaliação e Planejamento

Indicadores

Os indicadores podem ser quantitativos ou qualitativos. Em algumas situações, indicadores qualitativos são mais adequados, como é o caso de quando não forem disponíveis informações quantitativas; de quando o atributo de interesse é inerentemente não quantificável; ou de quando as determinações de custo assim o obrigarem.

No contexto da construção dos Planos Estaduais de Cultura, os indicadores devem estar relacionados basicamente às metas.

Dica
Lembre-se que as metas representam uma intenção, isto é, os valores específicos a serem alcançados em um determinado período.


Essas metas são estabelecidas no processo de planejamento dentro de uma expectativa de que elas sejam, de alguma maneira, alcançável. Isso significa que não é viável o estabelecimento de metas tão audaciosas ao ponto de se saber ser impossível seu alcance. Os indicadores existem justamente para verificar os progressos no sentido do alcance das metas, que devem ser observáveis ou mensuráveis. Assim, a utilização de indicadores é uma maneira de monitorar de forma adequada a execução do Plano, pois fornece uma medida do alcance das metas definidas.


Lembre-se de que um dos prerrequisitos para a formulação e a utilização de sistemas de indicadores para acompanhamento dos Planos é o de que eles sejam compreensíveis.


Os indicadores são meios de comunicação e toda forma de comunicação requer entendimento entre os participantes do processo. Nesse sentido, os indicadores selecionados para fazer esse acompanhamento devem ser os mais transparentes possíveis, e os seus usuários devem ser estimulados a compreender o seu significado e a sua significância para a boa condução dos Planos. Observe as dicas para a construção dos indicadores relacionados às metas e às ações a seguir:

  • Os valores dos indicadores devem ser mensuráveis.
    É importante refletir, na hora de definir indicadores, se é possível observá-los na realidade. De nada resolve definir um ótimo indicador relacionado a uma meta do plano se esse indicador não puder ser medido.


  • Deve existir disponibilidade dos dados.
    Devemos sempre verificar quais são os dados existentes em nossa realidade para, na hora de definir indicadores, selecionar aqueles que estão disponíveis.


  • A metodologia para a coleta e o processamento dos dados, bem como para a construção dos indicadores, deve ser limpa, transparente e padronizada.
    Conforme acompanhamos a execução do Plano, é necessário trabalhar de forma sistemática, ao longo do tempo, na forma da coleta de dados,no seu tratamento e na sua disponibilização para consulta.


  • Os meios para construir e monitorar os indicadores devem estar disponíveis, incluindo as capacidades financeira, humana e técnica em toda a construção do plano de acompanhamento;


  • Os indicadores, ou o grupo de indicadores, devem ser financeiramente viáveis.

Dica
É importante observar novamente que na formulação e na escolha de indicadores a preocupação principal é o alinhamento com os objetivos e as metas estabelecidos nas etapas anteriores do processo de planejamento.


Por que utilizar indicadores?

O que possibilita qualificar um processo de gestão é a sua mensuração. Por isso, a gestão de atividades e o processo decisório necessitam de maneiras de mensurar o progresso de uma organização ou área, e os indicadores são uma importante ferramenta neste processo.

Continuando esse tema, na próxima página trataremos sobre mensuração.