Resumo do episódio:

.

O Nova África desta semana mostra os avanços democráticos conquistados por um continente marcado por revoluções e golpes militares. A África do século XXI não é mais a mesma e tem, nas últimas décadas, experimentado mudanças profundas nos campos econômico, social e político.

Em Ruanda, a repórter Aline Maccari revela que a economia do país é considerada a grande alavanca para o sucesso que aos poucos é conquistado por toda a sociedade. Impulsionado por uma nova geração, as mudanças econômicas e sociais já podem ser vistas na queda do desemprego e no fortalecimento das instituições públicas e privadas. O ministro do Comércio, Alex Ruzibukira, fala sobre as mudanças vivenciadas por Ruanda.

Outro país que tem experimentado um desenvolvimento econômico acima dos padrões mundiais é a Zâmbia. Rico em minérios, o crescimento tem feito a sua população cobrar por mais melhorias sociais. Buscando uma inserção no mercado global, a Zâmbia sabe a importância do fortalecimento democrático e aos poucos constrói um caminho para atingir esse objetivo.

De lá, o Nova África segue para Gana e descobre como esta nação conseguiu firmar no continente uma democracia estável. Com instituições políticas fortes, o país busca, por meio do petróleo, embalar mais avanços para a sociedade.

No Egito, por outro lado, a população teme pela questão religiosa e a sua influência na frágil democracia. Após a Primavera Árabe surgiram temores motivados pela intolerância religiosa, principalmente após a Irmandade Muçulmana - maior e mais antigo grupo islâmico - conseguir o controle político do país.

Por fim, o ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano revela em entrevista um panorama da democracia e as mudanças presenciadas em todo o continente africano.

 

Clique no play abaixo e assista o episódio:

.

Última atualização: sábado, 7 nov. 2015, 16:00