Desafios Enfrentados com a Integração das TDIC

desafio

desafio

por Lisley Canola Treis Teixeira -
Número de respostas: 1

É um desafio escrever um texto sobre o papel quando nunca se pegou no lápis. Essa alegoria com o lápis, a folha de papel e a escrita do texto contribui para pensar o contexto da formação sobre os suportes, meios e as ferramentas digitais para a educação. Nesse processo me angustia a dicotimia constituída nos cursos de formação que ora fixam-se no discurso pedagógico do uso do meio, ora fixam-se no uso da técnica. Com essa dicotomia que não instrumentaliza ninguém e nem constitui um trabalho crítico, o/a professor/a fragmentado/a por essa lógica reverbera-se no processo ensino-aprendizagem que realizará com seus/suas alunos/as. Assim, começarei dia 6 sem saber segurar no lápis, mas estou cheia de textos na cabeça que não se materializarão.

Escher encontrou o meio que materializasse a imagem da forma que queria comunicá-la e, com o domínio da ferramenta, criou a expressão de seu pensamento. O lápis e a caneta tinteiro sobre a folha grossa/fina nas mãos de escritores sensíveis e intensos constituíram uma linguagem para nos alcançar (Rainer Maria Rilke, Hilda Hilst, Baudelaire, Fernando Pessoa, Proust, Mia Couto, ...). Desse modo, como estabelecer uma comunicação com as crianças e com esse meio se nem sei usá-lo? Como construir junto com as crianças conceitos por um meio que não sei quais ferramentas existem para alcançá-los/as? Como as crianças que nem tem internet ou computadores poderão alcançá-las? Como essa plataforma fria cinza-azulada, de listas e ícones poderá alcançá-las? Como afirma Lawn (2013) " 'objetos' então não são artefatos separados e desconectados, eles estão cingidos de valor social e são dinâmicos nos seus efeitos." Para começar o processo ensino-aprendizagem com as crianças e, portanto, o efeito do objeto/linguagem sobre elas e delas comigo, não conheço as ferramentas desse meio para traduzir, transformar, criar e recriar algo.

Tudo isso são muitos desafios e significativos sofrimentos, pois atinge a possibilidade de acesso a educação e aprendizagem para as crianças, ou seja, pode viabilizar uma grande exclusão social.

Em resposta à Lisley Canola Treis Teixeira

Re: desafio

por João Vinicius dos Santos Bobek -

Olá  Lisley como vai?

Concordo com você, sobre essa dicotomia tão atual entre mediar o papel e o lápis e a plataforma fria e cheia de botõezinhos em que as crianças e nós professores temos em parte das nossas ações pedagógicas certa dificuldade em mediar o ensino-aprendizagem. 

Mas tenho certeza que esse curso irá trazer novos conceitos e aprendizagens que serão enriquecedoras para  acabar com esse hiato entre o lápis e o teclado do computador.

Bom curso!