Desafios Enfrentados com a Integração das TDIC

Desafios Enfrentados com a Integração das TDIC

Desafios Enfrentados com a Integração das TDIC

por Beatriz Staimbach Albino -
Número de respostas: 1

Penso que temos muitas limitações nesse formato de ensino não-presencial. Uma formação crítica, em sua forma radical, tem como princípio inerente a reflexão e a capacidade de pensar e racionalizar sobre o vivido, mas ultrapassa essas dimensões na medida em que um princípio humanizador atravesse as ações. Dito de outro modo: podemos ter princípios humanistas no trabalho via plataforma, mas os recursos o são de forma muito limitada. São ferramentas, não pessoas - começamos por aí. Há ainda a ideia de funcionalidade, de instrumentalidade... isso gera uma compreensão de mundo que é incorporada ao longo desse fazer. Aprendemos fazendo. Esse é um fato que a "educação crítica" "se debate", no sentido de uma espécie de angústia pela limitação reconhecida. A vivência tem um poder maior do que o discurso. Os "meios" são mais instrutivos que os "princípios". E além disso: nos "meios/recursos" está implícita uma forma de estar no mundo. Qual é essa forma de estar no mundo que estamos reproduzindo?

Apesar disso, observo alguns pontos positivos no qual estou apostando, diante da impossibilidade de encontrar outros caminhos nesse momento. Trata-se de algumas estratégias que as tecnologias oportunizam: colaboração, autoria, conexão, relação, etc. É limitado, mas é uma via. Por isso me parece essencial conhecer bem os recursos, antes mesmo de elaborar os "princípios", pois é nos usos e nas reinvenções que farei da tecnologia que posso refletir e direcionar as "mensagens ocultas/implícitas" (sobre visões de mundo e ser humano) que irei apresentar às crianças. 

Compartilho ainda com os colegas a aflição quanto ao acesso democrático ao conhecimento escolar. Penso que teremos que produzir ao menos dois materiais: um para quem tem acesso ás mídias e outro para aqueles que não têm acesso. 

Em resposta à Beatriz Staimbach Albino

Re: Desafios Enfrentados com a Integração das TDIC

por João Vinicius dos Santos Bobek -

Olá Beatriz, como vai?

Compartilho com você essa aflição sobre o acesso democrático do conhecimento escolar.

Sabemos que se trata de uma temática antiga, muito debatida por autores da área como Paolo Nossela, por exemplo.

Agora, nesses tempos de reflexão, cabe aos docentes, a escola e principalmente no que tange as políticas públicas darem parâmetros para os professores saberem trabalhar na melhor forma possível para que todos os educandos consigam ter acesso a educação de qualidade.

Tenho certeza que o curso vai poder ajudar nesse sentido.

Bom curso!