1. Layouts das Disciplinas de EAD/UFSC

Um pouco da história

O desenvolvimento do layout de disciplina que apresentaremos aqui surgiu em um dos primeiros programas de Ensino a Distância (EAD) da UFSC, o Prolicen (com os Cursos de Biologia, Física, Matemática, dentre outros), onde desde o início, o Lantec foi parceiro no desenvolvimento dos materiais. Logo após, veio o programa da UAB, onde foram realizados os primeiros testes do layout.

A coisa iniciou mais ou menos assim: o programa Prolicen com início lá em 2005/2006, começou a utilizar as tecnologias digitais dos ambientes virtuais, neste caso o Moodle, que oferece o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA). Os professores, os tutores, os alunos e demais, não tinham conhecimento de como utilizar o Moodle. Diante disso, foram feitas algumas formações básicas para toda a equipe de trabalho (professores, tutores, coordenadores e demais envolvidos). Foi um grande avanço em relação ao que se tinha no presencial.

O Moodle pode potencializar a organização das disciplinas e o aprendizado dos alunos, mas se sabiamente utilizado!

No decorrer dos Cursos, com o uso do Moodle, foram surgindo necessidades/questionamentos dos alunos, como:

  • Cadê o Plano de Ensino? (Problema de localização de material)
  • Cadê aquele material que o professor falou que disponibilizaria hoje? (Problema de localização de material ou de planejamento)
  • Cadê o vídeo? Está lá embaixo. O vídeo não funciona. Você conseguiu "baixar"? Não abre? Usa o programa do... (Problema de localização de material, ou de formato/extensão do arquivo, ou de instruções ao aluno)

Tinha disciplina que o Plano de Ensino (PE) estava no início, outros no meio de um texto no Moodle, alguns documentos estavam em WORD, outros em PPT, outros em PDF etc. Cada um disponibilizava um material em formato e/ou local diferentes.

Um AVEA de uma disciplina onde um põe um material de uma forma, outro de outra, as vezes não está disponibilizado ou o link "quebrou", ou as vezes não tem organização, ou tem um doc num formato que não abre ou deforma ao abrir, são exemplos de situações que trazem prejuízos tanto para o professor e para o Curso, quanto para os alunos, que serão os mais prejudicados. Uma disciplina com AVEA desorganizado implica em:

  • alunos usar mais tempo do que precisa, para localizar materiais e/ou para realizar os seus estudos;
  • levar à desmotivação dos alunos e alunas;
  • desistência do Curso e/ou disciplina, seja devido aos materiais/aula inadequados e/ou pela mal organização do AVEA, conduzindo ao fracasso daquele aluno (a) na disciplina. Então, vale refletir que as vezes aquele momento pode ser a única oportunidade para aquele estudante concluir seus estudos, seja devido ao seu tempo ou aos seus recursos financeiros. A desorganização de um pode mudar todo o rumo do planejamento de outro;

Assim surgiu a necessidade de avaliação do processo de ensino e organização do AVEA, análises das demandas, mais formações, como produzir materiais mais efetivos etc.

O início da proposta do layout ocorreu no Curso de Física EaD, com percepções provenientes da organização, análises, resultados, sugestões e solicitações referentes às disciplinas. Os parceiros e pioneiros nessa empreitada foi o Lantec, a Coordenação do Curso de Física e Designer Educacional (DE) no Curso de Física na época.

O processo de construção do Layout dos Cursos, dentro do Lantec, foi mediado pelo DE, que junto com os Designers Gráficos (DGs) fizeram um briefing da primeira proposta, que foi desenvolvida e implementada em uma disciplina de teste, concluídos os processos e ajustes, logo após foi apresentada e aprovada pelo Lantec e Coordenação do Curso da Física EaD. Esse foi o Start para utilização nos Cursos!

Em seguida foram feitas reuniões com outros Cursos dos quais a Matemática EAD também adotou o uso do layout. Logo após, foi adotado pela Biologia e Língua Portuguesa. Uma vez escolhida a estrutura de apresentação, cada curso adotou uma cor para as figuras do layout.