Unidade 5: Prognóstico

Prognóstico para o futuro da área cultural
Metas, prazos, mecanismos e fontes de financiamento

Estratégias

Na etapa do prognóstico, cabe definir como chegar ao estado desejado, o qual foi visualizado a partir do levantamento dos dados e da análise da área cultural. Na etapa anterior ao prognóstico foi construído um retrato da área cultural no Estado respondendo-se às seguintes questões:

  • quem somos?
  • para onde queremos ir?
  • Em seguida, elaborou-se uma análise da situação que permitiu estabelecer os principais desafios e as oportunidades da área cultural no Estado, juntamente com as diretrizes do Plano. A partir disso foi possível estabelecer uma visão de aonde queremos chegar no futuro. E foi essa visão a base para a construção dos objetivos para o desenvolvimento da área cultural no período considerado.

    Inicialmente, abordaremos os três primeiros itens e, em seguida, veremos o último. Apesar de estratégias, ações e metas serem elementos que muitas vezes se confundem, vamos tratar de cada um deles separadamente.

    Estratégias

    A estratégia pode ser concebida a partir dos objetivos e das diretrizes fundamentais, os quais são construídos ao longo do processo, e orienta a área para uma situação desejada. Em linhas gerais, a estratégia pode ser compreendida como uma forma, uma posição ou um caminho que escolhemos e para nos guiarmos com relação aos procedimentos que devemos iniciar hoje para no futuro obtermos a situação desejada.

    A partir da estratégia delineada para a área, podemos determinar as metas de longo prazo, as linhas de ação a serem executadas e a alocação dos recursos necessários para a sua consecução.

    Dica
    É importante você saber que a estratégia é uma postura direcionada a procedimentos que devem ser iniciados hoje para que possamos obter os resultados desejados no futuro.


    A estratégia deve apontar para a direção desejada na área da cultura. Nesse sentido, ela reduz a ambiguidade e estabelece ordem, facilitando assim a ação dentro do campo cultural.

    O processo de elaboração da estratégia normalmente se inicia a partir da elaboração de questões estratégicas. Essas questões compreendem os aspectos relacionados aos problemas, aos desafios e às oportunidades identificadas por meio do diagnóstico na área de cultura do seu Estado.


    Vale lembrar que as questões estratégicas devem ser estabelecidas com base nas etapas anteriores do processo de planejamento, as quais estão descritas na unidade que trata do diagnóstico.


    De forma resumida, as questões estratégicas compreendem perguntas relacionadas à forma de alcançar os objetivos estabelecidos no plano. É mais fácil compreender essa ideia através de um exemplo hipotético: um diagnóstico pode ter apontado para a baixa integração cultural entre os Estados como um desafio. A partir disso, o Estado formulou o seguinte objetivo: Estimular a integração entre os Estados da região.

    Vejamos na próxima página o que isso significa.