Unidade 4: Análise Situacional da Cultura

Diagnóstico do desenvolvimento da cultura
Desafios, oportunidades, diretrizes e objetivos

Inventário da área cultural


A análise situacional é o ponto em que se busca conhecer a realidade, procurando considerá-la na sua totalidade e entender a sua complexidade de modo a embasar as decisões que guiarão as ações na área da cultura no Estado.

Neste estudo, trataremos dessa etapa do processo do planejamento, quando as informações sobre a área são coletadas, sistematizadas e discutidas, de modo a embasar as avaliações sobre os principais problemas enfrentados pelo Estado, seus desafios e suas oportunidades, e também quando é tomada a decisão final sobre as principais diretrizes que guiarão o Plano e os seus objetivos.

Dica
O Fórum de Planejamento é uma das instâncias de governança que serão constituídas para a construção participativa dos planos estaduais, tal como descrevemos na unidade de orientações gerais para a construção dos planos.


Diagnóstico do desenvolvimento da cultura

Um bom diagnóstico só poderá ser elaborado se houver a compreensão de seu conceito. Por isso, é necessário entender qual a importância do diagnóstico no processo de construção do Plano.


No diagnóstico devemos procurar compreender, da forma mais abrangente possível, qual é a real situação da cultura no Estado. É importante reconhecermos as limitações acerca de dados e informações no campo da cultura, mas independentemente disso, devemos reunir as informações de que dispomos e estabelecer um processo de discussão sobre o atual estado da cultura.


O diagnóstico é o processo que fornecerá informações importantes sobre a situação atual da área cultural, permitindo a construção de um diagnóstico da área e o estabelecimento de objetivos que visam a explorar as oportunidades detectadas e superar os desafios percebidos.


É importante perceber que a análise situacional não deve considerar o campo da cultura desvinculado de outros aspectos importantes do contexto no qual se insere. Assim, as informações sobre a cultura devem ser relacionadas com aspectos sociais, demográficos, políticos, econômicos, históricos e geográficos do Estado. Logo, antes de refletir sobre as informações do campo da cultura, deve-se construir um esforço de reflexão e sistematização de informações importantes sobre a história estadual.

Inventário da área cultural

Para a construção do diagnóstico do desenvolvimento da cultura no Estado, a primeira etapa a ser conduzida é a realização de um inventário da área.

Dica
Lembre-se de que ninguém transforma sua vida sem conhecer sua própria realidade.


Nesta fase, cabe buscar construir o mais amplo levantamento da realidade na área. Deve-se tentar encontrar o máximo de levantamentos relacionados com o desenvolvimento do campo da cultura, sejam eles recentes ou não. Alguns levantamentos realizados nos país podem contribuir para a construção de uma análise sistemática sobre a cultura. Veja alguns deles na próxima página.