Tendo construído participativamente – em um esforço conjunto entre poder público e sociedade civil – a sistematização e a análise das principais informações do campo da cultura, a análise de tendências deve contribuir para a identificação dos principais desafios e das oportunidades que são percebidos pela coletividade para a área da cultura no Estado.
Um desafio que também poderá ser percebido é o isolamento das práticas culturais das demais práticas educacionais, econômicas ou políticas. Por exemplo, pode-se, em certos, períodos perceber que as práticas culturais são mais associadas ao puro entretenimento do que a atividades políticas de conscientização, autonomização e construção da relação com o outro e de um destino coletivo.
A análise situacional será, assim, consolidada pela identificação dos desafios e das oportunidades observadas na área.
Os desafios constituem-se das limitações da área que devem ser superadas. Muitas vezes, representam as ameaças do planejamento estratégico convencional. Na prática, tratam-se de obstáculos que dificultam o desenvolvimento da cultura ou de temas de difícil resolução, mas que devem ser enfrentados. Para o enfrentamento dos desafios, a construção de soluções criativas é essencial, e para isso, a ampla participação da sociedade é fundamental.
Situações e questões que uma equipe de técnicos enfrenta de uma maneira recorrente pode ser abordado com muita criatividade pelos agentes do campo cultural, que trazem na sua história o acúmulo de experiências da área.
Geram-se, então, as oportunidades, que são condições de contexto propiciadoras do desenvolvimento. São as oportunidades para crescer e as tendências da sociedade que favorecem as realizações almejadas dentro da área. Assim, as oportunidades podem ser utilizadas para a realização daquelas ações que foram definidas para o desenvolvimento da área cultural.
Dica |
Identificados os desafios e as oportunidades, o Fórum Municipal de Planejamento poderá, respeitando as determinações da Conferência Municipal de Cultura, elaborar as diretrizes do Plano Estadual de Cultura.