MÓDULOS, SUBMÓDULOS
Início das aulas: 19 de outubro de 2009.
Término: 05 de novembro de 2010.
Obs.: Em reunião na SECAD (fev. 2009), foi decidido que o Módulo IX será ministrado em duas partes. A primeira, antes do Módulo VII, e a segunda, depois do Módulo X.
| Módulo | Submódulos |
|---|---|
| I - Introdução a Educação a distância: Da Oralidade à Informática | Da Oralidade à Informática |
| Educação a distância | |
| II – O Desenvolvimento da Educação Integral no Brasil: Arte e Educação | O desenvolvimento da educação integral no Brasil hoje |
| Estudo das Artes | |
| III – Educação Integral e Integrada: Reflexões e Apontamentos | Reflexões e Apontamentos |
| Alfabetização para o letramento | |
| Aprendizagem da Matemática I | |
| IV - Educação Integral e Integrada: Políticas Pedagógicas e o Estudo das Linguagens Verbal e Matemática II | Políticas Pedagógicas |
| O Processamento da Leitura | |
| Aprendizagem da Matemática II | |
| V - Políticas Públicas e o estudo das Linguagens Verbal e Matemática III | Políticas Públicas e gestão pública/intersetorialidade |
| As principais estratégias em leitura para desenvolver a cidadania e diminuir a exclusão social | |
| Aprendizagem da Matemática III | |
| VI – A escola, a cidade e a pedagogia cultural com visitas à Educação Integral e Integrada | A escola e a cidade |
| A pedagogia cultural | |
| VII - Memória e Patrimônio com vistas à Educação Integral e Integrada Educação Integral como Arranjo Educativo Local | Memória e Patrimônio com vistas à Educação Integral e Integrada |
| Educação Integral como arranjo educativo local | |
| VIII – Psicologia do Desenvolvimento - Cognicão, Ensino e Aprendizagem | A busca do desenvolvimento e da aprendizagem no processo educacional | Fundamentos da educação integral |
| IX – Projeto de Intervenção Pedagógica: Reflexões acerca da educação integral, com vistas à prática de pesquisa voltada ao ensino | Reflexões sobre experiências educativas |
| Fundamentos da educação integral | |
| X - Práticas pedagógicas como práticas sociais – dialogando com teorias, áreas de conhecimento e abordagens de ensino | Língua portuguesa e ensino com foco em alfabetização para o letramento e desenvolvimento da leitura |
| A amarelinha - possibilidades no ensino da Matemática | |
| Educação histórica e geográfica a partir do local | |
| O Ensino das Ciências em Foco | |
| Revisitando a “Arte-Educação” | |
| IX – Projeto de Intervenção Pedagógica: Reflexões acerca da educação integral, com vistas à prática de pesquisa voltada ao ensino. (Parte II) | Desenvolvimento e Avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica |