MÓDULOS, SUBMÓDULOS

Início das aulas: 19 de outubro de 2009.

Término: 05 de novembro de 2010.

Obs.: Em reunião na SECAD (fev. 2009), foi decidido que o Módulo IX será ministrado em duas partes. A primeira, antes do Módulo VII, e a segunda, depois do Módulo X.

Módulo Submódulos
I - Introdução a Educação a distância: Da Oralidade à Informática Da Oralidade à Informática
Educação a distância
II – O Desenvolvimento da Educação Integral no Brasil: Arte e Educação O desenvolvimento da educação integral no Brasil hoje
Estudo das Artes
III – Educação Integral e Integrada: Reflexões e Apontamentos Reflexões e Apontamentos
Alfabetização para o letramento
Aprendizagem da Matemática I
IV - Educação Integral e Integrada: Políticas Pedagógicas e o Estudo das Linguagens Verbal e Matemática II Políticas Pedagógicas
O Processamento da Leitura
Aprendizagem da Matemática II
V - Políticas Públicas e o estudo das Linguagens Verbal e Matemática III Políticas Públicas e gestão pública/intersetorialidade
As principais estratégias em leitura para desenvolver a cidadania e diminuir a exclusão social
Aprendizagem da Matemática III
VI – A escola, a cidade e a pedagogia cultural com visitas à Educação Integral e Integrada A escola e a cidade
A pedagogia cultural
VII - Memória e Patrimônio com vistas à Educação Integral e Integrada Educação Integral como Arranjo Educativo Local Memória e Patrimônio com vistas à Educação Integral e Integrada
Educação Integral como arranjo educativo local
VIII – Psicologia do Desenvolvimento - Cognicão, Ensino e Aprendizagem A busca do desenvolvimento e da aprendizagem no processo educacional
Fundamentos da educação integral
IX – Projeto de Intervenção Pedagógica: Reflexões acerca da educação integral, com vistas à prática de pesquisa voltada ao ensino Reflexões sobre experiências educativas
Fundamentos da educação integral
X - Práticas pedagógicas como práticas sociais – dialogando com teorias, áreas de conhecimento e abordagens de ensino Língua portuguesa e ensino com foco em alfabetização para o letramento e desenvolvimento da leitura
A amarelinha - possibilidades no ensino da Matemática
Educação histórica e geográfica a partir do local
O Ensino das Ciências em Foco
Revisitando a “Arte-Educação”
IX – Projeto de Intervenção Pedagógica: Reflexões acerca da educação integral, com vistas à prática de pesquisa voltada ao ensino. (Parte II) Desenvolvimento e Avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica