Olá!
Já tentei desenvolver muitas atividades explorando o potencial das TDICs, como jogos, produção de vídeo com as crianças, por exemplo. Sempre tive muita curiosidade e interesse nas tecnologias digitais e sempre busquei outros usos para além do instrumental. Apesar disso, não me sinto preparada para usar essas tecnologias para dar aula nesse contexto que estamos vivendo. Uma situação é você experimentar, sem compromisso, outra é você ter essas tecnologias digitais como prioridade para dar aula e mediar o processo de ensino-aprendizagem com crianças.
Concordo como Thiago, que os principais desafios que enfrentamos hoje, é como garantir o acesso de crianças a internet, a computadores, tablets que proporcionem seu acesso aos materiais de estudo. Mas penso que para além do acesso as tecnologias, as crianças necessitam ter acesso também a uma mediação adequada.
Pensando no processo de alfabetização, como mediar uma tarefa que a criança não tem noção da diferença entre números e letras?
Outro desafio que se coloca nesse contexto é como "ensinar" as famílias a mediarem as tarefas escolares com seus filhos? E as famílias que trabalham o dia inteiro? E as famílias que não tem condições por serem analfabetos? E as famílias que não tem um espaço em casa onde a criança possa apoiar um caderno para estudar, quem dirá um computador? E as crianças que não tem o que comer e muitas vezes estão na angustia de não saber nem onde vão residir pois perderam suas casas?
Desculpa o desabafo, mas são grande desafios! E que vão para além do uso das tecnologias digitais.
Acho que a imagem abaixo consegue retratar um pouco dos desafios que teremos pela frente.