Unidade 3: Sensibilização e Mobilização

Sensibilização
Objetivos e estratégias de sensibilização
O papel do facilitador em processos de desenvolvimento social

O papel do facilitador em processos de desenvolvimento social


Ao facilitador de processos de planejamento no âmbito do setor cultural cabem as tarefas de compreender os sentimentos do grupo com o qual ele trabalha, interpretar esses sentimentos e construir a partir deles. Essa é uma das maneiras de garantir a legitimidade dos processos de intervenção em desenvolvimento territorial e setorial. Uma atitude de profundo compromisso e respeito se manifesta a partir da aceitação do outro como um indivíduo que tem o direito de ser e de pensar diferente do próprio facilitador e de seus pares no grupo.

Dica
Note que, criando um ambiente em que cada um se sinta livre para falar e pensar de forma diferente, o facilitador ajuda o grupo a desenvolver também essa atitude, que é essencial para que o grupo, como ser coletivo, expresse suas vontades e desejos de realizar.



Propiciar que nesse ambiente os distintos atores tenham possibilidade de trazer respostas ainda não acabadas – quase projetos de respostas – contribui para que todos se sintam autores da resposta formulada pelo grupo.

Na animação a seguir você pode visualizar as tarefas do facilitaror, clique na seta da imagem a seguir e confira:

Quem são os facilitadores?

O processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura demandará o envolvimento de um grupo significativo de pessoas designado pelo órgão gestor estadual e pelas organizações parceiras e voluntárias, que assumem o papel de facilitadores das etapas de planejamento.

No âmbito estadual, essas pessoas atuam diretamente na construção do Fórum Estadual de Planejamento da Cultura e na capacitação daqueles que exercerão o papel de facilitador em cada território. Os facilitadores estaduais compõem a equipe inicial, que é definida pelo órgão gestor e indicada pelos parceiros que comporão a governança estadual de planejamento.


Cada Fórum Territorial designa um grupo de cerca dez pessoas, os facilitadores territoriais, que constituirão o grupo de planejamento territorial. Esse grupo de pessoas deverá ser capacitado por meio da ação dos facilitadores do Estado e dos mecanismos de formação não presenciais disponibilizados a eles. Além disso, o grupo de facilitadores estaduais atuará como facilitador e sistematizador dos resultados das diversas atividades de planejamento que ocorrerão em cada território.


Onde atuam os facilitadores?

Os facilitadores estaduais e os facilitadores territoriais promovem atividades nas instâncias de planejamento (Fórum Estadual, Fórum Territorial e grupos setoriais) para divulgar o processo, nivelar os conceitos e mobilizar os participantes, visando ao seu envolvimento e ao alcance dos resultados previstos para cada fase do processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura.

Lembre-se: o facilitador de processos de planejamento no âmbito do setor cultural tem o compromisso de entender os sentimentos do grupo com o qual ele trabalha, interpretar esses sentimentos e construir a partir deles para garantir a legitimidade dos processos de intervenção em desenvolvimento territorial e setorial.