Unidade 2: Governança do Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura

Governança e Cooperação
Instâncias de Governança Estadual
Instâncias de Governança Territorial

Grupo de planejamento territorial e de trabalho setoriais


Grupo de planejamento territorial

Cada Fórum Territorial designa um grupo com aproximadamente dez pessoas, os facilitadores territoriais, que constituirão o grupo de planejamento territorial. Esse grupo deve atuar como facilitador e sistematizador dos resultados de diversas atividades de planejamento que ocorrem em cada território.



O grupo de planejamento territorial é composto por representantes indicados por cada um dos grupos de trabalho setoriais a partir de critérios que propiciem a representação dos diversos grupos de interesse envolvidos no processo.

Ele encarrega-se da coordenação do processo de discussão e da sistematização das diversas fases do processo de planejamento. Para realizar essas funções, esse grupo deve realizar as tarefas apresentadas na animação a seguir.



Grupos de trabalho setoriais

Esses grupos devem ser formados a partir das primeiras reuniões do Fórum Territorial e reunir atores ligados a cada um dos setores da cultura (artesanato, teatro, música etc.). Seus membros são responsáveis pelo processo de socialização das informações, que pode ocorrer, por exemplo, por meio de reuniões de debate e pela consulta à população.


Cada grupo de trabalho setorial organiza seus trabalhos de acordo com suas características e disponibilidades. No entanto, cada grupo deve contar com, no mínimo, um facilitador territorial que se encarregue de animar e facilitar todos os trabalhos. Nos grupos de trabalho setoriais são realizadas atividades relacionadas ao diagnóstico da realidade cultural do setor, do território e do Estado. Além disso, esses espaços de planejamento podem propor soluções para o desenvolvimento da cultura do Estado.


Neste estudo, vimos quão importante é assegurar a participação dos territórios de modo a garantir a representatividade das diferentes regiões do Estado. Assim, os Fóruns Territoriais organizam-se em função das características de territorialização do Estado e designam os seus grupos de planejamento e de trabalho territorial.