A3a: Outreach pamphlet

Cartilha ou cartaz didático que sistematiza o aprendizado das Aulas Práticas Produtivas e o integra com materiais didáticos do mesmo tema (trabalho em grupo)

Cada grupo deverá:

  1. escolher algum aspecto dos aprendizados das Aulas Práticas Produtivas conforme temas sugeridos na tabela wiki ou levemente modificados; 
  2. delinear claramente a abrangência e profundidade do tema a ser abordado priorizando temas úteis para estudantes, agricultores e outros interessados em agroecologia, e correspondentemente corregir o título na tabela wiki para evitar sobreposição excessiva com outros temas abordados por outros grupos; 
  3. sistematizar apenas aqueles aspectos do aprendizado da Aula Prática Produtiva diretamente relevantes para o tema escolhido (não relatar tudo que aprenderam nas práticas!); 
  4. pesquisar em publicações práticas (como manuais práticos, outras cartilhas didáticas, material de extensão/divulgação ampla etc) e citar experiências e recomendações complementares às suas/do Pedro, onde diretamente relevantes, na sua cartilha/no seu cartaz;
  5. organizar (estruturar logica e didaticamente) o conjunto dessas fontes de conhecimento de uma forma facilmente entendível por um público amplo e útil para aplicação prática desses conhecimentos em outros lugares/momentos; 
  6. a cartilha/o cartaz didático entregue em formato eletrônico será avaliado como tarefa da disciplina, conforme Plano de Ensino.

 

Concisão

Total máx. 500 palavras (incluindo legendas de figuras, referências e notas de rodapé). 

Estrutura

  1. Título: Deve gerar interesse num público amplo; capturar a mensagem central da cartilha/do cartaz; ser conciso (breve mas informativo); e fácil de entender.
  2. Autores: Todas as pessoas que contribuiram ativamente na escrita precisam ser reconhecidas como (co-) autores, mesmo que não sejam estudantes
  3. Introdução: Justificar muito sucintamente porque tal prática ou forma de cultivo é importante para uma produção sustentável de alimentos. Tem a função de convencer o público alvo (p.ex. estudantes de agronomia que não tem noção de agroecologia) da importância da atividade ou da forma de cultivo. Lendo essa seção, o público alvo deveria sentir uma curiosidade tremenda de ler o resto!
  4. Experiências e recomendações práticas (corpo principal): A maior parte do conteúdo deve ser transmitido claramente por imagens, diagramas, tabelas, etc, substituindo texto no máximo possível. As recomendações devem permitir que um leitor desconhecido saiba como aplicar/adaptar a mesma prática de manejo em condições parecidas em outro lugar/momento. Não contar uma história anedótica ou cronológica das suas experiências e observações do dia! Nesse tipo de trabalho e na grande maioria de outros trabalhos em agronomia, ecologia e áreas afins não é necessário, nem apropriado fazer citações diretas. Ou seja, é mais apropriado vocês usarem as suas próprias palavras, apenas daqueles aspectos imediatamente relevantes para o assunto que vocês querem respaldar ou colocar em questão, usando citações indiretas. Citações diretas quase sempre são prolixas (ocupam espaço excessivo em relação a sua utilidade para o assunto discutido). Qualquer informação que não seja da sua criação ou de amplo conhecimento, precisa ser devidamente referenciada (cf. tutorial da BU-UFSC; caso contrário constituiria plágio). 
  1. Referências bibliográficas e/ou outras fontes: Só incluir referências citadas na cartilha/no cartaz. Para economizar palavras as citas no texto devem ser enumerados na ordem de aparência no texto e as referências no final muito abreviadas, p.ex. “1. May...(2008) Manual agroflorestal para a Mata Atlântica. MDA” ou "2. Kamke...Abelhas da Ilha de Santa Catarina. UFSC", idealmente legando um link direto para o texto completo da fonte como esses dois exemplos.

 

Avaliação

Entrega por moodle/email (DOC/PPT ou ODT/ODP ou PDF) até a data+horário indicado no moodle. Nome do arquivo precisa começar com o seu primeiro nome, sobrenomes, e atitivade documentada.

Pesos dos Critérios de Avaliação:

#1

40%

Pertinência, coerência e estrutura lógica e útil das experiências e recomendações (se faltam pontos pertinentes em relação à abrangência do título, perde pontos aqui)..

#2

30%

Concisão e clareza no conteúdo (se tiver blabla ou conteúdo vago ou ilustrações de relevância pouco clara, perde pontos aqui).

#3

30%

Clareza na forma de apresentação e impacto didático. Aqui importa o que facilita a leitura e o entendimento, ou seja, se só ficar bonitinho, não ganha nada de pontos.

Porém, se houver algum plágio (copiado de texto de outro estudante, da internet, ou de outra fonte não citada): reprovaçãosem arguição!