Programação
-
Este é o primeiro curso oferecido pelo núcleo de Formação e Inovação: Integração das TDIC na Educação Básica, vinculado ao Edital 02/2020 da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFSC.
O objetivo principal consiste em contribuir com a formação docente para o uso crítico e criativo do Moodle em atividades presenciais e não presenciais. Neste objetivo, enquadram-se os seguintes objetivos específicos: contribuir com a formação docente para a integração de TDIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em atividades presenciais e não presenciais; Compreender o potencial dos recursos e das atividades do Moodle apontando possibilidades para o planejamento de atividades presenciais e o gerenciamento de disciplinas no Moodle. Refletir sobre as potencialidades e limites das TDIC; Conhecer propostas inspiradoras que envolvem o uso do Moodle para o processo de ensino-aprendizagem. Planejar estratégias e situações de aprendizagem no Moodle.
O curso está organizado em 9 tópicos com um total de 10 atividades avaliativas. Cada atividade com prazo final de entrega (verificar cronograma do curso).
Não serão aceitos trabalhos fora do prazo, portanto, atente-se às datas das atividades.
Teremos duas videoconferências obrigatórias e dois encontros não obrigatórios para o diálogo e "tirar dúvidas". Os horários serão definidos a partir de enquetes.
Ponto de encontro: https://meet.jit.si/moodlebasicoeb
O curso possui 10 atividades avaliativas, realizadas no próprio ambiente. A frequência no curso está diretamente relacionada à realização, correta, das atividades propostas.
André Ary Leonel
Pablo Andretta Jaskowiak
João Vinicius dos Santos Bobek
Lucas Carvalho de Borba
Vanessa Rosa da Silva -
Você já conhece e/ou utilizou o MOODLE?
Nestes primeiros passos queremos fazer uma breve apresentação do Moodle enquanto Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e conhecer um pouco da história de cada participante do curso.
Uma das vantagens do MOODLE, assim como acontece nas redes sociais, é possibilitar o encontro e a interação entre pessoas de diferentes regiões geográficas e de diferentes áreas do conhecimento. Neste espaço temos em comum o objetivo de conhecer o MOODLE e algumas de suas potencialidades. Além deste ponto, podemos ter outros interesses e afinidades. Será?
-
Vídeos
-
Atividade
Abaixo encontra-se um fórum de apresentação para que você possa se apresentar e contar pra gente um pouco da sua história com o uso desse ambiente e com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) de maneira geral.
Sendo este um espaço de interação, colaboração e compartilhamento de conhecimentos e práticas é importante que possamos nos conhecer um pouco, saber da área de atuação e das expectativas e motivações com este curso. Neste sentido, criamos um fórum de apresentação pessoal.
-
-
Neste tópico vamos tratar de alguns referenciais teóricos que abordam questões relacionadas a Formação Docente e a Integração das TDIC.
Abaixo selecionamos alguns textos para contribuir com o entendimento destas referências que também serão abordadas em nossa live do dia 26 de junho.
- A Formação de Professores na Perspectiva da Mídia-Educação
- Mídia-Educação: conceitos, histórias e perspectivas
- TPACK: Em busca de um referencial teórico para a Formação de Professores em Tecnologia Educativa
Boa leitura!!!
Além de apresentar estes textos queremos saber quais desafios você tem encontrado em sua prática no que tange a integração das TDIC. Participe do Fórum abaixo ;)
-
Atividade
-
-
Nesta seção veremos os aspectos mais fundamentais do Moodle. O Moodle é um dentre vários AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) ou AVEAs (Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem) disponíveis atualmente. Apresentaremos dados de utilização deste AVA, em particular, no Brasil e no Mundo (você pode ver estas estatísticas clicando aqui). Mostraremos, de forma breve, que o Moodle pode ser encontrado com diferentes aparências, mas é fundalmentalmente o mesmo sistema. Em particular, abordaremos as principais características do Moodle tal qual adotado pela UFSC.
Os vídeos abaixo abordam estes tópicos em particular.
-
Vídeos
-
Material suplementar
-
-
Nesta seção vamos discutir aspectos relacionados a turmas, disciplinas e espaços do professor.
Começaremos esta seção discutindo o espaço do professor. No Moodle da UFSC, cada docente pode ter até três destes espaços que funcionam como um playground, isto é, um ambiente privativo em que você pode explorar recursos e atividades sem afetar suas turmas presenciais.
Continuaremos discutindo como disponibilizar turmas e disciplinas no Moodle. O Moodle de cursos presenciais da UFSC é integrado/interconectado com os seguintes sistemas: CAPL, CAGR e CAPG. Isto significa facilidade na hora de criar e disponibilizar turmas, uma vez que as informações destes sistemas é utilizada pelo Moodle para gerenciar participantes e sessões de aulas.
Em um terceiro momento, vamos discutir o recurso de agrupamento de turmas, uma funcionalidade que permite agrupar diferentes disciplinas e/ou turmas em um mesmo ambiente ou sala no Moodle. O agrupamento pode ser feito com turmas de um mesmo professor ou de professores diferentes. O agrupamento de turmas permite agilidade, facilidade e uniformidade no gerenciamento de turmas para as quais se deseja disponibilizar os mesmos conteúdos, tarefas e atividades.
Finalizaremos com uma discussão acerca do Módulo de Presença, que permite anotar, no próprio Moodle, as presenças dos participantes.
-
Vídeos
-
Material suplementar
-
-
Nesta seção veremos que é possível fazer a inscrição de participantes em um espaço do professor ou disciplina. No caso de disciplinas, podemos incluir participantes além daqueles que são adicionados quando realizamos a disponibilização de turma. Os participantes podem ser internos ou externos à UFSC.
