Uso Pedagógico do Fórum

Número de respostas: 5

Este fórum foi criado para discutirmos as potencialidades pedagógicas e o uso do Fórum.

Um dos grandes desafios relacionados ao uso do fórum é manter a interação em torno da questão norteadora. As vezes não conseguimos gerar motivação suficiente para manter o diálogo. Muitas vezes o problema está relacionado com a organização do fórum, com a questão formulada, com o tipo de fórum selecionado ou ainda com as estratégias utilizadas. 

Vamos explorar este Fórum para compartilhar conhecimentos e experiências que contribuam com o melhor aproveitamento desta ferramenta! 

Em resposta à Primeiro post

Re: Uso Pedagógico do Fórum

por Andre Ary Leonel -

Olá colegas,

Vamos aproveitar esse espaço para compartilhar conhecimentos e práticas acerca do fórum.

O que é um fórum? Como funciona? Para que serve? Quais seus potenciais pedagógicos? Como posso potencializar as interações em um fórum?

Estas são algumas das questões importantes e precisam ser respondidas/pensadas antes mesmo da criação de um fórum.

Conhecendo os tipos de fórum e as possibilidades de uso podemos configurar a atividade de modo que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. 

Separei alguns materiais que podem contribuir com estas questões e com o melhor aproveitamento desta atividade. Vejam abaixo:

O FÓRUM DE DISCUSSÃO COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

O FÓRUM COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE APRENDIZAGEM

UTILIZAÇÃO DO FÓRUM ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DIGITAL 

O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem

Uso Pedagógico dos Fóruns

FÓRUNS

Que outras questões poderiam ser elencadas a partir destas leituras e/ou de outras experiências já vivenciadas???

Vamos conversando sorriso

Em resposta à Andre Ary Leonel

Re: Uso Pedagógico do Fórum

por Andre Ary Leonel -

Colegas cursistas, olá!
Espero que estejam bem!
Temos até a próxima sexta-feira, dia 17 de julho, para dialogar sobre o uso, desafios e possibilidades do fórum. Contem pra gente qual é a experiência de vocês com esta ferramenta.

Que tipo de possibilidades podemos pensar para potencializar a interação neste espaço?

Participem sorriso 

Em resposta à Primeiro post

Re: Uso Pedagógico do Fórum

por Mara Silveira de Freitas -

Com o curso percebi várias possibilidades para o uso dessa ferramenta, estas vão desde da simples interação entre professor e aluno, como a troca de experiências entre os próprios estudantes.

Tudo isso possibilitado dentro das diferentes realidades encontradas nos contextos familiares, já que a ferramenta permite ser usada tanto no momento síncrono como também no assíncrono.

Com o fórum podemos levantar questionamentos, realizar interpretações e até mesmo um debate sobre um determinado tema, ampliando as nossas possibilidades de interações no ambiente virtual.

 

 

Em resposta à Mara Silveira de Freitas

Re: Uso Pedagógico do Fórum

por Vanessa de Almeida Maciel -

Esta atividade Fórum permite o aluno se colocar, expor suas opiniões e ideias, troca de experiências num diálogo constante entre professor e aluno. Ou seja, percebo que neste espaço a comunicação tem seu valor, os conhecimentos adquiridos, do que já sabe e aprendeu se conecta com outros conhecimentos, e a construção do saber acontece.

O desafio neste momento é ainda utilizar esta atividade com os alunos dos anos iniciais e perceber como se dá as possibilidades pedagógicas que esta experiência vai proporcionar.

Em resposta à Primeiro post

Re: Uso Pedagógico do Fórum

por Mariana Luzia Corrêa Thesing -

O recurso fórum é interessante de ser utilizado pelo professor quando ele planeja atividades que envolvem o debate, a interação social e quando pretende que os alunos troquem conhecimentos, aprendizagens, depoimentos, etc. Um exemplo é este próprio espaço, em que nós estamos a registrar nossas aprendizagens sobre a importância pedagógica dessa ferramenta.

O fórum pode ser utilizado num formato social, em que os participantes podem acrescentar mais de um comentário, numa proposta de troca e interação, mas também pode ser organizado num formato de pergunta e resposta, em que os estudantes não veem a resposta dos colegas antes de registrar a sua. Ou seja, o fórum pode ser proposto de diferentes formas, com fiferentes propostas, questões e objetivos,conforme a intencionalidade pedagógica do professor.