Unidade 3: Sensibilização e Mobilização

Sensibilização
Objetivos e estratégias de sensibilização
O papel do facilitador em processos de desenvolvimento social

A sensibilização é a etapa inicial rumo à implementação do processo de construção do Plano Estadual de Cultura. Essa etapa mobiliza os atores sociais e a articula os parceiros, sendo uma fase fundamental para viabilizar a construção de um plano de cultura bem elaborado e participativo. É por meio dela que busca-se sensibilizar e comprometer os atores sociais pelo estabelecimento de parcerias e pela atuação destes nos espaços de governança criados.

O que se entende por sensibilização

Sensibilizar significa ir além de apenas transmitir uma ideia, é levar as pessoas à reflexão, fazer com que sintam necessidade de mudança. Nessa perspectiva, o objetivo da fase de sensibilização é sensibilizar e mobilizar a atores sociais e articular parceiros, incentivando-os a participar do processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura. O elemento conceitual importante, nesse ponto, é a valorização dos territórios como espaço de geração de oportunidades para a consolidação dos objetivos daqueles que atuam no setor cultural.



 

 

Dica
Para a formação de um território a partir de variáveis culturais, é fundamental que haja o envolvimento dos atores sociais e que estes reflitam sobre sua realidade, definindo as prioridades de desenvolvimento.


Por que e quando sensibilizar?

No campo social, sobretudo quando falamos de um assunto de interesse público, como é o caso da cultura, fica evidente a necessidade de sensibilização, afinal, a cultura é uma dimensão inerente à atividade humana e à vida em sociedade.



Note que sensibilizar é a premissa para a construção do Plano Estadual de Cultura de forma participativa.


O esforço da sensibilização deve se constituir no primeiro momento estratégico em que elabora-se a implementação do processo de construção do Plano Estadual de Cultura. Logo após a consolidação da equipe de facilitadores e de algumas reuniões para a organização do trabalho, já é possível iniciar a construção de um plano de ação, no qual serão programadas as atividades de sensibilização como a primeira fase do processo.