Unidade 5: Prognóstico

Prognóstico para o futuro da área cultural
Metas, prazos, mecanismos e fontes de financiamento

Metas, prazos, mecanismos e fontes de financiamento


O estabelecimento das metas é uma parte fundamental na construção de um plano. A meta é um marco, um limite, algo que podemos realizar, um estado a ser atingido completamente ou em parte.


É importante ressaltar que uma meta não é o mesmo que um objetivo. Objetivos se materializam em estratégias, que geram a identificação de ações necessárias, as quais contribuirão para o alcance dos objetivos definidos. Assim, a meta é o marco quantitativo ou qualitativo que demostra que a ação alcançou o resultado esperado.


Observe o exemplo:

  • Questão estratégica: como estimular a integração cultural dos Estados?

    • Estratégia 1: desenvolver programas de apoio à circulação interestadual de grupos e manifestações culturais.
    • Ação 1.1: desenvolver o projeto de fundo financeiro para o à movimentação e às manifestações culturais no Estado.
    • Meta 1.1.1: constituir completamente o fundo financeiro específico para apoiar a movimentação de manifestações culturais no Estado

Dica
Lembre-se de que para estabelecer um bom conjunto de metas é necessário considerar certos pontos, que são destacados a seguir. Fique atento!



Exequibilidade

A meta deve ser alcançável, possível e viável. Por isso, devemos analisar quais recursos podem ser disponibilizados para a ação e qual é a viabilidade de alcançar a meta proposta.

Relevância

As metas têm de ser importantes, significativas e desafiadoras. Elas devem espelhar o que desejamos para o futuro, portanto, devem ir além da simples extrapolação das tendências da área cultural. As metas devem estar relacionadas às ações definidas, ou seja, não devem ser genéricas. Além disso, elas devem ser mensuráveis ou quantificáveis. As ações são definidas para alcançar determinados resultados, ao passo que as metas são uma forma de verificar o andamento das ações, preferencialmente de forma quantitativa.

A seguir, mostramos um exemplo do Plano Nacional de Cultura.


Um desafio que também poderá ser percebido é o isolamento das práticas culturais das demais práticas educacionais, econômicas ou políticas. Por exemplo, pode-se, em certos, períodos perceber que as práticas culturais são mais associadas ao puro entretenimento do que a atividades políticas de conscientização, autonomização e construção da relação com o outro e de um destino coletivo.

A análise situacional será, assim, consolidada pela identificação dos desafios e das oportunidades observadas na área.


Os desafios constituem-se das limitações da área que devem ser superadas. Muitas vezes, representam as ameaças do planejamento estratégico convencional. Na prática, tratam-se de obstáculos que dificultam o desenvolvimento da cultura ou de temas de difícil resolução, mas que devem ser enfrentados. Para o enfrentamento dos desafios, a construção de soluções criativas é essencial, e para isso, a ampla participação da sociedade é fundamental.


Situações e questões que uma equipe de técnicos enfrenta de uma maneira recorrente pode ser abordado com muita criatividade pelos agentes do campo cultural, que trazem na sua história o acúmulo de experiências da área.

Geram-se, então, as oportunidades, que são condições de contexto propiciadoras do desenvolvimento. São as oportunidades para crescer e as tendências da sociedade que favorecem as realizações almejadas dentro da área. Assim, as oportunidades podem ser utilizadas para a realização daquelas ações que foram definidas para o desenvolvimento da área cultural.

Dica
As oportunidades, muitas vezes, são identificadas junto com os desafios. Como costumamos dizer: há uma riqueza tão grande de atividades culturais no Estado, mas a população não a conhece; há muitos agentes culturais, mas eles estão abandonando Estado; e temos uma grande diversidade cultural, mas os equipamentos são reservados apenas a certas atividades culturais. Com isso, pode-se perceber que as oportunidades consistem naquilo que consideramos positivo na nossa avaliação, como a riqueza de atividades culturais, o grande número de criadores culturais, a diversidade cultural.


Identificados os desafios e as oportunidades, o Fórum Municipal de Planejamento poderá, respeitando as determinações da Conferência Municipal de Cultura, elaborar as diretrizes do Plano Estadual de Cultura.