Boas Vindas

Prezado Professor:

Seja bem vindo ao Curso de Educação Integral e Integrada!

Trata-se de um curso de aperfeiçoamento de 260 horas com vistas a promover a reflexão e a discussão e a possibilitar a implementação de programas de educação integral e integrada na rede pública de educação básica.

Nosso programa curricular está organizado em 10 Módulos que contemplam história, marcos legais, contextuais e conceituais da educação integral e integrada, além de explorar conhecimentos essenciais nas áreas de alfabetização para o letramento, matemática, artes, ciências da sociedade, ciências da natureza e psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

O conceito de educação integral está operacionalizado no fato de o educando permanecer na escola oito horas diárias, participando de atividades não somente nas disciplinas que tradicionalmente integram o currículo, mas também nas chamadas disciplinas e atividades extracurriculares, como as mais diversas formas de arte, esportes, atividades de socialização, ecológicas, saúde, etc, sempre tendo em vista o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social harmônico do educando.

Picture

A educação integrada, a seu turno, tem por escopo, no plano cognitivo, permitir que o indivíduo incorpore os conhecimentos produzidos pelo ser humano como vasos comunicantes. Na prática, isso significa não só o diálogo entre as disciplinas que integram o currículo, como a ligação com as outras fontes de conhecimentos hoje à disposição do usuário da Internet. No plano afetivo, significa que a escola e a família devem marchar juntas no processo educacional. No plano social, significa que a escola não pode se dissociar das demais instâncias da sociedade e não apenas no âmbito local do município, mas no âmbito estadual, nacional e mundial. Sob a égide da integração mundial, por exemplo, se sustentam as ideias pacificistas, um dos fundamentos da educação. No plano ético e ideológico, significa a aceitação e o convívio com todas as etnias, sexos, credos e ideologias, salvo os que pregam a violência e a discriminação. Por fim, a educação integrada deve construir a ponte entre ciências humanas e exatas e entre ciência e arte, sem opô-las entre si.

Com a oferta deste Curso, desejamos que tenhamos todos uma boa oportunidade de crescimento e aprendizagem!

Professoras Ana Cláudia e Clarícia