Unidade 4: Análise Situacional da Cultura

Diagnóstico do desenvolvimento da cultura
Desafios, oportunidades, diretrizes e objetivos

Aspectos do inventário cultural e Análise da gestão pública da cultura


Além do conjunto de equipamentos culturais que fazem parte do inventário, é importante observar outros componentes que também constituem o campo da cultura. Antes de qualquer coisa, é importante considerar que o processo de construção do Plano tem um prazo limitado e recursos escassos. Assim, se o seu Estado não conta com um inventário ou um mapa da cultura, a construção do Plano dificilmente será um momento indicado para construí-lo devido às limitações de tempo e recursos. Assim, o grupo envolvido na elaboração do Plano deve utilizar as bases disponíveis, apesar da sua parcialidade, e o processo participativo complementará e corrigirá, quando necessário, as informações dessas bases.

Dica
Recordando, nesta etapa estamos tentando visualizar o campo cultural na sua integralidade, e os equipamentos culturais representam uma parte importante da infraestrutura, porém, não a sua totalidade. Nesse sentido, no processo de levantamento é necessário identificar outros elementos relevantes para construir um retrato mais fiel da realidade cultural observada no Estado. Destacamos alguns desses elementos a seguir.



Indicamos também um roteiro para a elaboração de um inventário cultural. É importante observar que não se trata de restringir o inventário aos itens do roteiro, mas de indicar alguns passos que podem oferecer uma boa visão do desenvolvimento da cultura em seu município.

Aspectos do inventário cultural

Conheça-os por meio da animação a seguir.

Colocadas essas possibilidades, vamos nos concentrar mais detidamente em dois aspectos: a análise da gestão cultural do Estado e a análise dos instrumentos legais.

Análise da gestão pública da cultura

Esse é um aspecto importante da análise situacional, pois permite sistematizar as informações acerca da capacidade de gestão do Estado. Nesse aspecto, podem ser levantadas informações sobre os órgãos governamentais responsáveis pela gestão, sobretudo acerca da existência, da composição e do histórico de uma Secretaria de Cultura e de um Conselho de Política Cultural, bem como os instrumentos de financiamento e o histórico do orçamento estadual para a cultura.

Com relação à análise do orçamento, o plano de Recife faz uma comparação interessante sobre as despesas com cultura nesta capital e em outras capitais brasileiras.


Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC)

Entre os seus vários objetivos, o SNIIC visa a efetuar a integração e a padronização dos cadastramentos, dos mapeamentos e dos indicadores culturais, que também constituem uma estrutura bastante apropriada para a realização do inventário.

O SNIIC pretende ser uma plataforma colaborativa e poderá ser utilizada pelos Estados, sendo muito importante para poupar esforços, já que elimina a necessidade de desenvolver novas plataformas. Dessa forma, a utilização do SNIIC poupa o Estado do esforço de construir uma base própria e, ainda, proporciona uma plataforma comum a todos os Estados brasileiros. O esforço será exclusivamente o de coletar e registrar a informação.

Link
Os dados do Tesouro Nacional podem ser úteis para uma comparação entre os Estados. Acesse-os em:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/index.asp




Não devemos esquecer dos Poderes Legislativo e Judiciário, pois eles costumam ter comissões especiais dedicadas à cultura, além de programas direcionados ao seu apoio e representantes e apoiadores da área cultural.

Dica
Colocando na forma de um roteiro mínimo, as perguntas a serem respondidas para analisar a gestão pública da cultura são: como se caracterizam os órgãos gestores na área de cultura no Estado? Existem outros órgãos com importante atuação na área da cultura?


É importante considerar os instrumentos legais que regulamentam a cultura no Estado, mas tais instrumentos não se restringem ao âmbito estadual, estamos falando em toda e qualquer lei que apoie a cultura – seja ela municipal, estadual, nacional ou internacional. Vamos saber mais a respeito na próxima página.