Olá pessoal,
Compreendo que as novas tecnologias vem potencializando a relação do ensino-aprendizagem há um bom tempo e para isso, exigindo novas competências dos professores. Sobre minha formação, faço algumas leituras, participei de alguns projetos de extensão e o último curso que realizei agora na quarentena, foi sobre jogos onlines e seu potencial para o trabalho com os estudantes.
Já em minha prática docente, sempre que possível costumo envolver nas propostas de atividades gravação de vídeos pelas crianças, fotografia, pesquisas na internet , google maps para visualização dos endereços das crianças, tour virtuais em espaços culturias, sites de jogos onlines de matemática nos tablets da escola, mas esta última em especial, demanda tempo e organização antes e depois e quando não é possível, preciso replanejar as atividades. Os pequenos ainda não sabem lidar muito com a espera, enquanto um joga e o outro espera porque travou, situações dessa maneira acabam gerando mais conflitos e agitações na turma.
Sobre o Moodle, até o momento não havia interesse em conhecer e dominar a plataforma porque me parecia muito distante da ideal para lidar com os pequenos. Mas, diante deste momento, espero e torço que possamos extrair o que há de melhor no Moodle e porque não, criar a demanda de alterar e modificar conforme as necessidades dos menores?
No entanto, uma das preocupações que fomentam as discussões no grupo de professores do nosso Colégio e que se torna pertinente neste horizonte, diz respeito ao cuidado que precisamos ter com aquelas famílias que não tem acesso à internet ou ainda, àquelas que se encontram limitadas pela condição de lidar com os termos e recursos tecnológicos ( alfabetização digital).