2. Escolhendo as cores

Um importante componente para tornar a visualização gráfica atrativa e intuitiva é a cor. Ela é uma das ferramentas mais poderosas para a comunicação visual e deverá ser escolhida com cuidado e dará a compreensão da identidade visual do seu relatório, tema ou painel de indicadores. Você certamente conhece a marca Ferrari pela cor vermelha de seu carro, por exemplo, ou de empresas como Nu Bank, Mc Donald’s, Coca-Cola entre muitas outras que são facilmente reconhecidas por suas cores. As cores despertam emoções e também possuem um papel importante na criação de uma identidade positiva ou negativa para informação que quer comunicar.

Como vimos no exercício praticado na seção anterior, existem muitas maneiras de especificar as cores no R. Uma das formas mais usadas é o padrão RGB (do inglês: “Red, Green, Blue”) que representa a intensidade das cores primárias vermelho, verde e azul. Uma das codificações desse padrão é o formato chamado hexadecimal, formado por seis dígitos, dois para cada cor primária. Esses dois dígitos podem ser representados por números que variam de 00 a 99 e pares de letras de AA até FF (por exemplo AB, AC, CE, EF, FF). Assim:

R = 00 a 99 / AA a FF
G = 00 a 99 / AA a FF
B = 00 a 99 / AA a FF

No R, quando configuramos cores o símbolo hashtag (#) indica um código hexadecimal. Então, um código #000000 representa a cor preta e #FFFFFF representa a cor branca. Combinando as três cores básicas podemos especificar mais de 16 milhões de cores e tons de cinza!

Uma pequena amostra de cores pode ser vista na tabela 1 a seguir, mas é possível visualizar as combinações possíveis clicando em https://www.w3schools.com/colors/colors_hexadecimal.asp. Na tabela 1, mostramos a cor em cada célula e, também, o código hexadecimal.


Tabela 1: Cores com seus códigos hexadecimais.


Existem diversas tabelas e ferramentas para ajudar a selecionar as cores como por exemplo w3 color picker

Também estamos disponibilizando um arquivo tabela_cores.html contendo todos os nomes das cores que estão nativamente no R. Clique no menu lateral “Arquivos”, do curso. Lembre-se de fazer o download do material do curso diretamente do Ambiente Virtual do curso e arquivá-los no seu computador.


Vamos seguir no passo a passo para que você consiga colocar em prática a escolha das cores no seu dia a dia da vigilância.