Unidade 4: Análise Situacional da Cultura

Diagnóstico do desenvolvimento da cultura
Desafios, oportunidades, diretrizes e objetivos

Diretrizes e objetivos


Tendo construído participativamente – em um esforço conjunto entre poder público e sociedade civil – a sistematização e a análise das principais informações do campo da cultura, a análise de tendências deve contribuir para a identificação dos principais desafios e das oportunidades que são percebidos pela coletividade para a área da cultura no Estado.


Os objetivos devem ser definidos de uma forma mais ampla. Devemos entender os objetivos estabelecidos no Plano Estadual de Cultura como a visão que a área cultural tem de seu futuro, isto é, de aonde pretendemos chegar no campo cultural no prazo estabelecido pelo documento. Para isso, durante a construção dos objetivos do Plano Estadual, é importante considerar os objetivos estabelecidos no Plano Nacional de Cultura.


Devemos lembrar que o dispêndio de esforços em um conjunto muito grande de objetivos pode fazer com que os resultados alcançados ao longo de um período sejam irrelevantes.


Nesse sentido, é necessário identificar um conjunto de critérios para que a discussão no processo de planejamento defina objetivos razoáveis. A dificuldade está em procurar um caminho que não seja tão ambicioso que se torne irrealizável, nem tão humilde que não represente qualquer avanço ou melhoria da situação atual.

Nas etapas de prognóstico e dos indicadores de monitoramento e avaliação, os objetivos serão desdobrados a partir da identificação da situação atual, permitindo a elaboração das estratégias e com os quadros correspondentes de ações e metas.

No quadro a seguir, podemos observar de forma resumida as atividades desenvolvidas para a produção dos itens do Plano Estadual de Cultura. Todas as atividades exploradas aqui devem subsidiar a confecção dos quatro primeiros itens que farão parte do documento.

O estabelecimento dos objetivos do Plano finaliza a etapa da análise situacional no processo de planejamento. Revisando o que construímos até momento, verificamos que primeiramente estabelecemos um quadro da área cultural no Estado a partir do inventário do setor e então fizemos a análise de suas tendências, a identificação dos atores, o reconhecimento do marco legal e a análise situacional. A partir das constatações encontradas, é possível estabelecer uma matriz que revela os principais desafios e as oportunidades para a área. Desse modo, podemos determinar os objetivos do Plano.