Desafios Enfrentados com a Integração das TDIC

Desafios enfrentados com a integração das TDIC

Desafios enfrentados com a integração das TDIC

por Silvia Maria Martins -
Número de respostas: 1

No meu percurso enquanto professora utilizo recursos digitais de forma muito instrumental, como apresentações de vídeos, músicas, sites de busca, trabalhos com produções textuais e pesquisas em sites sobre determinados assuntos. Nunca tive um trabalho muito embasado nas tecnologias.

Porém a necessidade do distanciamento social em decorrência da pandemia nos apresentou muitas mudanças em nossos modos de viver, estudar, trabalhar... Nesse panorama, nós professores temos passado por momentos muito angustiantes, um deles refere-se ao fato de ter de utilizar ferramentas pouco ou quase nada conhecidas para podermos dar aulas. Um segundo ponto diz respeito às questões de cunho pedagógico. Me pergunto: será possível atender as crianças em suas especificidades? Em especial aqueles que apresentam maior necessidade de mediação e mais ainda as crianças público alvo da Educação Especial? Como estar próximas dessas crianças agora, com esse modo de ensinar? Como poderemos fazer as mediações necessárias ao aprendizado dessas crianças? Elas estarão presentes nesse novo formato de aulas? Eles terão condições de acesso?

Espero que no decorrer do processo muitas dessas questões sejam esclarecidas, dissolvidas e até resolvidas, talvez algumas não, mas tenho certeza de que faremos o melhor possível.

Em resposta à Silvia Maria Martins

Re: Desafios enfrentados com a integração das TDIC

por João Vinicius dos Santos Bobek -

Olá Silvia, como vai?

Concordo com você, estamos muito ansiosos com esse novo paradigma escolar que a pandemia nos trouxe. Todas as esferas educacionais foram surpreeendidas com esse desafios, que já sabíamos que não são novidade.

Espero que o curso possa esclarecer e te auxiliar na superação desses desafios.

Bom curso!