Desafios Enfrentados com a Integração das TDIC

Desafios com o uso das TDIC com crianças em fase de alfabetização

Desafios com o uso das TDIC com crianças em fase de alfabetização

por Dayana Valeria Folster Antonio Schreiber -
Número de respostas: 1

Olá pessoal,

No desenvolvimento do meu trabalho pedagógico busco desenvolver pesquisas na internet com as crianças e também utilizar jogos on line que contribuam com o processo de alfabetização, contudo mesmo no ensino presencial nos deparamos com dificuldades, uma vez que nem sempre conseguimos possibilitar equipamentos para todas as crianças. 

Penso que neste momento temos grandes desafios, pois tenho como princípio de que não podemos de forma alguma conduzir o trabalho pedagógico de modo que crianças sem acesso a internet usufruam de um currículo diferente das crianças que tem acesso a internet. O quadro de desigualdade social neste país é algo evidente e revoltante, e nós, como professores, temos o compromisso político de não contribuir com o aumento dessa situação. Para tanto, devemos desenvolver um trabalho de modo a formar sujeitos que lutem contra isso, com capacidade crítica e reflexiva. 

Temos inúmeros estudantes sem acesso a internet e muitos que só acessam o Moodle pelo celular, o que para as crianças em fase de alfabetização se torna uma grande dificuldade.

Além disso, tenho crianças que ainda não escrevem e não desenvolvem a leitura de forma autônoma, dependendo da orientação da família, que além de não ter formação pedagógica, muitas vezes não tem tempo para prestar um auxílio. 

Bem, são alguns dos desafios que penso que teremos que refletir. 

Em resposta à Dayana Valeria Folster Antonio Schreiber

Re: Desafios com o uso das TDIC com crianças em fase de alfabetização

por João Vinicius dos Santos Bobek -

Olá Dayana

Concordo com esses desafios que você elencou.

Estamos vivendo o ápice dessas temáticas, quando nos deparamos com o ensino virtual em casa,no qual a família, na maioria das vezes não está preparada para lidar com essas situações.

Vamos discutir esses desafios e espero que possamos encontrar alternativas que possam tentar resolver esses percalços educacionais.

Bom curso!