Desafios Enfrentados com a Integração das TDIC

Desafios Enfrentados com a Integração das TDIC

Desafios Enfrentados com a Integração das TDIC

por Aline Rocha -
Número de respostas: 1

Olá!

Já tentei desenvolver muitas atividades explorando o potencial das TDICs, como jogos, produção de vídeo com as crianças, por exemplo. Sempre tive muita curiosidade e interesse nas tecnologias digitais e sempre busquei outros usos para além do instrumental. Apesar disso, não me sinto preparada para usar essas tecnologias para dar aula nesse contexto que estamos vivendo. Uma situação é você experimentar, sem compromisso, outra é você ter essas tecnologias digitais como prioridade para dar aula e mediar o processo de ensino-aprendizagem com crianças.

Concordo como Thiago, que os principais desafios que enfrentamos hoje, é como garantir o acesso de crianças a internet, a computadores, tablets que proporcionem seu acesso aos materiais de estudo. Mas penso que para além do acesso as tecnologias, as crianças necessitam ter acesso também a uma mediação adequada.

Pensando no processo de alfabetização, como mediar uma tarefa que a criança não tem noção da diferença entre números e letras? 

Outro desafio que se coloca nesse contexto é como "ensinar" as famílias a mediarem as tarefas escolares com seus filhos? E as famílias que trabalham o dia inteiro? E as famílias que não tem condições por serem analfabetos? E as famílias que não tem um espaço em casa onde a criança possa apoiar um caderno para estudar, quem dirá um computador? E as crianças que não tem o que comer e muitas vezes estão na angustia de não saber nem onde vão residir pois perderam suas casas? 

Desculpa o desabafo, mas são grande desafios! E que vão para além do uso das tecnologias digitais.  

Acho que a imagem abaixo consegue retratar um pouco dos desafios que teremos pela frente.

Anexo educação em tempos de pandemia.jpg
Em resposta à Aline Rocha

Re: Desafios Enfrentados com a Integração das TDIC

por Andre Ary Leonel -

Olá Aline,

A imagem ajuda a gente a pensar sobre o tamanho do nosso desafio. Não se trata apenas da inclusão digital e de uma formação para o uso das TDIC. Não é mesmo? Quantas famílias estão sem saneamento básico, desabrigadas e/ou sem alimentação? O que podemos fazer para transformar essa realidade? 

São vários questionamentos e poucas respostas, mas o importante é que não estamos sozinh@s. Vamos encarar esse desafio junt@s?

Um abraço