-
Vídeos
-
Material suplementar
-
-
Nesta seção veremos como configurar e editar uma sala ou espaço.
Começaremos discutindo como é feita a edição do ambiente e a adição de recursos e atividades. Não abordaremos todos estes recursos em detalhes (nas próximas seções falaremos da atividade tarefa, em detalhes). O Moodle apresenta uma vasta gama de recursos e atividades. Uma vez confortável com adição e remoção destes recursos, use seu espaço do professor (caso você seja docente da UFSC), para explorar cada um deles em detalhes.
Em um segundo momento, veremos como visualizar o ambiente do ponto de vista de um estudante. Esta visualização é importante e interessante se quisermos saber o que, de fato, nossos alunos veem.
Veremos então alguns recursos poderosos do Moodle para o gerenciamento de salas, partindo da obtenção de relatórios e visualização de logs do curso.
Finalizamo esta seção mostrando que é possível exportar, restaurar e importar as configurações de um ambiente. Isto facilita a transposição de material preparado em um espaço do professor para uma sala de disciplina, por exemplo. Estes recursos também podem ser utilizados para tranpor atividades de um semestre para outro com facilidade, sem a necessidade de criação de material novamente.
-
Vídeos
-
-
Nesta seção está disponível uma das atividades avaliativas do curso. Esta atividade é referente aos tópicos/assuntos discutidos nas quatro seções anteriores do curso (Aspectos Fundamentais do Moodle, Turmas e Espaços do Professor, Inserção de Participantes, Gerenciamento da Sala). Recomendamos que você assista os vídeos das seções listadas antes de tentar responder o questionário.
-
Neste tópico aprenderemos como criar e configurar uma atividade Tarefa.
Explore os materiais compartilhados e ao final faça a atividade avaliativa.
Bons estudos!-
Vídeo
-
Material Suplementar
-
Atividade
-
-
Este tópico se destina a apresentar a ferramenta Fórum no Moodle. Através desta ferramenta, você poderá criar espaços valiosos de construção e compartilhamento de conhecimentos com os estudantes, tanto em forma de postagem de textos, respostas a perguntas, e também de discussões entre os alunos através dos comentários. Falaremos sobre a definição de fórum e de como usar essa ferramenta de forma motivadora e enriquecedora para você e para os estudantes. Abordaremos desde os fóruns de avisos e de dúvidas, que devem ser parte integrante da configuração básica de sua sala virtual, até os fóruns de discussão, que podem ser ótimas ferramentas de avaliação.
O conteúdo do tópico está dividido em duas partes: uma lição, em que tratamos de aspectos importantes como definição, uso, tipos, fóruns de discussão e mediação em fóruns, além dos aspectos pedagógicos envolvidos. Depois dessa parte mais teórica, mas muito importante para um bom uso dessa ferramenta, temos um livro que explica em detalhes, através de capturas de tela, como configurar um fórum, explorando também dicas de melhor uso. Além disso, você tem acesso ao um vídeo tutorial que explica como fazer essas configurações em tempo real, com gravação de captura de tela do Moodle e narração. O conteúdo do livro e do vídeo não é exatamente o mesmo: o livro é um pouco mais completo na exploração de exemplos e explicações, por ser uma ferramenta escrita. O video é mais resumido e prático.
Para receber a pontuação referente a este tópico, participe do fórum acerca do uso pedagógico e faça a lição até o final, respondendo às questões.
Se tiver alguma dúvida entre em contato com nossa equipe.
Bons estudos!
-
Vídeo
-
Material Suplementar
-
Este livro explica, através de textos e capturas de tela, como fazer as configurações pedidas quando se insere um fórum no Moodle. Siga suas páginas para completar o conteúdo deste tópico. Para ir em frente, clique na flecha para a direita. Se quiser voltar a um capítulo anterior, clique na flecha para a esquerda. Ou navegue através do sumário dos capítulos, à esquerda da tela.
-
Atividades
-
Ver Passar pela atividade até o fim Receber uma nota
Agora vamos explorar as possibilidades desta importante ferramenta do Moodle: o Fórum. Navegue através da lição para ter acesso ao conteúdo deste tópico e ficar por dentro das potencialidades desse recurso. Assim, antes de configurar seu fórum, você terá um ideia mais clara do que é essa ferramenta, em quais ocasiões e como melhor utilizá-la, além de reflexões sobre os aspectos pedagógicos de sua utilização.
Atividade Pontuada.
Para receber a pontuação referente ao tópico, navegue na lição até o final e responda às questões. Você terá 3 tentativas.
-
-
Neste tópico vamos compartilhar, dialogar e refletir sobre diferentes formas de avaliação mediadas pelas TDIC. Além disso, trataremos, por meio dos vídeos, a configuração do "Gerenciamento do livro de Notas".
-
Vídeos
-
Atividades
-
Esta tarefa consiste em planejar uma atividade avaliativa mediada por alguma tecnologia que pode ser de forma síncrona ou assíncrona. Apresentando uma justificativa para a avaliação em questão e para a(s) ferramenta(s) tecnológica(s) que serão utilizadas. Descreva suas intencionalidades pedagógicas, detalhando como a avaliação será desenvolvida, quais são os objetivos almejados e quais serão os critérios de avaliação. Faça toda essa descrição em um arquivo único e envie por essa atividade até o dia 17 de julho.
Bom trabalho!!!!
-
-
-
Neste espaço compartilharemos materiais extras, que podem ser interessantes, sobre todos os tópicos do curso, de visualização opcional. Você, professor cursista, fica convidado a contribuir, inserindo textos, vídeos ou links que achar pertinentes e fazer comentários sobre eles. Participe e compartilhe conhecimentos.
-
-