Unidade 3: Sensibilização e Mobilização

Sensibilização
Objetivos e estratégias de sensibilização
O papel do facilitador em processos de desenvolvimento social

Divulgação do processo de elaboração do plano


Um momento fundamental para toda a sequência do processo de construção do Plano é a divulgação. Alertar os grupos sociais interessados de que esse processo será realizado e detalhar sua realização é o passo inicial para a construção de um processo participativo. A forma mais simples de se fazer isso é por meio das redes de contato existentes no campo da cultura. Nesse caso, podemos dizer que se trata de um esforço de divulgação boca a boca.

Link
Para conhecer a história da expressão “boca a boca”, acesse:
http://www.vitrinepublicitaria.net/opiniao.asp?menucodigo=54


Atualmente, com a expansão do uso da internet, as ferramentas mais utilizadas são as redes sociais. Além delas, podemos também criar um blog ou um site para a divulgação do processo de planejamento que servirá não apenas para essa etapa, mas como espaço de interação e de divulgação das informações das diferentes etapas.

A imprensa é, evidentemente, um meio poderoso de divulgação, mas frequentemente caro, a menos que transformemos o processo em notícia. Uma forma de fazer isso é programar um evento para o lançamento do processo e a instalação da principal instância de governança: o Fórum Estadual de Planejamento.


Lembre-se de que a comunicação e a informação são ações imprescindíveis para divulgar uma ideia. Tomar a iniciativa de comunicar-se, se realizada de maneira eficaz, revela-se um poderoso mecanismo de ampliação de engajamento dos atores sociais. O desafio está, em um primeiro momento, em conseguir atingir um elevado número de cidadãos em diferentes localidades do Estado, cumprindo sua função de divulgar a proposta; e em um segundo momento, o desafio é manter um nível desejado de divulgação durante todo o processo de elaboração do Plano.


Normalmente, pensamos nos meios mais atuais e sofisticados de divulgação, mas é bom não se esquecer de que o acesso à internet em vários lugares do Brasil ainda é bastante restrito. Assim, pensar nos meios mais tradicionais pode proporcionar um maior alcance. Para isso, um meio frequentemente esquecido é o rádio, que pode, em algumas situações e para alguns objetivos, servir como ferramenta de comunicação em diversas etapas do planejamento que necessitam de divulgação.

A identificação e articulação de parceiros territoriais representativos e instituições estaduais e federais que apoiem o processo são o nosso objeto de discussão na próxima página. Acompanhe!