Unidade 2: Governança do Processo de Construção do Plano Estadual de Cultura

Governança e Cooperação
Instâncias de Governança Estadual
Instâncias de Governança Territorial

Governança e Cooperação


Para dar início à elaboração de um Plano Estadual de Cultura, apresentamos os conceitos de governança e cooperação.

Governança

Uma das consequências dos marcos históricos comentados anteriormente foi a construção de novos ambientes políticos em que a sociedade pôde expressar suas visões e, em muitos casos, contribuir de forma efetiva para a transformação da realidade. Esses ambientes, caracterizados pela prática da cidadania e pelo compartilhamento do poder, podem ser denominados governanças.



 

 

A adoção desse conceito exige a prática de estratégias que possibilitem a superação dos desafios que nascem das diferenças de interesses entre os agentes sociais. A base dessas estratégias é o desejo de cooperação e as sinergias que podem ser estabelecidas pelos grupos sociais com interesses ligados a área cultural. Tal postura muitas vezes implica superação de vícios e de posturas políticas que se contrapõem aos valores e aos conceitos apresentados anteriormente.


A boa governança demanda o rompimento de posturas paternalistas, minimiza a importância de interesses coorporativos e setoriais, reconhece a importância da diversidade e fomenta a democracia incentivando a participação das pessoas e das organizações nas questões culturais.


Cooperação

Cooperar significa, literalmente, trabalhar de forma conjunta. A compreensão e o comprometimento com o princípio da cooperação tornou-se uma condição essencial para a implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável, pois cria as condições para que o Poder Público, a iniciativa privada, as organizações da sociedade civil e cada cidadão compartilhem responsabilidades na construção de uma nova realidade, cada vez mais justa e democrática.