Unidade 4: Análise Situacional da Cultura

Diagnóstico do desenvolvimento da cultura
Desafios, oportunidades, diretrizes e objetivos

Desafios e oportunidades


Tendo construído participativamente – em um esforço conjunto entre poder público e sociedade civil – a sistematização e a análise das principais informações do campo da cultura, a análise de tendências deve contribuir para a identificação dos principais desafios e das oportunidades que são percebidos pela coletividade para a área da cultura no Estado.



Um desafio que também poderá ser percebido é o isolamento das práticas culturais das demais práticas educacionais, econômicas ou políticas. Por exemplo, pode-se, em certos, períodos perceber que as práticas culturais são mais associadas ao puro entretenimento do que a atividades políticas de conscientização, autonomização e construção da relação com o outro e de um destino coletivo.

A análise situacional será, assim, consolidada pela identificação dos desafios e das oportunidades observadas na área.


Os desafios constituem-se das limitações da área que devem ser superadas. Muitas vezes, representam as ameaças do planejamento estratégico convencional. Na prática, tratam-se de obstáculos que dificultam o desenvolvimento da cultura ou de temas de difícil resolução, mas que devem ser enfrentados. Para o enfrentamento dos desafios, a construção de soluções criativas é essencial, e para isso, a ampla participação da sociedade é fundamental.


Situações e questões que uma equipe de técnicos enfrenta de uma maneira recorrente pode ser abordado com muita criatividade pelos agentes do campo cultural, que trazem na sua história o acúmulo de experiências da área.

Geram-se, então, as oportunidades, que são condições de contexto propiciadoras do desenvolvimento. São as oportunidades para crescer e as tendências da sociedade que favorecem as realizações almejadas dentro da área. Assim, as oportunidades podem ser utilizadas para a realização daquelas ações que foram definidas para o desenvolvimento da área cultural.

Dica
As oportunidades, muitas vezes, são identificadas junto com os desafios. Como costumamos dizer: há uma riqueza tão grande de atividades culturais no Estado, mas a população não a conhece; há muitos agentes culturais, mas eles estão abandonando Estado; e temos uma grande diversidade cultural, mas os equipamentos são reservados apenas a certas atividades culturais. Com isso, pode-se perceber que as oportunidades consistem naquilo que consideramos positivo na nossa avaliação, como a riqueza de atividades culturais, o grande número de criadores culturais, a diversidade cultural.


Identificados os desafios e as oportunidades, o Fórum Municipal de Planejamento poderá, respeitando as determinações da Conferência Municipal de Cultura, elaborar as diretrizes do Plano Estadual de Cultura.